Perdi minha mãe, perdi tudo. Vou conseguir superar?

Feita por >Lindinha · 26 out 2021 Luto

Minha historia é bem triste,e esse ano minha mae faleceu e estou numa angustia e desespero que esta sendo insuportavel aguentar,a dor me corroi o tempo todo .As vezes penso que nao vou aguentar e vou sucumbir ao suicídio.Queria tanto reviver os momentos com ela de novo,sinto falta da comida dela,do jeito,da presença...

A melhor resposta 1 NOV 2021

Oi Lindinha, Bom Dia!
Você perdeu a presença física da sua mãe, mas não perdeu ela, apenas não a vê, não tem mais o corpo físico, mas ela está contigo.
Por mais doído que isto seja, tudo passa e a vida continua. Este foi o desafio teu... deixar ir pessoas que ama.
Voce veio através da mãe e do pai, mas não é deles.
Veio para viver, construir a sua vida e, se a mãe se retirou agora, é porque era necessário. Agora terá que ser mae e pai de ti mesma e realizar-se na vida. Depois do luto, o sol voltará a brilhar, mas tem que olhar para o alto e não para trás. O passado, passou.
Voce tem o poder para ser o que quiser, construir a tua realidade e isto não está condicionado a ter dinheiro.
Se tem, melhor, ajuda, mas não limita a tua busca, a rua conquista.
Basta que conheça a si mesma, conheça o seu objetivo de vida e foque nos teus talentos.
Você é vida, força, energia... é claro que vai superar, desde que escolha e queira isto.
Voce é criadora de si mesma.
Se necessitar de ajuda, solicite, mas não fique esperando que as coisas se resolvam por si mesmas.
Abraços

5817 respostas

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 OUT 2021

Olá Lindinha!
Desde já, sinto muito por sua perda.
Despedidas nunca serão fáceis mas se tornam menos difíceis quando contamos com o apoio emocional de um psicólogo.
O processo de elaboração de luto é doloroso mas tem começo, meio e fim.
Mas como você menciona que não está conseguindo lidar com a dor, memórias e até mesmo pensa em suicídio, tente procurar ajuda o quanto antes.
Você não está sozinha.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

27 OUT 2021

Olá,
O luto é um dos momentos mais dolorosos enfrentados por nós, e com você não deve ser diferente. Não imagino o quanto de dor e angustia esse momento que você esteja vivendo lhe causa. O acompanhamento e cuidado atento e cuidadoso a esse processo que você vive é importante. É preciso se cuidar, viver as etapas do luto de forma acolhedora e investir na sua rede de apoio, familiares, amigos, vizinhos, grupos religiosos, e sua própria psicóloga, para assim você poder compreender esse momento de dor intensa e não vivenciar isso sozinha.

Leticia Souza Psicóloga Psicólogo em Salvador

5 respostas

27 OUT 2021

Oi Lindinha! Que bom que você escreveu aqui. Você não perdeu tudo; não perdeu a si, não perdeu o futuro. A dor da perda de uma mãe ou um pai, incomoda muito, mas acabamos aprendendo a lidar. É preciso tempo, é preciso conversa, é preciso metas e objetivos, é preciso vinculações de qualidade.
Evite ficar sozinha, resgate metas e objetivos, organize rotina de vida saudável e significativa para você.
Se precisar, poderemos te ajudar muito a reorganizar as coisas.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

27 OUT 2021

Ei!
Espero que fique tudo bem
Entendo o quanto sua perda te afeta, realmente é uma dor muito grande que pensamos que não daremos conta de suportar.
Mas na linha teórica que me orientou, acreditamos que nunca somos algo, mas sempre estamos (você não é uma filha enlutada, mas no momento está).
Com isso, pensamos que somos sempre possíveis de transformação, de mudança e de resiliência. Encarar a vida com flexibilidade é sinônimo de saúde. Certos enrijecimentos são comuns, não se preocupe, mas eles são mais facilmente superados quando buscamos ajuda.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha