Meu marido tem me tratado muito mal.

Feita por >mi · 7 fev 2024 Terapia de casal

Estamos juntos a 10 anos, sendo que 6 foram namorando e 4, noivos.
casamos no ano passado. Antes de casar, conversei com ele sobre tudo: finanças, casa, divisão de tarefas e de pagamentos, respeito, que nao aceitaria mais ele gritar comigo (coisa que as vezes acontecia)... e ele concordou com tudo.
dai depois que casamos, todo final de semana os pais dele estavam na nossa casa. ate que um dia chamei ele pra conversar e ele se chateou comigo. disse que eu estava implicando com os pais dele. Sendo que nao era. adoro os pais dele, mas estava privacidade zero. Eu trabalho segunda a sabado numa rotina de muitas horas extras, chega domingo quero ficar com meu marido, nao fazendo sala. essa foi a primeira discussao. Depois as famosas discussoes bobas, onde eu chegava do trabalho, tenho que arrumar a casa, fazer comida da semana, dar remedio do cachorro, passear com o cachorro e ele fica jogando no computador.
algumas vezes peço pra ele fazer uma coisa ou outra, mas ate isso é exaustivo, pois alem de fazer, tenho que pedir sempre....
dai, ja tentei conversar sobre questoes serias com ele, mas sempre acaba em discussao. Tento conversar, mas ele acaba me ofendendo, falando algo que me magoa... certa vez, me chamou de psicopata, outra, me insultou novamente... e hoje, me chamou de mentirosa, coisa que nao admito. Tudo isso porque pedi pra ele tomar mais cuidado comigo. Eu tenho evitado falar. tenho crise de ansiedade, e quando preciso conversar com ele sobre algo que nao gostei, fico de mao gelada, coração pra sair pela boca de nervosismo. E ele nao pensa nas consequencias. fala o que da na teia, e ainda diz "eu ja falei que eu falo mesmo, nao tem meia conversa comigo" o fato é que to cansada dessas infantilidades, dessa falta de respeito comigo, mas amo ele. e sao 10 anos... e ja passamos por tanta coisa junto....so que ao mesmo tempo, fico confusa se estou fazendo a escolha certa pra minha vida. Hoje, apos mais uma discussao, fiquei com pensamentos horriveis ruminando na minha cabeça. Ele disse que ir ao psicologo estava me deixando pior (porque minha psicologa me encorajou a falar o que nao gostei, ja que por mim, ele nem saberia. eu ia apenas guardar e esquecer). e essa falta de reconhecimento das minhas melhorias desmotiva. minha autoestima ja é pessima....
tive uma infancia com pai ausente e mae que dizia nem querer ter filho. entao rejeição foi algo presente pra mim,
to cansada. E nao sei o que fazer, preciso de ajuda, tenho tido pensamentos ruins....

A melhor resposta ONTEM, 1 MAI 2024

É muito comum transferir para um relacionamento ou para um parceiro as frustrações que trazemos da infância ou da relação com os pais. Estabelecer limites e reorganizar a relação é importante para que haja respeito e cumplicidade numa relação. A terapia de casal possibilita que novos acordos e contratos sejam estabelecidos num consenso e a intermediação do psicólogo é fundamental para que isso aconteça de forma saudável.

Gisele Peres Psicólogo em Niterói