Como pensar mais em mim?

Feita por >Manoela Batista · 24 mai 2017 Desenvolvimento pessoal

Sou uma pessoa que faço tudo pelo os outros e sempre espero que as mesmas pessoas façam por mim. E deixo de fazer as coisas para mim e faço aos outros. Ex: Guardei dinheiro para comprar um sapato, pois estou sem, e vem as pessoas próximas a mim e precisam que eu pague uma conta, vou lá e pago. E depois que estas pessoas conseguem o que querem se afastam ou voltam a me maltratar. E dizem na minha cara que trabalho, trabalho e não tenho nada e se estou com dividas é por minha conta. Sendo que o empréstimo que fiz foi para ajudar a pessoa que estava doente, e ela sabe que tive que pegar empréstimo para ajuda lá. Enfim...Estou cheia de dividas, trabalho muito, mal tenho roupas e também não é só fato material. Quando precisam de mim para fazer algo tipo, ajudar com uma visita em nossa casa, que eu faça ligações, imprima boletos, que eu faça comida para aquela pessoa, que eu agende médico...Enfim, N coisas.

E depois disso se peço algo mal fazem para mim, ao contrario se brigamos resolvo aquela situação e não mistura as coisas. Ex: Briguei com meu marido porque sua ex mandou um vídeo no watts, fico muito triste pelo aquele fato. Porém vou e faço a comida, passo a roupa do serviço, e deito ao seu lado. Meu marido: Não estala a antena, não coloca as prateleiras e deita aos meus pés na cama. Minha mãe: Pede para mim pagar as contas, porém digo a ela que não tenho dinheiro, naquele momento, ela quer saber da minha vida de casada, parei de comentar porque ela não gosta do meu marido e vice e versa, e ela achou um absurdo que não falo mais. Minha mãe: Não me oferece mais café, manda eu pegar quando vou visita la, ligo ela fica seca, falo que vou vê la, ela diz que vai sair.

Ou seja, minha mãe e meu marido, são dois egoístas que não sabem separar as coisas . E querem me punir afetando todo o contexto, sendo que eu não. Eu continuo a fazer o que tenho que fazer referente a minha mãe e meu marido.E além disso os dois me isolam e viram a cara e eu que sempre vou atrás. Os dois não se batem, porque são iguais.

E ainda recebo criticas dos dois que não tenho nada.

Gostaria de saber como faço para me colocar em primeiro lugar sem sentir culpa e sem deixar de fazer o que faço por eles, mas mudar, me colocando em primeiro lugar.

A melhor resposta 24 MAI 2017

Boa tarde Manoela me parece que este seu comportamento de subserviência está lhe causando sofrimento psicológico. Você já conseguiu perceber que está situação não está lhe fazendo bem, que tal se você começar a mudar esses pensamento de se anular pelos outros e investir em você um pouco de atenção e cuidado. Você pode, é só procurar trabalhar esses pontos e os fatores que estão por trás destes comportamentos numa psicoterapia e você consegue enxergar caminhos que estão dentro de você e você não consegue ver para mudar estes comportamento através da mudança de pensamento. Você já deu o primeiro passo, continue em frente procure um psicólogo em sua cidade e se ajude, porque as pessoas só vão aprender a te respeitar quando você se der um limite dizendo não não hora certa para as outras pessoas ao invés de dó dizer a si.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

12 JUN 2017

A Psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas em sofrimento, ou dificuldades com a vida, e que não conseguem resolver sozinhas.
Durante a terapia, o analisando é convidado para explorar seus afetos, pensamentos, comportamentos e fantasiadas presentes no cenário de seu sofrimento. Atenciosamente, Aline M.S.De Coster,

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

26 MAI 2017

Querida Manoela,
Percebo em sua fala que está se iniciando uma reflexão sobre o papel de seu marido e sua mãe em sua vida; você descreve sua posição de sempre servir a eles; e não receber em troca sequer respeito.
Você precisa avaliar o quanto você mesmo se respeita nas suas relações, você afirma que seu marido é egoísta igual a sua mãe e eu acredito que sua relação com sua mãe deve ser da forma que é hoje a muito tempo; você já se questionou o motivo que te levou a casar com um homem que possui o mesmo perfil de sua mãe?
Com base nestas percepções te oriento a buscar um Psicólogo em sua cidade para que possam juntos trabalhar seus esquemas, crenças e a forma como tem se relacionado com as pesssoas que ama; a partir do momento que você aprender a estabelecer limites, a respeitar suas necessidades; eles irão mudar também em relação a você; busque ajuda querida.
Fico a disposição.

Fbrasile Psicologia e Coaching Psicólogo em Palhoça

29 respostas

25 MAI 2017

Ola Manuela! É fundamental que procure ajuda de um psicólogo para que seja possível se conhecer melhor e reconstruir sua autoestima.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

25 MAI 2017

Boa noite.
Quando fazemos algo por alguém esperamos que seja recíproco, mas nem sempre isso acontece.
Você perceber que não está feliz com essas situações relatadas já é um primeiro passo, e seria interessante procurar acompanhamento psicológico para desenvolver seu autoconhecimento e possibilidades de como lidar com isso da melhor maneira possível.
Espero ter lhe ajudado, me coloco a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville