Perder o sentido

Feita por >unknownuser · 21 jul 2021 Crise existencial

No atual momento cheguei ao ponto de dizer a mim mesmo que não sei , mas o que não sei? tambem não sei dizer, se já estou louco ou não?, talvez tenha perdido o sentido de tudo , já são 4 anos de isolamento da realidade saio poucas vezes de casa fiz isso para evitar o sofrimento , medo, acumulei comigo mesmo traumas vívidos e não conseguia mais suportar , fracassos , decepções, coisas ruins que fiz , escolhi isso pra tentar evitar isso mas, parece que não resolve tento pensar que sentimentos não existem , mas porque me sinto tão mal assim? parece que uma escolha que fiz lá atrás desencadeou tudo isso , escolher pela preguiça, procastinação, e por coisas superficiais parece não evitar , parece que não há mais reversão e nem sei se quero mais mudar pelo que tornei ao longo do tempo.

A melhor resposta 22 JUL 2021

Olá! Pelo seu relato fica claro que você já percebeu que fugir desses sentimentos não está sendo o melhor caminho. Passar por sofrimentos, medos e vários outros sentimentos ruins faz parte da vida do ser humano. A forma como percebemos esses sentimentos e o quanto estamos abertos a ter essas experiências faz com que o sofrimento seja aumentado ou não. Sei que você diz que parece não haver reversão e não saber se quer mudar, porém, é possível sim que você construa um caminho diferente, principalmente na relação com seus sentimentos. É importante que você procure uma profissional e busque trabalhar essas questões.
Espero de alguma forma ter te ajudado.
Abraço.

Maria Fernanda Psicólogo em Salvador

18 respostas

22 JUL 2021

Olá Usuário desconhecido! A pior coisa que alguém pode fazer é se isolar. Não é possível manter saúde, razoabilidade com isolamento. Conviver é lidar com negociações de vida, de concepções, mas é extremamente necessário e, com o treino, aprendemos a colocar limites, filtrar melhor as coisas boas da convivência.
Não se isole!
Queremos conhecê-lo.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, e descreva mais detalhadamente o seu panorama de vida.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos religiosos, de maioria de falsos políticos, até de alguns falsos cientistas, sigamos as recomendações de instituições sérias como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

22 JUL 2021

Oi, sinto que esteja se sentindo desta forma!

No final de seu texto você diz não saber nem se de fato deseja mudar por talvez ter se acostumado com quem se tornou, no entanto acredito que nossas ações as vezes dizem mais que algumas palavras, ou seja, você de dedicar a vir aqui e nos confiar sua história é muito significativo e você não o teria feito apenas por fazer. Você acredita que algo pode mudar e deseja essa mudança, estou certa?

Seu sofrimento e suas angústias são evidentes, no entanto, infelizmente, não podemos ir muito a fundo com você por aqui, com tão poucas informações a seu respeito, você me transparece um sentimento de arrependimento e um lamento por um tempo que não volta mais, esses conflitos podem ser profundamente explorados em um acompanhamento psicoterapêutico, infelizmente nem sempre o desejo de melhoria é suficiente para melhorarmos.

Desejo força para este momento, se precisar de algo mais me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo -Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia