Não posso confiar no meu namorado

Feita por >mandzzzz · 27 jul 2022 Terapia de casal

Estou a um ano numa relação saudável, meu namorado é 100% transparente em tudo que faz, me trata bem e nunca me deu motivos para desconfiar dele. Mas por algum motivo não consigo de fato confiar nele.
Recentemente, ele começou a trabalhar com úber, e toda vez que ele comenta sobre seu trabalho, fico nervosa, pensando no pior cenário possível de traições, ele me trocar por outra…
Sou muito ciumenta, se ele esquece de usar a aliança um dia se quer, já tenho uma crise de ansiedade, crise de choro incontroláveis
Quando ele curte alguma foto de sua prima, fico morrendo de ciúmes e querendo discutir
Ou quando vejo mensagem dele com a prima

Eu o amo demais, eu não quero perde-lo. Me ajudem por favor…..

Já tive um relacionamento abusivo no passado, e essa é a primeira vez que estou sendo feliz de verdade. Mas tenho traumas do passado…

A melhor resposta 3 AGO 2022

Então....
Primeiro, precisa se curar dos traumas, precisa resolver teu emocional, precisa fazer Psicoterapia.
Segundo, precisa confiar enm si mesma, mas isso, só depois que pacificar teu emocional. Se não confia em si mesma, não confia em ninguém. Voce ama o outro como ama a si mesma. Se está insegura consigo mesma, é insegura com os outros.
Terceiro, voce não ama, voce que a posse dele; o namorado não é teu, é namorado mas não é teu, ele é dele mesmo.
Isso, vai conseguir quando aprender a amar a si mesma, a olhar para si mesma, se construir e não olhar para os outros.
Precisa descobrir quem voce é, qual a sua identidade e como seenxerga.
Abraços

5931 respostas

29 JUL 2022

Olá,
Seria interessante que procurasse se desenvolver, melhorar a autoestima e ver que você existe fora do relacionamento. Também que seu namorado tem uma vida e você tem a sua, além dos momentos que estão juntos.
Sugiro que busque ajuda de uma psicóloga para trabalhar esses traumas passados, para que não afetem sua relação atual. Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

28 JUL 2022

Olá Mandezzz.
Relacionamentos abusivos realmente deixam muitas marcas. Mas seja persistente e não deixe isso impedir sua relação amorosa atual. Procure por evidências antes de fazer acusações. Acusação sem consistência e ter crises de ciúmes pode também causar um relacionamento tóxico. Só que desta vez você pode estar causando essa toxidade até mesmo sem querer. Então sugiro que procure o quando antes fazer terapia para desenvolver a sua auto estima e assertividade e diminuir a sua grande insegurança no relacionamento. Uma avaliação profunda do seu histórico de vida é necessária para que possamos ajudá-la. Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

28 JUL 2022

Olá Mandzzzz! Obrigado por escrever. Que bom que você tem consciência de que a questão é tua. Não temos como controlar as pessoas o tempo todo. O que controla as pessoas, é respeito delas, é o esforço delas. Quando querem fazer algo diferente, não temos como controlar. Veja que falta em você, a confiança em si mesma, nos teus valores, na tua qualidade.
Valorize-se, respeite, seja harmônica, mas viva tua liberdade responsável, não tente tolher a liberdade de seu namorado. Se ele não for responsável com ela, ele te perderá, e perdendo uma pessoa única, séria, rica de possibilidades e potencialidades, perderá muito. Valorize-se, confie em si.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa , TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. Resgate as máscaras e evite aglomerações, assim como, elimine os criadouros de mosquitos.

8767 respostas

28 JUL 2022

Oi, bom dia!

Teremos que investigar a causa de seus pensamentos e consequentes reações de ansiedade.

Há algum fator desestruturados e crenças disfuncionais que a levam a esse ciclo de pensamentos e sentimentos.

Mas não fique assim porque tudo pode ser tratado!!!!

Marque uma consulta que conversaremos melhor sobre o assunto e quebrar esse ciclo.

Abs,

Tania Steiner

Anônimo-404717 Psicólogo em Rio de Janeiro

22 respostas

28 JUL 2022

Olá Mandzzz, teu relacionamento abusivo do passado te deixou muitas marcas das quais é difícil desvencilhar e me parece que o passado ainda se faz muito presente em ti. Te lendo, me veio a impressão de que mesmo sendo uma relação saudável, você se sente muito insegura devido a tudo que já te ocorreu na vida. Seu ciúme fala dessa insegurança, que inclusive te provoca crises de ansiedade e de choro diante de algumas atitudes dele. Um processo psicoterapêutico poderia te ajudar a reconhecer e lidar com tuas inseguranças e encontrar formas mais saudáveis de viver esse relacionamento que é muito importante para ti. Caso deseje, estou disponível para te ajudar.

Márcio Davi Dutra Psicólogo em Natal