Como perder o medo da minha mãe?

Feita por >Bernardo 15 · 3 abr 2022 Terapia familiar

Tenho 18 anos, fiz faz pouco tempo meu namorado é tatuador estou com ele a 1 ano e 3 meses, e sempre me escondo debaixo das asas da minha mãe, ela não gosta de piercing nem de tatuagem e daí eu evitava fazer por medo de apanhar, ou do que ela ia me falar, e aí estou com esse medo e não quero ter medo dela mais, então eu decidi que vou fazer a tatuagem se ela não gostar tudo bem, porem a tatuagem e para tampar um lado da minha bunda que está com muita estria e eu me sinto mal, e não posso me sentir mal só por que minha mãe não gosta.... então hoje eu vou tentar....

A melhor resposta 7 ABR 2022

Olá Bernando,
Ora Bernardo... com 18 anos pensando em estrias.....
O que é a vida para voce? Quem é voce? O que veio fazer aqui? Qual o seu objetivo na vida?
Voce não nasceu para colocar piercing, fazer tatuagens, embora possa fazer; nasceu para se realizar;
nasceu para ser autônomo, dono da sua vida, construtor da tua realidade.
Talvez o que a sua mãe esteja fazendo é tentar te acordar para esta realizade da vida.
Não nascemos para ser dependentes; nascemos para sermos nós mesmos, sustentar o que escolhemos para nós.
Voce tem medo... precusa curar este medo; ele está escondendo outras situações, outros problemas, outras carências, outras dependências...

5826 respostas

9 ABR 2022

B noite, parabéns por sua iniciativa. Vc precisa disso para crescer. Vc já é adulta e maior de idade.
Se possível Faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 ABR 2022

Olá Bernardo.
Grata por sua participação aqui.
Somos influenciados por nossa história pregressa, em especial por nossas vivências afetivas com a mãe ou de quem representa os pais.
Se na fase de infância e adolescência você não podia tomar decisões nenhuma mesmo as mais banais do dia a dia como a cor da roupa que ia usar por exemplo, agora com 18 anos já pode se responsabilizar por seus atos. Apesar de vivermos em sociedade e sujeitos às "normas sociais" tem coisas que só dizem respeito a nós mesmos. É muito importante respeitar a sua mãe e continuar amando-a e aceitando-a como ela é com suas dificuldades e qualidades mas procure fazer terapia psicológica para desenvolver a sua Auto Estima e Assertividade. No processo de terapia você aprenderá formas mais positivas de se comunicar com a sua mãe sem entrar em conflitos desnecessários e tendo uma convivência afetiva e social mais leve e sem cobranças, acredite.
Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

7 ABR 2022

Olá Bernardo 15! Grato por escrever. Mães são para sempre e, com seus erros e acertos, suas coerências e incoerências, querem o bem dos seus filhos. De fato, você deve transformar o que você chamou de medo em respeito, de evitação em diálogo. Tatuagem é algo que precisa ser feito com muita maturidade e convicção. A quantidade de pessoas que depois se arrependem, é altamente significativa.
Amadureça mais as coisas. Dezoito anos é idade para cuidar de consolidação de estudos, de construção de carreira de trabalho, de turma de colegas e conhecidos, tempo de viajar, praticar esportes coletivos e de contato.
Pondere: depois de feito, organizar pensamento de que se arrepende, em caso de tatuagem, é complicado.
Sua mãe sempre estará tentando, segundo a cabeça dela, direcionar o melhor para o filho dela. Você, precisa negociar com ela, com sabedoria, ponderação diálogo, para, juntando as razões dela com a tua, construir tua relativa autonomia.
Estarei a disposição para maiores detalhamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja razoável com a máscara. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8664 respostas

4 ABR 2022

Boa tarde

Bernardo, medos e decisões fazem parte de viver a vida, namorar, colocar piercing, fazer tatuagem são escolhas, opções, mas, seu relato trás a sua relação com a sua mãe, cheia de "medos", o medo de apanhar, o medo das opiniões da sua mãe em relação a tatuagem, sugiro que pense sobre a maneira que vocês vivem a relação mãe-filho, filho-mãe e, veja as possibilidades de incluir nessa dinâmica a conversa e a troca de ideias, fale com sua mãe diga a ela o que sente, fale das coisas que gosta para que ele saiba como o filho dela quer viver a própria vida, como sua mãe entende o mundo é diferente de você, o que você quer vivenciar é diferente do que sua mãe pensa que, "não seria bom para você", o diálogo é o começo de um entendimento mutuo, reflita sobre isso. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

4 ABR 2022

Olá, Bernardo!
.
É importante que desenvolvamos autonomia e nossos gostos para as coisas.
.
Ainda assim, sempre temos que lidar com as consequências de nossas decisões.
.
Que bom que você decidiu enfrentar o medo e fazer o que deseja! Provavelmente isso irá incomodar a tua mãe.
.
Esteja pronto para lidar com ela de forma assertiva. Explicando que tu é uma pessoa distinta dela, que tem teus próprios gostos e que como adulto pode tomar a decisão de fazer uma tatto.
.
Espero que fique tudo bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

4 ABR 2022

Bernardo, o medo da mãe é algo forte e difícil de se livrar, principalmente se ela é autoritária e proibe tantas coisas. Não há uma receita pronta para você perder o medo dela. Você precisaria de um acompanhante psicológico mais aprofundado para entender melhor o seu caso, entender como foi desde a dua infância e ir aos pouco se curvando menos ao poder dela. É uma fase que todos passam nessa transição da adolescência para a vida adulta, mas que com o acompanhamento certo, se torna mais rápido e menos doloroso.
Eu posso te acompanhar nesse processo. Tenho muita experiência com transição de uma fase de vida a outra e como lidar com os pais nessa situação. Agende um horário! Vamos conversar

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte