Por qual motivo choro com tanta facilidade pela desaprovação?

Feita por >Duda · 28 out 2021 Desenvolvimento pessoal

Sinto sempre que tenho que ser a melhor em tudo que eu faço, é mais do que apenas competitividade mas uma necessidade natural. Quando um responsável por determinada atividade me fala que falhei, é quase 100% de certeza que eu vou chorar... Me cobrar demais as vezes não permite que eu evolua em atividades que amo

A melhor resposta 30 OUT 2021

Olá Duda!
Chorar é apenas uma reação fisiológica do corpo e este não é o grande problema ou questão.
O que devemos pensar é: porque reprovações lhe causam tanto desconforto impactando tanto em seu emocional?
A questão pode estar vinculada a baixa autoestima, traumas ou competitividade/ sentimento de inferioridade possivelmente na primeira infância.
Seria indicado que você iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, aprofundando estas questões.

Fico a disposição!

Maitê

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

25 NOV 2021

Olá Duda, para você entender isso e poder superar esta necessidade de aprovação, é preciso primeiramente trabalhar sua história familiar, isto é, que lugar você ocupou na fantasia de seus pais, quais as expectativas deles sobre você, de que forma você lidou com isso, bem como entender a relação com os irmãos (se você tem) e o que você trouxe com você dessa novela familiar para todos os outros campos de sua vida. Me coloco à disposição para ouvir sua história e te auxiliar a elaborá-la, aos poucos você pode construir um novo lugar subjetivo e começar a se posicionar de outras formas diante dos outros e de você mesma. Um abraço.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 NOV 2021

Duda. Vc precisa se fortalecer emocionalmente. Essa sua fraqueza precisa ser entendida
O q lhe deixa forte ou fraca vc precisa conhecer, entender seus limites.
Faça terapia. Vai te ajudar.
Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

31 OUT 2021

Duda,
As vezes, não! Sempre este problema não permite que evolua.
Voce precisa certificar-se segundo as coordenadas da vida e não do sistema.
Voce funciona por elogio, se te falta esse, voce desmorona.
Precisa descobrir quem é, precisa aprender a deixar de lado a opinião dos outros e fazer o que voce quer e não só fazer com a expextaiva de ser a melhor ou esperar elogios.
Precisa aprender a enfrentar as críticas, elas não vão te destruir, elas te fazem crescer.
Para facilitar, faça Psicoterapia...

5818 respostas

30 OUT 2021

Olá Duda, temos tendência a nos compararmos o tempo todo, é natural do ser humano, entretanto, se isso a afeta significativamente recomendo que procure um profissional da saúde mental para que entenda o porquê da autocobrança excessiva. Não somos perfeitos, somos humanos e sempre vamos cometer erros. Permita-se desenvolver uma visão de empatia e compaixão consigo mesma levando em consideração que tudo é passageiro.

Abraços,

Isabella Bergamo
Psicóloga - CRP: 06/173927

Isabella Bergamo Psicólogo em Ribeirão Preto

30 respostas

30 OUT 2021

Oi Duda, o que vc rotula como necessidade natural me parece indício de trauma emocional originado na infância. Parece que vc associou o erro a rejeição, desaprovação, muito provavelmente por situações vivenciadas no seu núcleo familiar ou na escola. Aconselho vc a buscar autoconhecimento para compreender as origens desses sintomas e desenvolver ferramentas ajustadas de enfrentamento diante das frustrações. Existe uma criança ferida precisando de colo, um profissional capacitado pode te auxiliar nesse processo. Fico a disposição! Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

29 OUT 2021

Olá Duda. Como vai você? Espero que esteja bem!
O choro é um comportamento aprendido como resposta a diversos estímulos, aprendemos a chorar como busca de apoio, resolução de problemas ou ajuda, etc., quando ainda somos bebês. Cada pessoa, entretando, desenvolve determinadas respostas a determinados estímulos, dependendo de sua biografia de vida. É importante que você se atente ao que você sente, quais suas emoções e sentimentos, quando você chora, e ao que ocorre também em decorrência desta situação. Pense também nos fatores que estão relacionados a esse choro ao decorrer da sua vida e busque auxilio de um profissional para desvelar os pontos relacionados a esses processos e essa construção em relação ao choro e a autocobrança que você desenvolveu ao longo de sua jornada de vida. A rigidez aparente consiigo mesma, com a necessidade de excelencia e pefeição podem acabar contribuindo para o desenvolvimento de um comportamento ansioso de forma que seja prejudicial para sua vivência, como você mesma disse, não permitindo que você evolua seus gostos e até mesmo excluindo o prazer dos processos das suas atividades, já que parece que você tem estado muito reativa aos resultados.
Como a colega Eloisa disse, é bom chorar e colocar seus sentimentos pra fora. Não se puna e não cobre tanto de você que seu comportamento em relação a suas próprias emoções seja tão controlado e até mesmo perfeito. Permita-se sentir. Você percebe que está se cobrando até mesmo na forma como reage em relação as cobranças, se avaliando até mesmo na forma como age e reage em relação a seus afetos?
Busque refletir sobre alguns desses pontos e procure atendimento psicoterapeutico para uma experiencia mais favoravel.

Espero que tenha te auxiliado! Estou a disposição!
Abraços!

Amanda Gontijo
Psicóloga - CRP 4/63672

Amanda Gontijo Psicologia Psicólogo em Divinópolis

3 respostas

29 OUT 2021

Olá Duda.
Entenda que não há perfeição, e sempre haverá momentos em que não se atingirá o melhor de si. Além disso na maior parte das vezes, há evolução com as falhas, digo na maior parte das vezes, porque aquele que não aprende com os erros, pode não evoluir., mas aquele que toma isto como aprendizado evolui muito mais.
É necessário também entender quem está dizendo que falhou, esta pessoa também é perfeccionista, ou pessimista, é alguém que só vê o que não ficou bom?
Sugiro psicoterapia para entender como lidar com estas e outras dificuldades.
Jane Assução.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

29 OUT 2021

Olá Duda! Grato por escrever. Primeiro, querendo ser perfeita, estabelece a desaprovação dentro de você, o outro é apenas o sinal externo. Isso acontece porque não se pode ser perfeito. O critério de aprovação, a partir de um momento precisa organizar consistência dentro de cada um de nós. Por exemplo, preciso aprovar o texto que enviarei para você. Sei que sempre é possível melhorá-lo, sei que sempre falta algo que contribuiria, mas não posso me cobrar a completude e perfeição. Isso seria paralisante. Uma pessoa quando chora, interrompe a troca verbal cultural. Ao chorar ela demanda outro contexto de comunicação. O choro é a comunicação dos extremos: enorme alegria, enorme tristeza, enorme dor, enorme conforto, falta de palavras.
Certamente você precisa aprimorar parâmetros de amor próprio, de desempenho, de expectativas, de entendimento da convivência social razoável.
Estaremos à disposição para te ajudar nisso.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8650 respostas

29 OUT 2021

Olá Duda.
Grata por sua participação aqui.
O sentimento exacerbado de que nunca faz o suficiente e que está sempre na mira do julgamento de outras pessoas leva a alto grau de ansiedade e pode até mesmo paralisar a produção até mesmo nas atividades que mais gosta. Procure a Terapia psicológica para entender o que está por trás dessa atitude e o que você poderá fazer para sair dessa situação. Com a sua fala e a escuta atenta do psicólogo que fará as devidas intervenções você poderá com o tempo modificar esse comportamento indesejado em todas as áreas da sua vida.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 OUT 2021

Oi, Duda
A necessidade de aprovação pode ter várias causas e formas de se manifestar, assim como a autocobrança, mesmo sendo questoes que costumam estar relacionadas entre si.
Não consigo ver outro lugar que não seja a terapia para esse sentimento ser elaborado.
Não se preocupe com o choro, é importante por pra fora, ele está de mostrando que há um sofrimento que pede cuidados.
Não deixe de buscar ajuda
Conte comigo se precisar
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha