Me sentindo perdida.

Feita por >Yasmin Cardoso · 31 jan 2023 Desenvolvimento pessoal

Atualmente tenho 19 anos. Faz uns 10 meses que fiquei desempregada e ainda não entrei na faculdade. A maior parte do meu tempo fico em casa, e parece que o desânimo se estabeleceu em mim, me sentindo insuficiente e sem propósito. Fico ansiosa e desejo muito reverter minha situação, ter forças pra levantar e buscar uma rotina, voltar a estudar, sei lá. Mas parece que tudo se tornou tão difícil pra mim em tentar fazer algo... literalmente me sinto dentro de um buraco e não sei como sair.

A melhor resposta 17 FEV 2023

Oi, Yasmin! O fato de não estar com nenhuma ocupação de fato, te faz sentir assim, como improdutiva, insuficiente. Se você tiver determinado traço de caráter (traço formado na mente e que se relaciona bastante com o desânimo quando não está realizando nada significativo), isso só piora. Agende seu horário. Vamos trabalhar isso, venha entender mais do funcionamento da sua mente e por que está te gerando isso, e o mais importante: como sair disso! Agende seu horário!

Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

2 FEV 2023

Oi Yasmim Cardoso!
O que acontece é as pessoas buscarem um emprego e se contentam por ter este emprego porque ganham um dinheiro e isto vicia eles a ficarem nesse emprego...
Mas ter emprego não é o mesmo de estar dentro do seu objetivo de vida.
Descobrir o seu propósito de vida faz desenvolver um trabalho, uma ocupação que dá alegria, prazer e facilidade, leveza, não é um trabalho que causa estresse. Pode cansar sim, mas não causa estresse porque a cda dia fica mais energizada, fica mais feliz e animada; fica criativa; é um trabalho desafiador que te empodera.
Então, a solução é descobrir o seu propósito de vida e dentro deste, desenvolver um trabalho dentro do qual voce se identifica.
Voce não precisa ter um emprego, mas precisa identificar um trabalho, uma ocupação que te dá alegria, prazer e oferecer trabalho às pessoas, às empresas, às instituições.
Aproveita esta fase para se conhecer, para identificar teus talentos... não é por acaso que a vida te deu determinados talentos que são somente teus. Transforme estes talentos em ferramentas de trabalho.

Abraços

5817 respostas

2 FEV 2023

Olá Yasmin, o momento que está passando é delicado e é uma fase. Vamos trabalhar as novas possibilidades? Vamos pensar em novos caminhos? Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

1 FEV 2023

Yasmin, imagino que estar nessa condição atual seja extremamente angustiante e perturbador para você, aparentando não haver saída, alguma outra possibilidade para mudar a situação. Gostaria de destacar que este é um recorte da sua vida, atualmente a lente que você está usando para ver o mundo pode estar cinza, mas isso não quer dizer que continuará dessa forma. É importante observar que existe um contexto que está contribuindo para esses sentimentos, pensamentos e comportamentos. Recomendo buscar a psicológica nesse momento tão delicado, você comentou que deseja sair dessa situação, mas não está conseguindo sozinha, nós, psicólogos, estamos aqui para te ajudar nesse processo!

Luciene Oliveira Psicólogo em Aracaju

3 respostas

1 FEV 2023

Olá Yasmim! O que quer fazer? Faculdade ou buscar um emprego? Ou os dois? Avalie por onde quer começar e a partir daí ver quais os passos que vai precisar ter para alcançar o seu objetivo. Pense em passos. Se for emprego, comece fazendo seu currículo (precisa de ajuda ou vai fazer sozinha?), veja onde buscar vagas para sua área, busque ver com conhecidos se eles tem conhecimento de alguma vaga e assim por diante.
Pensar num todo pode parecer difícil, mas quando dividimos fica mais fácil de ir ultrapassando esses passos até chegar no objetivo final.
Espero ter te ajudado
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

1 FEV 2023

Olá Yasmin! Obrigado por escrever. Dezenove anos, desemprego (destrabalho), falta de propósito reflete algo muito frequente nessa idade, mas reflete, acima de tudo, falta de direção para a ocupação do tempo em busca de metas e objetivos.
Será aconselhável que você passe por um trabalho de orientação ocupacional com um psicólogo especializado.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8607 respostas

1 FEV 2023

olá! você estar precisando de ajuda? Então marque uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 FEV 2023

Yasmin, bom dia!
Me parece que você tem sonhos, deseja ter uma faculdade, ter uma profissão, um trabalho. Creio que haja pensamentos que a fazem achar que não pode fazer isso, talvez até creia que não é merecedora; pensamentos mentirosos baseados em possiveis vivencias.
Já virou uma rotina, não estudar, não trabalhar fora, não ter os seus sonhos realizados.
Está na hora de começar novo ciclo, agora de crescimento, por isso veja, você mesma começou a se movimentar, trazendo essa questão aqui. Para sair, do que você sente ser um buraco, precisa de ação, vir até aqui foi uma das primeiras. Para ter um novo emprego/trabalho, qual tem que ser o próximo passo?
Com um passo de cada vez (com mais esforço no começo) em breve sua caminhada para fora do passo, será algo natural.
Se você precisar de ajuda nesse processo, procure um de nós, os profissionais que aqui estão.

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas