Meu namorado me trata muito mal e ameaçou de me bater

Feita por >Elisa.bete · 23 mai 2020 Violência de gênero

Olá...
Meu namorado me trata muito mal... O tempo todo, tenho que tomar cuidado, pois não sei quando ele estará irritado. Tem dias que ele é super carinhoso e me trata bem, fazemos atividades juntos e é tudo como deveria ser. Porém, qualquer coisa que seja de um jeito que ele não gostaria, eu estando envolvida ou não, ele começa a se irritar, e acaba dando briga... As brigas são semanais e exaustivas... Ele me xinga, diz que vai embora, grita, diz que eu sou insuportável e uma péssima pessoa. Mas ele não enxerga que tudo começa com a raiva dele. E, eu acabo chorando, pois sou emotiva. Ele me chama de dramática e diz que eu faço tudo para chamar atenção... Mas não é isso... Meu histórico é perturbado, minha mãe sempre me culpou pela vida dela não ter sido do jeito que ela queria, e costumava dizer que eu era um demônio encarnado, que só fazia mal para todos em volta, e que seria muito bom se eu morresse... Apanhei até os 24 anos de idade, só melhorou quando fui morar sozinha.
Meu namorado não leva em consideração nada disso, e ainda diz que queria alguém normal ao lado dele, diz que eu sou carente (e sou mesmo), e que isso estraga tudo... Quando eu era adolescente, cogitei suicídio, pela situação com a minha mãe, e agora, tenho pensado de novo, com a situação atual... Pior de tudo é que na última briga, ele me puxou forte pelo braço e ficou marcado... E ameaçou de "dar uma na minha cara". E eu não consigo me livrar da situação, pois a família dele é ótima, algo que eu nunca tive, e toda vez que eu começo a me distanciar dele, para terminar o relacionamento, ele volta a ser carinhoso, e diz que me ama, que eu sou incrível e que eu faço ele muito feliz. Quando abaixo a guarda, ele volta com essa raiva, dizendo que se eu quiser estar junto, será tudo do jeito dele sim, e que ele vai fazer o que ele quiser, na hora que ele quiser, e que, se eu quiser fazer algo junto, preciso ficar esperando até ele me chamar, e que é bom eu aproveitar quando ele me der atenção, pra depois não reclamar... Estou me sentindo humilhada com a situação...
Já tentei explicar a situação para ele, que eu sei que sou carente e romântica até demais... Mas ele nunca escuta, e diz "cada um com seus problemas", nunca se propôs a me ajudar...

Desculpe pelo longo relato, tentei resumir da melhor forma que encontrei...
O que eu preciso fazer para mostrar a ele o que ele tem feito?
Ou, como eu posso sair do relacionamento sem me sentir tão mal?
Desde já, muito obrigada pelo apoio...

A melhor resposta 25 MAI 2020

Olá Elisabete
Você pergunta como pode sair deste relacionamento sem se sentir tão mal.
Para esta resposta é só você perceber que ele está fazendo você se sentir mal, te humilhando e te destratando. Portanto você pode não ser uma má pessoa, só precisa sair da relação para manter sua integridade física e sua estabilidade emocional, não precisa se sentir mal por isso, apenas entenda que fazer bem para você, não é fazer mal para o outro.
A relação que tem com sua mãe, pode proporcionar que você se relacione com pessoas que te tratem desta forma, para quebrar este ciclo, seria muito proveitoso se puder fazer atendimento psicológico, assim teria a possibilidade de mudar este padrão de relacionamento que parece não fazer bem para sua vida.
A sua segunda pergunta é: “O que eu preciso fazer para mostrar a ele o que ele tem feito?”. Não há muito o que fazer para ajudar uma pessoa e entender o que ela não quer saber, e não quer enxergar, para isto ele precisaria estar aberto ao que você comunica, o que não parece ser o caso dele.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 MAI 2020

Olá Bete.elisa! Obrigado por participar. Pessoas que apresentam brigas com constância semanal, não podem conseguir aprofundar trocas complexas e duradouras. Carentes todos somos: em maior ou menor grau. Namoro é experimento, é exercício de aprofundamento, de conhecimento, que na maior parte das vezes, não deve dar certo. Por essa razão as pessoas comuns, namoram quatro ou mais pessoas, até escolher ou cair na acomodação ou erro. O ideal é que as pessoas, conheçam a história prévia (hábitos de vida, dos anos anteriores, tendem a se repetir): palavrões, alcoolismos, agressividade, falta de disciplina de vida, vida sem projetos, estão presentes na rotina dos anos anteriores. De outro lado, cada pessoa somente pode namorar a outra, caso tenha o centro do amor e da autonomia, no amor próprio. Há um mundo muito grande de possibilidades em sua vida, que precisa ser explorado. Permita-se conhecer tuas potencialidades. Você não diz, mas há indícios de que você fica junto com seu namorado por muito tempo. Isso sufoca, dificulta a oxigenação mental, empobrece o enriquecimento social e cultural de cada pessoa. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada.!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.