Meu marido me traiu, perdoei mas não consigo esquecer.

Feita por >Ana 27 · 30 dez 2022 Abordagem psicológica

Meu marido precisou fazer uma viagem longa a trabalho um tempo atrás. Nesse tempo ele foi a uma boate onde conheceu uma garota de programa, eles iniciaram um romance ali mesmo. Nesse tempo ele foi ficando frio comigo, não atendia ligações, praticamente me ignorava. Dias depois ele voltou, e eu acabei descobrindo a traição, antes de falar com ele, falei com a amante. Ela confirmou tudo, e disse que ele dizia ser solteiro e que ia viajar para a cidade dela para visita lá. Confrontei meu marido e ele também confirmou tudo, mas disse que não passou de uma aventura, que ele não ia visitar ela. Mas sei que se eu não tivesse descoberto, ele teria continuado. Estou muito mal, eu amo ele demais, temos uma família linda. Não sei o que fazer, perdoei ele mas não consigo esquecer... A todo momento penso nas mensagens que vi,nos vídeos. Deu pra notar que eles se apaixonaram. Ele diz que me ama, que quer ficar comigo, mas sinto que ele não está sendo sincero.

A melhor resposta 2 JAN 2023

Olá Ana 27, espero que esteja tudo bem com você.

Embora racionalmente possamos perdoar alguém quando somos magoados, afetivamente e emocionalmente esse perdão pode não acompanhar esse pedido de perdão racional. Embora essa manifestação racional do perdão seja um primeiro passo, o perdão só se torna realmente viável a partir do momento que afetivamente e emocionalmente eu me coloco plenamente disponível para viver integralmente, com a confiança restabelecida, um compartilhamento sincero com outra pessoa. Não há como prever como e quando esse perdão vai acontecer realmente, nem se vai realmente acontecer, mas esse primeiro passo racional é um indicativo de ter se dado início a tentativas disso. Procure entender que esse fato que aconteceu não pode ser alterado, mas sua percepção sobre ele sim, desde que sincera e coerente com teus sentimentos, e neste sentido não como apressar o processo interno de cada um, pois cada um reage de uma maneira, a determinado fato que causou dor e sofrimento, e por isso tem seu próprio ritmo de recuperação perante esse fato. Um processo de psicoterapia pode te ajudar nesse sentido, ou seja, te auxiliar na sua recuperação, para que você tenha um bom suporte na hora de tomar as melhores decisões e fazer as melhores escolhas para sua vida. Se for possível, busque um Psicólogo neste momento, acredito que vai te ajudar a ver sua questão por outros ângulos.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

6 JAN 2023

Olá Ana 27! Obrigado por escrever. O perdão é pleno para o perdoador quando ele se lembra do erro, mas como exceção, sem pensar muito. O perdão é benéfico para o perdoador. O perdoado, somente terá benefício caso vivencia legítimo e firme modificação de postura para não dar margem a repetições de erros. A verdade íntima de cada pessoa, deve ser sua direcionadora. Tenha em primeiro lugar a si mesma, a tua verdade. Esquecer a história não é adequado nem enriquecedor. Valorize-se, conduza tua vida, sendo você mesma, organizando a mais rica e harmônica conduta ética. Assim agindo, você estará bem consigo mesma. Teu marido será responsável pela retidão dele. O que a gente sente machucado pela história, pode nos fazer sentir de forma distorcida. Cuidado!
Se permanecer desconforto, será importante você poder tratar cientificamente com um psicólogo.
Abraços!

8634 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 JAN 2023

Oi, Ana 27. Primeiro, perdoar não tem a ver com esquecer, pois você não sofre de amnésia, então, não se esquece das coisas. Perdoar tem a ver com conseguir passar por cima do que passou e seguir adiante sem as mágoas anteriores. Outra coisa, todo problema conjugal é 50% de parcela para cada um, ou seja, tanto você quanto ele tem suas parcelas de participação desse relacionamento não estar sendo saudável. Agende terapia de casal para poder entender melhor, cada um mergulhar nas suas questões, na verdadeira raiz disso tudo. Enquanto não for na raiz, nas causas , nas fragilidades e brechas que vocês abriram, isso não terá fim. Estou à disposição.

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

2 JAN 2023

Olá, Ana.
E o que você pretende fazer agora? Como pretende continuar este relacionamento? Não é o que aconteceu, mas como você pretende enfrentar. você perdoou ou você aceitou que ele continuasse sendo seu marido? como está sua confiança nele agora? Como pretende melhorar esta confiança? O que ele tem feito para te fazer sentir segura nesta relação?
Estas e outras perguntas podem fazer parte de um atendimento psicológico para que saiba como enfrentar daqui pra frente este relacionamento.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

31 DEZ 2022

Ana!
Quando ocorre uma traição entre um casal é porque ambos tem coisas no emocional para serem saneadas... traidor(a) e traida(o) são consequências que deverão ser resolvidas. Por isso, também não foi por acaso que casou com este homem, porque ele tinha conteúdos internos para serem resolvidos e voce também... Por isso não consegue esquecer e não vai esquecer até resolver dentro de si o que está por ser resolvido. E, ele, se não resolver, vai trair novamente, vai provocar desuniões, conflitos, vai sofrer e fazer sofrer... até resolver e curar as suas ferias internas.
Pergunte a ele e se ele for verdadeiro com ele mesmo, vai perceber que a traição deixa nele um rombo interno, um incômodo, um mal.
Para continuar juntos, como casal, e é perfeitamente possível, ambos precisam resolver as suas coisas.