Meu namorado tem depressão e me trata muito mal as vezes

Feita por >shotoly · 2 ago 2023 Depressão

Quando a gente ainda estava ficando ele falou mais ou menos desse problema mas não achei que fosse atrapalhar a relação pois ele me tratava muito bem e era carinhoso.
Depois que começamos a namorar percebi algumas atitudes dele e eu ja pensava em me afastar mas fui empurrando a relação com a barriga acredito que fiquei dependente pois parei de ver tudo que ele fazia de mal ate hoje eu tomar consiencia.
Muita das vezes ele me trata muito mal, faz tratamento de silencio e quando eu reclamo ele diz que é porque ele é estragado e sofre de depressão. Muita das vezes ele não quer fazer nada parece que não faz questão da minha presença. Não sei o que faço pois estou tendo muitas crises de ansiedade e me sentindo muito mal

A melhor resposta 8 AGO 2023

A depressão é caracterizada por pensamentos negativos frequentes e o indivíduo tem uma tendência maior a se autosabotar, justamente por essa visão deturpada de si mesmo. Entretanto não podemos colocar toda responsabilidade das ações dele na depressão. Quando uma pessoa começa a agir trazendo prejuízo para si e para os outros tendo como diagnóstico um transtorno mental, devemos ter muito cuidado. Cada contexto é diferente, tem suas particularidades. Outra questão é se ele faz tratamento, o que deve incluir terapia e medicação. Se ele não faz, aí de fato fica muito complicado. O ponto aqui é você e a forma como isso vem lhe afetando. Tem indivíduos que tendem a ficar mais fechados quando estão com depressão, fica mais difícil acessá-los. Você tem sofrido com toda essa dinâmica, então seria aconselhável que buscasse terapia para lidar com sua ansiedade, como também com o seu namoro. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2023

Olá, Marya,
Sinto muito pelo seu sofrimento.

Neste momento, aconselharia a focar um pouco no que você sente, pois se relacionar desta forma te causa ansiedade (e não é para menos).
Se ele sofre de depressão, ele precisa buscar por ajuda (se ainda não procurou).
Já no seu caso, acredito que, por estar se sentindo mal na relação, poderia refletir sobre o quanto isso te afeta.
Será que você se negligencia por cuidar de alguém que ama e se esquece de si?

A gente não pode resolver tudo pelo outro, por mais que gostaríamos. Mas, podemos resolver por nós mesmos, seja para ajudar ao outro ou a si mesmo.

Se quiser conversar a respeito, sinta-se à vontade para me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

69 respostas

3 AGO 2023

Olá, tudo bem?
Sinto muito que você esteja enfrentando essa situação desafiadora no seu relacionamento. É essencial que você converse abertamente com a pessoa com quem está se relacionando, expressando seus sentimentos e percepções de forma clara e sem julgamentos. Também é importante ouvir como ele se sente para que ambos possam compreender melhor a situação.

Buscar um acordo mútuo sobre o relacionamento e estabelecer limites claros pode ser uma estratégia para avançar nesse momento delicado. Comunicação e compreensão mútua são fundamentais para construir uma base sólida no relacionamento.

Lembre-se de que lidar com esses desafios pode ser difícil, e é crucial cuidar de si mesmo durante esse processo. Caso sinta necessidade, considere procurar ajuda profissional para obter suporte.

Abraços,
Flavia Andrade, Psicóloga

Flavia do Nascimento Andrade Psicólogo em Rio Branco

9 respostas

3 AGO 2023

Olá Shotoly, importante você buscar ajuda profissional para entender suas sensações e sentimentos em relação ao seu relacionamento. Como você informou já está tendo crises de ansiedade, e não está sabendo lidar com isso. Oriente também seu namorado a buscar ajuda de psiquiatra e psicólogo, pois a depressão é uma doença que precisa de cuidado constante.
Espero ter te ajudado,
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

3 AGO 2023

Olá Marya! Obrigado por escrever. Esse ciclo, segundo o que você escreveu, já se encerrou. É normal, saudável e esperado que, mais ou menos até os vinte e cinco anos de idade, as pessoas vivenciem namoro, de forma secundária, muito mais para se conhecerem e amadurecerem. Assim sendo, em média as pessoas vivenciam de quatro a seis namoros. Até essa idade a prioridade mesmo precisa ser: turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, grupos de esportes coletivos de contato, outros grupos como: teatro, estudos, arte serviços, comunitários, dança, música, dentre outros. Trabalho comprometido, estudos profundos, são linha de frente. As vivências que acabo de descrever são necessárias para se entender melhor a natureza humana e a cultura.
Amadureça, viva a socialização real. Evite interações virtuais ou passivas como internet, redes sociais, televisão, rádio. Conviva com pessoas reais, ao vivo e em cores.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.