Como perder o medo de conversar com meu pai?

Feita por >Pbo · 21 mai 2021 Terapia familiar

Nunca tive um pai muito presente já que ele se separou da minha mãe quando eu era criança então não me lembro como era quando meus pais estavam juntos. Meu pai sempre foi muito inteligente então por mais que ele fosse ausente eu sentia muito amor por ele e achava ele o máximo mas ele sempre teve um jeito meio violento e bruto de resolver as coisas. Quando fiz 12 anos fui morar com meu pai e ele me passou um monte de regras, regras na qual eu não tinha na casa da minha mãe então não me adaptei bem então ele me batia muito coisa de toda semana as vezes bêbado mas sla, para mim era meio que ele queria me mostrar "Disciplina", depois que fiz 15 anos voltei a morar com a minha mãe e desde então tenho um bloqueio, passava meses sem cv's com meu pai já quase fiquei um ano inteiro sem me comunicar com ele e toda vezes que tentávamos não nós conectamos era sempre as mesmas perguntas cobranças e mais cobranças. Hoje tenho 23 anos e trabalho na empresa do meu pai e não consigo conversar com ele, sempre quando eu erro ele grita cmg, e com outras pessoas tbm a questão é que fico com medo de conversar com meu pai mesmo tendo 23 anos e sendo um homem adulto

A melhor resposta 23 MAI 2021

Pbo,
Entendo tua dificuldade, afinal ele representa a autoriade, de várias formas, como pai, como dono da empresa onde voce trabalha.
Você não conseguiu se aproximar do teu pai ou ele a ti, mas de qualquer forma, ele cumpriu a missão dele para contigo, te colocou no mundo, cuidou de ti, mesmo que financeiramente e ainda construiu uma empresa onde pode trabalhar e ganhar teu dinheiro.
Não temte concorrer com o teu pai, voce não precisa ser concorrente dele.
Seja de agora em diante voce mesmo, pai de ti mesmo, seja mãe de ti mesmo e vai construindo a tua própria realidade.
Talves surja a necessidade de sair da empresa do teu pai, talvez num trabalho autônomo ou mesmo em outra empresa.
Isto poderá acontecer através de um diálogo com o teu pai, vai surgir a oportunidade de um diálogo franco com ele para poder colocar o teu ponto de vista sobre o fato de ser filho dele, o que voce representa pra ele, o que representou para ele... como ele te enxerga... ele não vai destruir voce se voce pedir um feedback pra ele da tua atuação na empresa dele, como filho e como funcionário, qual a expecattiva que ele tem a teu respeito...
Este diálogo com ele é importante. Não é para voce se adaptar ao que ele quer, servirá para voce montar uma estratégia de relação com ele. Lembre-se que foi voce que quiz que ele fosse teu pai. Então, desafie-se a si mesmo para aprender a ter uma relação como filho e como subordinado dele e ao mesmo tempo voce traçar uma linha de vida em que possas te orgulhar de ti e também ele possa se orgulhar de ti.
Se precisar de ajuda, invista em Psicoterapia, pois vais precisar para esclarecer ponto a ponto.

5817 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 MAI 2021

Boa tarde. A sua falta de estímulos quando criança está se refletindo na sua vida adulta.
Nossos pais também tiveram pais, os quais normalmente não sabemos como foi a infância adolescência deles. Ele pode estar repetindo o q. Ele sofreu tbm.
Se vc não quer continuar esse ciclo e mudar precisa querer ser diferente.
Faça terapia familiar ou individual. Sinta o que é melhor p vc.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 MAI 2021

Olá Pbo! Grato por escrever. Certamente você quer perder o medo dele porque percebe que o medo não tem mais sentido, que o medo te faz ficar descontrolado, agir de formas que você mesmo não aprova.
Uma maneira interessante de modificar a forma de conceber seu pai será modificar a forma de conceber a si mesmo, sua história.
Para tanto, sugiro que veja nossos perfis, escolha um de nós para uma caminhada científica. Com o trabalho do psicólogo, você visitará tua história, teus comportamentos, tuas lembranças, podendo explorar possíveis entendimentos e encaminhamentos, modificando, assim, tua forma de interpretar, sentir, pensar e agir diante das coisas.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes: façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara. Batatais, Franca, dentre outras, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.