Como se perdoar por não ter sido e dito o suficiente para alguém que já faleceu?

Feita por >André · 13 fev 2022 Luto

Minha avo faleceu tem 1 mês e 2 semanas. Não consigo pensar em outra coisa que não seja a morte dela. Sinto uma enorme tristeza e remorso por não ter extraído o melhor dos nossos últimos momentos juntos e, principalmente, por ter dito coisas das quais me arrependo amargamente. Ela estava debilitada, acamada há 2 anos e 4 meses e piorou significativamente no mês de seu falecimento, quando contraiu uma pneumonia que comprometeu seu pulmão em 25%. Por estar vivendo o término de um relacionamento, eu me distanciei dela muito durante esse período e não a auxilei como deveria. Me sinto culpado por isso, por não ter me despedido adequadamente dela. O que posso fazer para aliviar essa dor, essa culpa (que já existia ante)?

A melhor resposta 21 FEV 2022

Oi André,

Eu tenho a sensação que você se distanciou por amor, sim, por todo amor que sentia e sente por ela. O que você fez, me parece, que foi para se proteger, por não suportar mais ve-la nesse sofrimento. A culpa por ter dito coisas, só você sabe o que estava passando, e infelizmente as vezes a impotência de não poder fazer nada para tirá-la da situação, faz agir de forma a se arrepender depois.
O alívio da dor, só o tempo poderá amenizar. A culpa pode ser trabalhada fazendo psicoterapia. Algumas ações podem trazer uma sensação de conforto. Por exemplo uma despedida simbolica, pode te ajudar muito.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

15 JUL 2023

Infelizmente nunca sabemos o que ira acontecer no futuro. Assim não tinha como vc saber que sua avó iria partir desse mundo.
Vc estava numa fase difícil, termino de relacionamento costuma ser bem complicado.
Agora nao vai adiantar se arrepender, mas apartir de agora vc pode fazer diferente com as pessoas ao seu redor, falar, fazer tudo o q tem vontade, sem deixar para fazer depois. Exemplo esta com saudades de alguem, ligue para essa pessoa, nao deixe para amanhã.
Em relação a sua avó sugiro q escreva uma carta a mão e diga tudo o que gostaria de ter falado com ela, abra seu coração nessa escrita, depois queime a.
A psicoterapia também irá te ajudar muito
Dúvidas estou a disposição

Sylvia Akemi Yokoyama Psicólogo em Guarulhos

29 respostas

27 FEV 2022

Andre nunca saberemos o dia realmente da morte de alguém. Vc estava mobilizado por outras questões de relacionamento. Não deve se culpar . Pense nos momentos q vc teve c a pessoa que ela foi.
Abs
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 FEV 2022

Olá André.
Lamento pela perda da sua avó. Seu comovente relato faz lembrar que desde 1969 há discussão sobre o tema das fases do luto. O princípio deriva da tese de Elisabeth Kubler-Ross em que ela propõe 5 fases: Negação; Raiva; Barganha; Depressão; Aceitação. Sua pesquisa faz pensar que há um processo no luto e por isso é muito importante que a pessoa avance nas elaborações de suas perdas. E para que a pessoa atravesse todo este processo é necessário conversar, buscar informações, lembranças, trocar impressões, meditar, escrever, etc. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

15 FEV 2022

Olá André, espero que esteja tudo bem com você.

Sinto muito pelo que está passando André. Nesses momentos de perda, podemos realmente sentir uma dor muito profunda, que sequer imaginávamos puder existir. Muitos pensamentos surgem em nossa mente, e somos jogados em um turbilhão de emoções que nos deixam muitas vezes parados e sem saber o que fazer de nós. Lembre-se das coisas boas que você viveu com sua vó ao longo de toda uma vida que compartilharam juntos. Quantos momentos de alegria, felicidade, de compartilhamento vocês tiveram juntos? Eu acredito que muitas, pois você a ama e ela igualmente. É preferível que você fique com essas lembranças André, que são lembranças reais de eventos reais, ao invés de carregar a culpa por um único momento específico, deixando que esse sentimento acabe com toda uma vida de comunhão e cumplicidade que tiveram juntos. É interessante você buscar um Psicólogo para que você possa encontrar um auxílio profissional para lidar com todos esse sentimentos que está passando, isso irá te ajudar a passar por isso da melhor maneira. Vai tudo se encaminhar do jeito certo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

15 FEV 2022

Olá André...
Voce está com estes sentimentos presos dentro de voce e precisa deixar sair, precisa aliviar seu emocional dessa culpa.
Cada um tem as suas escolhas, cada um dá o destino que pode à sua vida... não julgue a sua avó... ela fez o que fez porque precisava fazer isso... as coisas são como são e não como queremos que sejam...
Faca umas sessões de Psicoterapia para compreender tudo isso, clarificar os acontecimentos, limpar teu emocional dessas lembranças que só te fazem sofrer.

5817 respostas

14 FEV 2022

Olá André! Grato por escrever. Você está vivendo um luto, que por sinal, é adequado, necessário, normal. Todas as pessoas com sensibilidade e vínculos significativos, vivem sensação parecida com a que você está sentindo. Quarenta e cinco dias está dentro dos parâmetros razoáveis para se viver o que você está sentindo em relação a essa perda.
Nenhum ser humano é perfeito, nenhum ser humano é completo, logo a sensação de que poderia ter feito algo mais, passa pela cabeça da maioria das pessoas que perdem alguém querido.
Não se trata de ponderar perdão, mas de poder conversar, poder elaborar as limitações humanas.
Um de nós, psicólogos, caso o desconforto, te faça sentir essa relevância, poderemos contribuir cientificamente, para que você possa reorganizar essa passagem.
Não abra mão de atividade física, socialização, rotina, alimentação e sono adequados.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

14 FEV 2022

Olá, André
Imagino que, para aliviar o sofrimento, podemos buscar entender que, naquele momento, naquelas condições, você fez o que te foi possível.
Além disso, considere buscar um profissional que te ajude a elaborar esse luto, usando técnicas e explorando esses sentimentos.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha