Pensamentos intrusivos de tornam realidade?

Feita por >Mabel · 3 out 2022 Abordagem psicológica

Olá, faz tempo que venho sofrendo com pensamentos intrusivos e isso me causa muita angústia. Tenho pensamentos ruins de que algo vai acontecer com alguém que eu amo e eu não consigo me livrar do sentimento de angústia e eu tenho muito medo de algo ruim acontecer. Esses pensamentos são muito frequentes e angustiantes e estão me fazendo muito mal. Alguém pode me ajudar por favor?!

A melhor resposta 17 OUT 2022

Olá Mabel,
Que bom que chegou aqui!
Entendo sinceramente sua sensação descrita em seu relato. Sinta-se confirmada. Por vezes nossas sensações tomam uma proporção que passam a incomodar e interferir em nosso dia a dia. E nossos pensamentos tem um papel fundamental nisso tudo. Como é que funciona por aí? Você os controla ou eles controlam você, te envolvem?

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, ou até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as relações que demandamos no nosso dia a dia, relação consigo mesmo e com o mundo. Aprender a conversar com seus pensamentos, trazer realidade a ideias catastróficas que por vezes nem ocorrem realmente, pode te ajudar muito no processo de reequilibrio e saúde.

Já pensou em fazer terapia? O processo de autoconhecimento pode te ajudar muito nesse processo! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal, amadurecimento e desenvolvimento de habilidades, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Quanto mais você aprende sobre si, sobre o que sente, como sente, o que faz a respeito, como pensa, como age.... quanto mais se conhece, mais se fortalece e assegura para se posicionar e agir diante os desafios de viver.

Espero ter te ajudado!
Caso queira aprofundar suas questões em terapia, Conte comigo..
Psicóloga Chris
(atendimento online)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

1 NOV 2022

Olá Mabel! Pensamentos são só pensamentos, se eles se tornassem realidades então quando você pensasse em algo muito positivo ele também aconteceria. Agora é necessário avaliar o sofrimento que esses pensamentos estão te causando e buscar tratamento adequado.
Quanto mais você tenta não pensar em algo, mas esse pensamento aparece, às vezes por ser angustiante o conteúdo do pensamento a pessoa fica vigiando os pensamentos para que não apareçam, mas isso só vai piorar. Tem tratamento, busque ajuda psicólogica.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

21 OUT 2022

Olá, Mabel.
Esses pensamentos são comuns a todas as pessoas, para afastá-los, diminui-los ou enfrentá-los, é preciso entrar em uma jornada de autoconhecimento, pois são praticamente habituais em nosso dia a dia.
Você já fez terapia?
A Terapia Cognitivo Comportamental é muito indicada no casos desses pensamentos intrusivos.
Estou disponível, caso queira entender melhor.

Jamille Pinheiro Psicólogo em Rio Branco

7 respostas

12 OUT 2022

Oi Mabel! Acho tua preocupação com o que tá acontecendo muito importante. Que bom que tu decidiu buscar por ajuda. De fato, deve gerar muito sofrimento o que tu tá nos trazendo aqui. Acho imprescindível que tu cogite começar um tratamento para investigar da onde vem esses pensamentos intrusivos. Porque pelo pouco que tu fala não existe algo concreto que de fato vá acontecer, certo? Mas mesmo assim é uma fantasia que te ronda a todo momento.
Vamos conversar. Me ponho a disposição. Um abraço!

Eduardo Marchioro Psicólogo em Porto Alegre

15 respostas

11 OUT 2022

Olá Mabel, a angústia mobiliza sensações corporais que podem desestabilizar, mas a partir do momento que você conseguir falar sobre isso vai poder elaborar as questões que te levaram a sofrer. Já pensou quando os pensamentos começaram? Quando perceber alguma relação do pensamento com acontecimentos na sua história de vida? Por que não inicia um acompanhamento psicológico? A terapia poderá te auxiliar a saber mais sobre seus sintomas e assim poder ressignificá-los.

Taiane Ventura
Psicóloga
CRP03/12412

Taiane Ventura Psicólogo em Salvador

1 resposta

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 OUT 2022

Olá Mabel! Os pensamentos intrusivos são aqueles pensamentos que invadem a mente da pessoa contra a vontade dela e podem ter conteúdos indesejáveis isso causa ansiedade, medo e desconforto que interferem nas atividades diárias, nas relações interpessoais e podem ocupar boa parte do tempo do indivíduo. Esses pensamentos intrusivos muitas vezes a pessoa não consegue afastar ou quando tenta se tornam mais fortes.
É preciso fazer uma avaliação para verificar se tem algum outro sintoma e tem tratamento, busque ajuda de um profissional especializado.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

4 OUT 2022

Oi Mabel,
Voce está presa à sua mente (coisas, acontecimentos do passado)
Precisa apenas aprender a viver o teu presente e não ficar ligada ao passado.
É voce que alimenta estes pensamentos, porque emocionalmente fica ligada a coisas acontecidas.
Faça Psicoterapia para aprender como estas coisas funcionam e te colocar numa outra linha de pensamento.
Abraços

5817 respostas

4 OUT 2022

Olá Mabel,

Entender quais são esses pensamentos, e suas origens, é o primeiro passo para combate-los, por isso a importância da terapia.

Fico a disposição para oferecer suporte nesse momento.

Uma ótima semana.

Psicólogo Marcio Guimarães Junior
CRP 06/175147

Marcio Guimarães Jr & Jéssica Mendes Psicólogo em São José dos Campos

26 respostas

4 OUT 2022

Mabel, estamos vivendo em tempos muito difíceis, na era do mal-estar, e tudo gera gatilho para esses sentimentos.
Precisamos entender o que te leva a ter esses pensamentos intrusivos.
Pode ser que as projeções do mundo externo estão sendo introjetados no seu mundo interno, gerando possivelmente esses sentimentos.
Caso queira falar mais sobre isso, sinta-se à vontade para me procurar.

Abraço.

Marina Pauli Psicólogo em Taboão da Serra

7 respostas

4 OUT 2022

Olá Mabel! Obrigado por perguntar. Certamente tua rotina detalhada de vida e de direções de motivadores e pensamentos, ajudará a construir respostas e soluções. Agora estou pensando em tua resposta. Nesse sentido direcionei minha mente. É preciso desenvolver habilidade para administrar pensamentos. Há pessoas que passam a vida pensando que vão ganhar na megasena e isso não acontece. Há pessoas que ficam pensando que vão bater o carro, ficam nervosas, muito tensas, perdem a concentração, e batem o carro, mas batem o carro porque perderam a capacidade da calma e da concentração. Pensamentos recorrentes também dependem de natureza, plausibilidade de realização, dentre outras variáveis, antes de ser generalizados com geradores de realidades.
Será prudente você contar uma assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura! Não transforme o Brasil em Afeganistão!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8634 respostas

4 OUT 2022

Oi Mabel,
Imagino como é difícil e angustiante lidar com todas essas infomações sem ter controle da situação.
Você precisa de ajuda de um psicólogo e um psiquiátra, o tratamento em conjunto vai te ajudar a sair dessa crise.
Fico a disposição, caso queira entender melhor sobre isso.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo