O que posso fazer para ele confiar em mim?

Feita por >Erica · 5 set 2021 Terapia de casal

Boa noite, meu namorado está muito decepcionado comigo, estamos juntos a 1 ano e 8 meses, eles tem 27 anos, no Momento encontrasse desempregado a quase 10 meses, e morando cm os pais e cm os dois filhos do primeiro relacionamento, eu moro sozinha e cm minha filha. Um dia conversando cm a mãe dele ela começou falar de sua atual situação, ele parou os estudos, porém acabei confirmando q nem a distância ele está fazendo pela dificuldade de aprender, e conversando cm ela falei de um emprego q ele quase conseguiu,mais o cara não quis mais contratar, porém ela contou pra ele q ele não quer mais estudar e não quer trabalhar, ela inverteu toda a situação e cada dia ela fala algo sobre a gente, mais os detalhes não são falados, ele está me vendo como uma fofoqueira e a situação agora na casa está ruim, a mãe dele mandou ele ir embora cm os dois filhos. Porém ele está cm raiva de mim por ter falado sendo q a mãe dele está contando apenas a versão dela e nem as coisas boas q eu falei, ela não comenta. E não sei mais o q fazer pois quebrei a confiança dele, terminou comigo cm raiva. Não sei o q fazer!

A melhor resposta 8 SET 2021

Oi Erica,
Seu namorado é um ditador, quer que voce satisfaça as expectativas dele. Foi ele quem criou as expectativas;
Só porque as expectativas foram quebradas ele se decepciona... voce não veio aqui para satisfazer expectivas de ninguém, veio aqui para se realizar e ser feliz, não para satisfazer os outros.
Tenha amor-próprio, é melhor ficar sozinha do que ter um namorado assim.
Se não quiser sofrer, afaste-se dele e não aceite ele ir morar na tua casa... fica atenta porque ele vai insistir.
Antes de considerar ele namorado, ele precisa resolver estes problemas nele. Qual quer negócio que estabelecer com ele, está fadado ao fracasso.

5830 respostas

11 SET 2021

Olá Erica, espero que esteja tudo bem com você!

Para que uma relacionamento tenha a possibilidade de fluir melhor, ser mais positivo e tranquilo, deve haver muita cumplicidade entre o casal, confiança, respeito mútuo, clareza de sentimentos e também autonomia para buscar se desenvolver, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Até certo ponto, as duas partes da relação devem ter seu próprio trabalho, sua própria fonte de renda e, também, projetos compartilhados, coisas que podem ser desenvolvidas pelos dois, se for o caso. Será que vocês possuem essas coisas, ou, estão tentando buscar isso para a relação de vocês?
Procure olhar um pouco mais para você nesse momento, se coloque no centro da situação, e procure avaliar a relação de vocês dois, nesses quase 2 anos, de maneira um pouco mais fria. Será que é possível uma melhora? Será que é possível uma mudança de atitude, minha e dele, para que possamos tentar construir uma vida em comum, com o que nós temos atualmente, e com o que nós podemos ter, tendo em vista o contexto de vocês? Se ele continuar na casa da mãe dele, com certeza vai estar sujeito a opinião dela, e as regras dela, isso é um fato. Existe perspectiva de mudança nesse sentido? Se ele terminou, é porque provavelmente ele não tem como dar o suporte que ele gostaria para a relação de vocês, e isso deve ser considerado. Tente seguir com sua vida, com seus planos, seus objetivos, seus desejos e seus sonhos. Qual o seu projeto de vida, com sua filha? Se fortaleça. É interessante você buscar ajuda de um psicólogo com quem possa conversar sobre essas coisas, pois ele é um profissional que poderá te oferecer uma escuta diferenciada. Desejo muito que vocês fiquem bem, e espero ter te ajudado!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

6 SET 2021

Olá Érica! Grato por escrever. Sendo fato que ele não quer mais estudar, não quer mais trabalhar, como viabilizar a vida juntos? As pessoas que para confiarem nas outras, precisam ter como base a confiança em si. Depois precisam administrar convivência de forma que não haja terreno fértil para desconfiança, assim como não haja mentes frágeis, a ponto de desconfiar de tudo.
Certamente quem quer trabalhar, sem iniciar escolhendo serviço, não fica dez meses sem trabalho; certamente quem confia em si, tem a verdade provisória pessoal, sólida, mantém retidão de conduta.
Será importante amadurecer, resgatar metas e objetivos pessoas, colocá-los em prática. Sendo possível isso caminha a dois, ótimo, não sendo, não abra mão de objetivos que sejam éticos, saudáveis, integrados à cultura, motivadores para você.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, sigamos recomendaões de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.