Pensar que vou passar mal ao comer é um sintoma da ansiedade?

Feita por >Luís · 3 ago 2021 Ansiedade

Em boa parte das vezes que vou na casa de primos e amigos, quando vou comer algo ou beber alguma coisa fico pensando que talvez vou passar mal e depois disso me sinto tonto e tenho a impressão que vou vomitar.

A melhor resposta 4 AGO 2021

Oi, Luís.

Vale pensar sobre alguns questionamentos antes de tentarmos encontrar respostas.

Desde quando você se sente desta forma? Houve alguma situação que você de fato passou mal ao comer? Você se sente assim em quais ambientes, apenas na casa dos primos e amigos? E na escola/trabalho? Em sua casa? Quando tem visitas na sua casa, você sente isso também ou apenas quando está na casa de outras pessoas?

As respostas para esses questionamentos podem te ajudar a entender melhor de onde vem esse medo que consequentemente tem gerando certa ansiedade e não o contrário.

Se não conseguir respostas para essas perguntas ou se com as respostas ainda não encontrar sentido, recomendo que comece psicoterapia, uma profissional pode te ajudar da melhor forma possível a entender e lidar com essa situação.

Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

23 AGO 2021

Olá Luís.
Talvez você tenha passado por algum tipo de trauma e agora tem medo de comer ou beber fora de casa.
Para saber se é sintoma de ansiedade é necessário que você busque ajuda psicológica. Você também poderá perceber se tem outros momentos de sua vida em que se sente incapaz ou vulnerável para começar a ter consciência do que está se passando com você.
Espero ter ajudado.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 AGO 2021

Ola Luis. O que o médico disse sobre isso? Se fisicamente esta tudo bem vamos tratar a mente. Tentando pensar que a comida vai fazer bem, e iniciando terapia.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

4 AGO 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato comigo é so agendar que lhe respondo o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2021

Olá Luís! Grato por perguntar. Os dados que você apresenta não são suficientes para uma resposta consistente, mas a tua suspeita tem fundamentos que você ainda não expressou.
Comer na casa de primos e amigos, pode representar o desenvolvimento de símbolos pessoais históricos, que direcionem para esse tipo de sensação.
Pode haver coisas que, na convivência com primos e amigos, não representou algo agradável. Também pode ser que haja temperos e formas de confeccionar os alimentos que não de seu costume; pode ainda ser que a casa dos seus pais represente a você, segurança que não se conecta com essas casas.
Espero ter ajudado. Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e possíveis aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maoria de falsos políticos, de imensa maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades públicas, Ornganização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

4 AGO 2021

Bom dia, Luís,
Pelo que descreve, parece ser um comportamento aprendido, mais do que um fator de ansiedade. Um "gatilho", se preferir.
Pense no que te faz sentir assim. Será uma lembrança? Alguma vez você passou mal (principalmente perto dos seus primos), a ponto de lembrar da sensação sempre que estão juntos?
Pense nisso.
A hipnoterapia ajuda a resgatar estas lembranças e superar estes pensamentos.
Qualquer coisa, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos