Pai totalmente autoritário e controlador

Feita por >Ellen · 6 ago 2023 Abordagem psicológica

Oi, me chamo Ellen. Atualmente tenho 29 anos e venho sofrendo desde a infância com traumas dos meus pais que prejudicam minha vida até hoje. Meu pai sempre foi um pai agressivo tanto de bater como de agressões verbais, ele é um homem descontrolado, quer brigar com todo mundo que olha pra ele, sempre é o certo em tudo e não adimite ouvir opiniões. Minha mãe tenho certeza que já se acostumou com tudo isso e sempre engole essas situações e pra piorar quando meu pai não está em casa ela vem desabafar mas não posso fazer nada porque uma vez tentei conversar com ele e ela me desmintiu na frente dele piorando ainda mais a situação. Na frente dele ela é semprea favor dele o que dá mais força pra ele e pelas costas ela é contra tudo o que ele faz. Resumindo meu irmão tem depressão e eu estou com transtorno de ansiedade a ponto de me sentir super bem dentro do meu quarto com a luz apagada. As vezes tenho falta de ar e pânico quando saio de casa ou estou no meio de pessoas. Isso é um fardo que carrego desde criança. Tentei cortar meis braços e quando falei pra meu pai que fiz isso ele disse que era pra tentar e conseguir. Palavras como "você é um atrapalho na minha vida" ouvi quando tinha 7 anos e nunca esqueci aquela cena. Tenho raiva por terem me colocado no mundo. Sou gentil com minha familia, tento ajudar de toda forma mas infelizmente eles estão me matando psicologicamente. Eu quero ajuda, eu preciso de ajuda.

A melhor resposta 30 AGO 2023

Olá, Ellen,
A sua angústia é quase palpável no seu relato. A ansiedade ou depressão sinalizam uma resposta a um contexto aversivo. Para vocês que vive isso, isso não é uma novidade. Contudo, o contexto sempre será externo e o que gera o sofrimento não é necessariamente o que acontece, mas como lidamos com isso. Tem conteúdo e tem caminho terapêutico aí. Pela forma que encerra o relato, o caminho é urgente.
Bom, obviamente isso é conteúdo para abordar de forma aprofundada em terapia, mas pela ansiedade manifestada, fica claro que a situação se mostra insustentável. Assim, sugiro que inicie o processo psicoterapêutico o quanto antes. A hora de buscar a felicidade é sempre agora.
Estou à disposição.

Até mais!

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

30 AGO 2023

Olá Ellen,
A partir do que você relata da enorme dificuldade de lidar com seu pai, por ser agressivo e controlador, é esperado que você tenha desenvolvido transtorno de ansiedade. E, com certeza, isto deve estar lhe causando prejuízos emocionais. Invista em sua jornada psicoterapêutica o mais breve possível, a fim de aliviar suas tensões internas e você obter mais autonomia e melhor qualidade de vida.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos esta jornada. A Psicologia oferece variadas ferramentas para o controle do Transtorno de Ansiedade com bastante eficácia.
Agende um horário comigo.
Um abraço, Anamaria.

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

21 AGO 2023

Ola, Ellen
Vejo que você estar em uma luta interior entre o amor e o ódio, tudo isso acaba por se transformar em sintomas que devem ser resinificado a ponto de você aceitar os sentimento e desejos pessoais ,,,melhora abraços

Janderson Thiago Psicólogo em Montes Claros

2 respostas

19 AGO 2023

Olá Ellen, vamos conversar sobre o processo terapêutico e como o mesmo pode ajudá-la a ressignificar essas coisas da sua vida e elas não mais influenciarem nas suas decisões e bem estar. Não mudamos o nosso passado e traumas, mas com o acompanhamento psicoterapeutico é possível melhorar a sua qualidade de vida e você tomar posse do seu espaço no mundo. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

16 AGO 2023

Oi, Ellen!
Diante dos seus relatos, sugiro que você inicie o acompanhamento psicológico.

Abraços.

Tamile Andrade Psicólogo em Jequié

26 respostas

16 AGO 2023

Olá, Ellen!
Gratidão por ter entrado em contato, espero que você encontre entre nós o apoio que tanto precisa. Ellen, o que a impede de tomar as rédeas da sua vida? O bom de fazer terapia é que você aprenderá a se fortalecer, se sentirá segura para tomar conta da sua vida. Se questione sobre todas as dificuldades que você vem tendo já na vida adulta.
Pelo seu relato você vive em um ambiente invalidante, caso já tenha insistido em se fazer ouvir e não adiantou, então está na hora de aceitar o comportamento dos seus pais e seguir cuidando da sua vida. Será que já não é hora de se libertar?
Desde pequenos ouvimos dizer que "aceita que dói menos". .Por mais duro que pareça ser e muitas vezes é mesmo, porém não podemos fugir dos fatos, é preciso aceitar a verdade, a realidade, e enfrentá-los.
Enfim, a aceitação é a capacidade de aceitar o fato e com isso reduzir o sofrimento. O alívio é automático, gerando uma sensação de liberdade.
As 3 fases da aceitação são as seguintes:
1 - Aceitar a realidade do momento;
2 - Reconhecimento da necessidade de mudança;
3 - Encontrar um equilíbrio entre mudança e aceitação.
A resistência radical envolve aceitar completamente a realidade da situação, sem tentar muda-la, porém fazendo mudanças nas atitudes e reações. Essas fases são importantes, ajudarão você a lidar com a dor e com as emoções difíceis de uma forma mais saudável e equilibrada.
Aprenda essa e outras técnicas que a terapia de Aceitação e Compromisso podem fazer por você, procure já um apoio psicológico.
Aprenda a se psicoeducar e identificar seus pensamentos e a questioná-los, desta forma você saberá o que é e o que não é real. Reflita sobre suas emoções e aprenda a enfrentar todos os seus medos.
Invista em sua saúde mental. Precisando me procure. Abraço!

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

9 AGO 2023

Olá Ellen, entendo sua situação, acredito que terapia familiar seja melhor para resolver esses aspectos. Também acho legal você pontuar à seu pai que violência não é adequado, gera traumas e inseguranças. Em terapia, mesmo se seu pai não quiser participar, podemos ver a melhor maneira de lidar com isso. Acredito que não seja saudável ficar em um quarto escuro por muito tempo, é importante você iniciar a terapia, mesmo que sozinha, para lidar com a ansiedade, dentro da terapia podemos trabalhar aspectos positivos do seu desenvolvimento assim, desenvolvendo mecanismos de defesa para que sinta- se melhor.
Sinto muito pelo ocorrido, caso queira marcar um horário estou disponível, me chama.

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

7 AGO 2023

Olá Ellen! Obrigado por escrever. Tudo em nossa vida aparece como uma espécie de pacote. Quando nos casamos, vem a família de nossa companheira (o); quando compramos um carro, vem IPTU, multas; quando não sofremos vem a ingenuidade, o vazio; quando sofremos aprendemos, amadurecemos. Certamente, teu texto, conforme o conteúdo apresentado aos vinte e nove anos, implica registro de sofrimentos, mas também de aprendizado, de amadurecimento.
Certamente você precisa de ajuda, precisa de persistência, de desenvolvimento de melhores e mais atuais entendimento de tua vida e e de tua história.
Será prudente que você possa reorganizar entendimento de tua história e evolução na forma de posicionar-se para modificar a vida para melhor.
Cada um de nós, precisa conduzir de maneira pessoal e enriquecedoras as vivências.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.

8664 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

7 AGO 2023

Olá, Ellen
Sim, você precisa de ajuda, e quanto antes puder fazer atendimentos psicológicos melhor para sua relação com você mesma. Entenda que quando uma pessoa está bem, dificilmente a outra consegue mexer com sua paz interior.
Entenda que seu pai dificilmente irá mudar, mas você poderá ser uma versão melhor de você mesma, e também pode aprender a entender os motivos do seu pai e sua mãe serem quem são. Quando você consegue entender a dor do outro fica mais fácil lidar com as situações difíceis. E lembre-se perdoar não é para o outro é para você. Leia sobre o que significa perdoar para se libertar do seu sofrimento.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 AGO 2023

Olá boa tarde, pais disfuncionais podem gerar grandes desordens mentais, por esse motivo o ideal seria passar por um processo terapêutico para te avaliar melhor e tratar de forma adequada para que se tenha uma melhor qualidade de vida

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

61 respostas

7 AGO 2023

Oi Ellen, eu sinto muito por isso que você está vivenciando. O núcleo familiar deveria, em tese, ser o local de maior acolhimento e de amor, pois é onde chegamos no mundo e aprendemos boa parte das coisas, mas infelizmente nem sempre é assim, pois nem sempre nossos pais são dotados de comportamentos mais funcionais. Pelo seu relato percebe-se claramente os conflitos familiares e isso acaba tendo impacto negativo na saúde mental de todos. Da sua perspectiva, o melhor seria você buscar sua autonomia, ter o seu espaço e saber dosar o contato com seus pais. Não espere a mudança do outro, busque a mudança que você pode fazer por si. Quando aos sintomas que você descreveu, muito provavelmente são consequências das relações conturbadas que você vivencia desde criança e atualmente. Viver num ambiente sem compreensão, sem acolhimento, com violência e brigas constantes vai minando a saúde mental de qualquer um. Busque terapia, busque se fortalecer para buscar sua autonomia. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 AGO 2023

Olá Ellen, uma forma de te ajudar é iniciar o processo terapêutico para te fortalecer para as tomadas de decisões que necessitam ocorrer. Tudo o que você viveu e e vivi com sua família tem lhe causado prejuizos emocionais que o psicólogo pode te ajudar.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

7 AGO 2023

Olá Ellen. Sinto muito por sua dor e sofrimento.
Algumas questões familiares são realmente fios condutores para o adoecimento emocional. Fico à sua disposição caso queira agendar consulta. Conhecer melhor a sua história me permitirá te ajudar com mais qualidade. Abraço, Alyne Barbosa.

Alyne Barbosa Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

7 AGO 2023

Ellen
Voce não tem que ter raiva por estar nesta existência... foi você que pediu para nascer exatamente por meio destas pessoas.
Agora quer desistir? Poder você pode, mas vai se complicar mais ainda, vai agravar a tua situação.
Voce tem 29 anos e o que está fazendo na casa dos teus pais?
Desde os 17 anos deveria ter cortado o cordão umbilical psicológico com a tua família.
Qual o nível da tua dependência? da tua carência? Precisa resolver isso.
Precisa curar teus traumas, teus conflitos.
Nada pode fazer pela sua mãe, nem pelo seu pai... eles existem muito antes do que você e casaram para se resolverem, mas pelo jeito, a tua mãe se acomodou e está jogando a culpa no teu pai.
Ela que se resolva com ele ou, se escolheu ficar sofrendo, nada pode fazer por ela.
Voce precisa fazer Psicoterapia para resolver-se e curar-se.
Sem isso, nada a fazer.
Abraços

5826 respostas

7 AGO 2023

Olá Ellen.
Grata por sua participação aqui.
Sinto muito por você ter passado por situações traumáticas e que ainda esteja sofrendo na situação atual. Ficar no quarto, se cortar foi o jeito que você encontrou de se protejer das agressões e lidar com a Ansiedade, mas como você relatou esse jeito pode aliviar o sofrimento por um tempo apenas , depois ele volta a cada situação desagradável e a ansiedade volta a ficar desequilibrada e a deixa travada e em pânico. Agora que você deu este primeiro passo desabafando um pouquinho aqui conosco e expondo o quanto vem sofrendo saiba que você pode tratar a Ansiedade e levá-la a permanecer por mais tempo a um nível adequado para você agir como você deseja com mais serenidade e controle das emoções. Mas este tempo e espaço é muito pouco para um tratamento adequado que você precisa. Procure o quanto antes possível escolher um de nós psicólogos aqui, marque um horário para terapia. Com a ajuda do terapeuta você poderá desenvolver estratégias mais funcionais para enfrentar essa situação, se fortalecer emocionalmente e melhorar os seus relacionamentos sociais. Fico à disposição para desenvolver com profundidade os temas abordados por você aqui em terapia.
Maria Nair
Psicologa Clínica

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

7 AGO 2023

Querida Ellen,
Às vezes aqueles que deveriam nos proteger são os que nos são mais tóxicos e nos fazem mal.
Infelizmente você não pode muda- Los, nem ajuda-los. Ajude a vc mesma.
Vc viveu situações mto traumáticas. Recomendo psicoterapia para reencontrar sua força interna e se libertar.
Grande abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

7 AGO 2023

Olá Ellen, primeiro gostaria de lhe dizer que sinto muito por tudo isso que você vem Vivendo e presenciando desde a infância. Infelizmente os sintomas ansiosos e os episódios de pânico, podem ser um resultado de toda essa situação que você está Vivendo, pois você está vivendo em estado de alerta. Ainda, não tem seus sentimentos validados e viveu uma infância disfuncional e dolorosa que deixaram marcas para uma vida. As vezes, permanecer em um lugar que nos machuca dói muito mais, mas compreendo que também não é fácil deixar tudo pra lá e ir embora. Mas existe momentos na vida que precisamos cuidar de nós, nos escolher em primeiro lugar. A ajuda de um profissional seria essencial nesse momento. Espero que consiga Ellen.

Adrielle Dionísio dos Santos Psicólogo em Irecê