Passado

Feita por >Bruna · 21 dez 2015 Terapia de casal

Olá, namorei 3 anos com um cara que sempre me tratou mal, me traiu, me batia, mentia, mesmo assim quando terminamos eu sofri muito a perda. Fiquei 3 anos solteira e há um ano conheci um cara, estamos namorando ele é uma pessoa oposto do meu ex, me respeita, nunca me bateu, só que eu virei um monstro, sempre quando ele quer discutir relação, eu me incomodo. Não aceito imposições, me tornei um monstro ?!

A melhor resposta 22 DEZ 2015

Oi Bruna! Apesar de você ter feito um relato curto, é possível compreender que existe sofrimento por trás das suas atitudes. A priori, posso te dizer que você não se tornou um monstro. É comum que as pessoas acabem desenvolvendo reações como defesa ao que já aconteceu com elas. No seu caso, por ter passado por um relacionamento em que você se entregou, mas que lhe trouxe consequências ruins, com maus tratos e violência, é possível que você tenha acabado por desenvolver uma atitude defensiva de "não entrega". Ou seja, provavelmente, por já ter sofrido após uma entrega, você tem dificuldades em se entregar novamente e em aceitar determinadas situações que te rememore ou reviva o que aconteceu anteriormente, como exemplo a imposição. É claro que ninguém pode impor nada a você, a menos que você consinta e queira. Mas, num relacionamento, às vezes, podemos fazer concessões, desde que não fira nossos princípios e não seja desagradável, para nenhuma das partes. Você relatou que seus parceiros (o anterior e o atual) são diferentes, chegando a apresentar comportamentos opostos. Que tal pensar mais no quanto o seu atual relacionamento te faz bem? Nas coisas que gosta no seu parceiro e no seu relacionamento. Talvez, esses pontos possam ajudá-la a estar mais solicita e a enxergar de uma forma diferente o que tem vivenciado. Em paralelo, é preciso refletir sobre algumas coisas que ainda podem existir de sofrimento contidas dentro de você. Você já olhou para si mesma e deu oportunidade para falar sobre o que vivenciou? É importante buscar ajuda para entender e aceitar o que aconteceu com você no passado, aprendendo a lidar com isso. A ajuda de um psicólogo pode ser importante, caso não consiga sozinha. Olhe com mais ternura e respeito para você mesma. Não se veja como monstro, tente enxergar as coisas com uma perspectiva diferente. Qualquer coisa, estamos a disposição. Boa sorte!

Thayane Salgado Psicólogo em Salvador

21 respostas

1 SET 2016

Olá Bruna!

É importante livrar-se do passado para conseguir receber o que tem de bom nessa atual relação.
Se tiver dificuldades de fazer isso sozinha, procure fazer psicoterapia.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

23 DEZ 2015

Olá, Bruna. Todo relacionamento amoroso envolve uma série de questões. São duas pessoas de mundos diferentes que se encontram e buscam uma vida em comum. Vivências dolorosas, mesmo quando são rompidas deixam marcas que podem interferir nos relacionamentos posteriores. Romper uma relação tóxica é um grande passo, mas se o passado está interferindo na sua relação presente, sugiro que você procure um psicólogo, que te ajudará a olhar essas e outras questões. Espero ter ajudado.

Psicóloga Joélia Santos Psicólogo em Salvador

15 respostas

22 DEZ 2015

Olá Bruna! As informações passadas foram poucas, mas não creio que você tenha se tornado um monstro, apenas que você "aprendeu" alguns comportamentos e os está aplicando. Estes comportamentos são frutos dos seus pensamentos. Quando você fala que fica incomodada quando seu namorado quer discutir a relação, você está incomodada por algum motivo. Que motivo é este? O que você pensa exatamente neste momento? É como se você tivesse 2 cérebros. Um é capaz de pensar coisas que o outro não costuma observar, sendo importante que o faça a partir de agora. Assim você perceberá porque se comporta como um "monstro", como você mesma diz. Este pensamento pode ser, por exemplo "Não vou deixar você me maltratar como o outro fez”. Pensando assim, você tem um comportamento reativo. Este foi só um exemplo. Ao identificar o pensamento você terá a oportunidade de modificá-lo, exemplo: “ele só quer conversar, para melhorarmos cada dia mais o nosso relacionamento”.
Espero ter ajudado. Desejo sucesso no seu relacionamento.
Abs.

Ana Carolina de Miranda Psicólogo em Belo Horizonte