Perdoar ou não perdoar alguém que foi tóxico comigo?

Feita por >Bianca · 6 dez 2020 Desenvolvimento pessoal

Estive em um relacionamento que se tornou tóxico, em que eu passava noites de crises de choro e de ansiedade, onde eu me sentia completamente insegura com medo da pessoa ir embora (fazia de TUDO pra manter essa pessoa comigo). Houveram momentos que ela fazia brincadeiras comigo e que me magoava, quando eu fazia a brincadeira com ela, era o fim da picada. Se isso tiver acontecido de noite, ela só me responderia de tarde do outro dia, me deixando no silêncio até lá. Além de que também aconteceu de eu constantemente pedir desculpas por coisas que NÃO havia feito, não contava como se sentia profundamente (a verdade) por medo dela terminar. O relacionamento tinha acabado e mantemos a amizade, que só fez piorar tudo, até que eu decidi ir embora disso tudo e me afastar pra cuidar da saúde mental. Apesar dela já ter vindo atrás de mim e eu ter ido atrás dela apenas para conversar, tenho a sensação de que não foi resolvido, como não bastasse só enxergar as falhas dela dentro do relacionamento, sinto que preciso "quebrar" essas barreiras de que ela foi alguém ruim pra conseguir deixar isso parar de doer. Eu não sei bem o que fazer, ela já havia me chamado de louca e já pediu desculpas por isso. Por várias vezes me pego imaginando na aprovação dela em relação a qualquer coisa, exemplo: Se eu vestir uma roupa, vou ficar pensando se ela vai achar essa roupa feia, se for o Enem, fico pensando no que ela vai dizer se eu não passar e até enxergar como um fracasso meu. Ela era alguém MUITO próxima de mim, e as vezes até achei que estivesse dependente emocional dela. Mas a questão é que me disseram que eu estava vivendo com um "fantasma psicológico", ou seja, eu precisaria desapegar disso, nesse caso, eu precisaria conversar com ela e perdoar o que ela fez (mesmo ainda tendo a sensação de que gosto dela), ou tentar deixar isso pra lá ?

A melhor resposta 13 DEZ 2020

Oi Bianca,
É preciso fazer terapia para falar dos traumas que essa relação causou. O perdoar, o aceitar, o deixar pra lá, serão uma consequência do seu fortalecimento emocional.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo