O que se passa com minha cabeça?

Feita por >Lohri · 21 ago 2020 Depressão

Eu no momento estou péssima... Não consigo descrever o que estou sentindo. Tudo pra mim parece desinteressado. Eu tenho sonhos, tudo coisa simples, mas quando eu tento olhar para mim mesmo, vejo que por mais simples que seja, realizar seja impossível. Me sinto como se eu não fosse digna de nada que me deixe feliz.
Diante de tanta confusão e desespero interna, eu sempre procuro manter a calma, porque eu sei que se explodir posso não só me machucar, mas também as poucas pessoas que me cercam. A família. Tem dias que quando eu acho que tudo vai dar certo, acontece algo errado.
Eu sinto um aperto no peito que me faz sentir desnecessária na terra, as vezes minha mãe fica sem falar comigo direito como se eu fosse o problema dela. Quando me perguntam o que eu tenho, não consigo explicar, eu não sei. Então eu digo que é drama. Porque pode ser mesmo. Não sei.
Tem dias que me sinto sufocada, quando perco meu autocontrole, desconto tudo em mim. Porque eu sei que eu sou a única culpada por ser assim. Às vezes me vem à mente quando eu era criança... Eu começo a chorar porque eu me lembro que desde pequena minha mãe já me tratava como adulta... Minha vida é uma bagunça, eu não sei quem sou, qual minha missão e nem o sentido da minha vida... Eu só quero entender o que se passa na minha cabeça...

A melhor resposta 23 AGO 2020

Oi Lohri, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
Sim, bem como você disse, estás em busca de ti mesma. Infelizmente nossa cultura, o sistema em que você veio, nasceu é um conglomerado de valores, crenças, dogmas, leis, religiões que foram ditadas para facilitar a convivência, mas nos colocaram como única via para a realização. Nossas escolas, universidades, religiões, ninguém fez nada para que descobríssemos nossa vocação, nosso objetivo de vida.
Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? O que faço aqui? O que espero da vida?
São questionamentos que exigem uma resposta, mas não espere que o sistema te dê as respostas. Procure-as você mesma, siga o critério da avaliação do teu coração. As respostas que o sistema te dá são erradas. O que você é hoje não é você mesma, é o que ele te ensinou.
Você veio através dos pais, mas não é deles. Veio para realizar a sua missão de vida. Precisa descobrir qual é... Então te ligue ao teu coração e não ao teu cérebro, não a tua racionalidade, ao que aprendeu. Para saber que é precisa dar atenção ao teu sentimento e depois fazer o que o sentimento determina. Aí se desencadeia o amor próprio, a autoestima, a felicidade.
Antes de satisfazer aos outros satisfaça a si mesma.
Para a vida, não tem certo ou errado, não existe feio ou bonito, não existe “pode e não pode”. Existe aprendizagem, és sim responsável por suas escolhas e decisões. O que está vivendo hoje é o resultado do que você foi anteriormente, em outras existências. Vida é força e energia. Você é vida e podes fazer tudo o que quiser, fazer todas as experiências que quiser, tens o livre arbítrio que te ajuda nas escolhas e decisões;
Enquanto a vida te quer feliz e realizada, o sistema te quer obediente a bem adestrada aos ensinamentos que ele te passou. Não existe nenhum deus castigador que pune, nem um deus recompensador que salva... só existe consequências das escolas e decisões que se faz.
Tua estratégia é realizar bem a ti mesma, fazer o que a vida te solicita e saber driblar o sistema, suas leis e dogmas sem deixar que estas que conduzam pelo cabresto.
Se sente sufocada porque estás fazendo pressionada ao dever e não ao prazer. Busque o prazer em tua vida, sempre. Busque acalmar a sua mente e ouvir a voz do coração, do sentimento. Sim você é a única, não digo culpara, mas responsável pelo que é, tens o poder de mudar tudo. Basta que não te coloque como vítima. Os problemas, os conflitos são desafios a tua inteligência.
Procure ajuda, se precisar, para compreender e harmonizar a tua vida.

5817 respostas

22 AGO 2020

Olá Lohri, tudo bem?

Olha, as vezes é tanta coisa que se passa em nosso interior que temos dificuldades de saber o que se passa conosco. Ainda mais que aparentemente pelo seu relato, você sofre com isso a muito tempo

O que por enquanto eu te aconselho a fazer é tentar expor tudo o que está dentro de você escrevendo. Essa é uma ótima forma de expressar e jogar fora o que esta dentro de você

E como tudo isso que você estsentindo pode vir desde sua infância seria indicado que voce iniciasse um tratamento terapêutico de maneira mais rápida possível

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

22 AGO 2020

Olá Lohri! Grato por participar. Você percebeu que, na verdade, não pode falar especificamente das confusões que sente, pode citar o estado geral em que se encontra. Nesse momento, que tento te escrever uma resposta útil, sinto-me esforçado e realizador. Haverá momentos em que estarei sem produtividade. Por essa razão nosso tempo precisa conter passado, presente e futuro, precisa conter processo, em que cada etapa precisa ser compreendida nas suas limitações e na sua dinâmica.
Você precisa falar; falar, com calma, com harmonia. A resposta sobre o que se passa com a sua cabeça, contém, no relato que fez, dificuldade para encontrar o fio condutor. Você precisa reorganizar o fio condutor, mas a tua inquietude é bom sinal.
Será muito enriquecedor você passar por processo de conduta científica, por parte de um psicólogo, com mente aberta, persistência e disciplina. Isso te ajudará a melhorar o auto conhecimento, fortalecer a identidade, descobrir novas possibilidades e potencialidades.
Conte conosco. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: espírito coletivo, ética, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.