Como perdoar alguém que me traiu, e me trocou pela ex?

Feita por >Carollima · 21 ago 2023 Abordagem psicológica

Estavamos namorando e ele do nada disse que não estava preparado pra namorar, que o problema era ele que eu era perfeita, e na mesma semana voltou com a ex, descobri que ele tava com ela antes de terminar comigo, dias depois eu descobri que ele estava grávida fui falar com ele e ele me tratou mal disse que nao queria nada comigo que a vida dele estava como ele sempre sonhou falou pra eu tomar chá abortivo, fiquei arrasada, dias mais tarde eu descobri que tinha perdido o bebê e ai como ele veio falar comigo eu falei a verdade que tinha perdido e ele queria o exame para mandar pra atual porque ela estava mal com a situação e tinha ansiedade, fiquei com muito odio porque se quer perguntou se eu estava bem se eu precisava de algo e era o filho dele, ele nao se importou com nada. Eu bloquiei ele de tudo, mais sinto ódio, vontade de me vingar acho injusto eu ter sofrido tudo isso e ele la feliz, o que faço pra parar de sentir isso, sei que tenho que perdoar pra conseguir seguir em frente mais é tão difícil.

A melhor resposta 25 AGO 2023

Oi Carol, eu sinto muito pelo que você está passando. Mais do que buscar uma resposta num site acho que você precisa de apoio psicológico nesse momento para lidar com tantos sentimentos ruins e tantas situações traumáticas. Você está vivendo muitos lutos e sentimentos negativos misturados e precisa se cuidar para poder elaborar tudo isso. A primeira pessoa que você tem que perdoar é você, se perdoar pelas decisões que tomou que levaram a essas consequências. Foque em você e no seu bem estar nesse momento e busque ajuda profissional.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 AGO 2023

Ola Carollinna,
neste momento você precisa se redescobrir, focar no que te faz bem e o que você deve tirar da sua vida. Ficar nesse sentimento em relação a felicidade dele só vai atrapalhar a se redescobrir. Não é fácil quando se esta machucada e você não precisa passar por tudo isso sozinha. Busque ajuda, invista em você, no seu bem estar. Fico a disposição para um encontro online para falar como a psicoterapia pode estar te ajudando neste momento. Abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

23 AGO 2023

Olá, Carol!

De fato foi uma série de acontecimentos bastante complexos e pesados pelos quais você passou. Para que você supere esse episódio inicie o processo psicoterápico, pois a psicoterapia é o espaço, tempo e oportunidade de ter o acolhimento, escuta e acompanhamento necessários para que possamos trabalhar as questões mais densas e doloridas, tanto quanto o potencial que cada um possui para própria autorrealização. Se dê esse momento de fala e escuta terapêuticas, para que gradualmente possamos dar contorno a esses afetos, para que a conscientização dessa mágoa possa ser elaborada e transformada em autoconhecimento e autoafirmação da sua vida, singular e rica.

Fico à disposição para iniciarmos esse processo, Carol, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

186 respostas

22 AGO 2023

Carol Lima
Entendo a raiva que sente por ter sido usada dessa forma, mas foi você que escolheu se relacionar com este tipo de gente.
Voce tem a opção de se relacionar com dragões, cobras, escorpiões, ratos.... cada um vai te dar um tipo de resposta.
De nada adianta você ficar braba pela forma como eles te tratam... a escolha foi sua.
Isso não é só ingenuidade, é faltar com a verdade para si mesma.
Qualifique-se para que possa ter e fazer novas e melhores escolhas.

5830 respostas

22 AGO 2023

Olá Carollima! Obrigado por escrever. O perdão é muito mais, extremamente mais, para o perdoador do que para o perdoado. Perdoar envolve criação de estado de espírito interno do perdoador de forma tornar o ato errado da outra pessoa, fique quase irrelevante. Precisa ser lembrado como aprendizado, não como raiva, como mágoa.
Você precisa focar na construção de tua vida, no resgate de tuas metas originais de teus sonhos, objetivos, fantasias. Retome tuas metas desde a menor idade que puder. Veja tuas possibilidades potencialidades. Construa tua vida. Isso se faz com turmas de colegas e conhecidos éticos e saudáveis, com estudos sérios e consistentes, com trabalho comprometido, com esporte coletivo de contato, com grupo de teatro, estudos, arte, cultura, serviços comunitários, excursões, cursos alternativos, sempre priorizando ações efetivas de vida, no contato direto com pessoas.
Minimize internet, televisão, jornal, rádio, redes sociais.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

22 AGO 2023

Olá Carollima, o mais importante nesse momento é você iniciar a psicoterapia para lidar com o término e a perda no bebê. São dois eventos bastante marcantes e que pelo seu relato está difícil de elaborar sem uma ajuda mais especializada.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia