O que pode ocorrer um filho de 14 anos dormir com a mãe é saudável?

Feita por >Ira · 8 jul 2024 Adolescência

Acho desnecessário e prejucial no futuro do adolescente, cada um tem quer ter sua privacidade.

A melhor resposta 10 JUL 2024

Olá, obrigado pela sua pergunta. Bom, primeiramente um rapaz de 14 anos já é um adolescente e dormir com a mãe pode estimular dependência, infantilizar o jovem. Conforme os filhos crescem os pais precisam estimular sua autonomia. Uma mãe dormir com filhos que já são grandinhos além de prejudicar esse desenvolvimento da autonomia pode reforçar uma possível dependência afetiva.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1358 respostas

11 JUL 2024

Infantiliza e a pessoa vai crescendo com alta dependência emocional, sem saber lidar com as demandas da vida, sem saber resolver as coisas, medo de ir pra vida. Acaba não indo além, fica preso ao familiar. Não é nada saudável.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

500 respostas

11 JUL 2024

Boa tarde, Ira! Obrigado por se colocar. Você já respondeu. Não somente é inadequado quanto altamente prejudicial. Certamente, a partir desse dado, chegaremos a dados dos quatorze anos anteriores que envolvem distorções relacionais dessa mãe.
Será previso trabalhar para modificar essa situação, o mais breve possível, buscar as melhores alternativas, com a devida sensibilidade, didática e empatia.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços!

9307 respostas

9 JUL 2024

Boa Tarde, obrigada por enviar essa dúvida, muito comum em consultório. Adolescente necessita ter um espaço dele e esse comportamento pode acarretar no futuro, dependência emocional, medo, insegurança, entre outros comportamentos que poderão prejudicá-lo. Essa fase é de crise de identidade, busca de autonomia, relações sociais novas, tudo é muito intenso, é de extrema importância ele e você terem o espaço individual e um dialogo acessível. Espero ter tirado a sua dúvida.

Fabiana Vargas Peixoto Psicólogo em São Paulo

2 respostas

9 JUL 2024

o adolescente passa por um período crucial de desenvolvimento em que a busca por privacidade e individualidade se torna uma necessidade fundamental. Este é um estágio em que o jovem começa a definir sua identidade e a explorar sua autonomia, um processo vital para o amadurecimento psicológico.
A privacidade permite que o adolescente experimente diferentes aspectos de si mesmo sem a constante supervisão ou julgamento dos pais, o que é essencial para a formação de um senso de identidade sólido.

Apesar da necessidade de privacidade, o adolescente ocasionalmente busca o acolhimento dos pais. Esse comportamento, embora não seja recorrente, é um pedido implícito de apoio e segurança emocional.
Recomendo que você converse com o adolescente para entender melhor as razões por trás dessa busca por acolhimento.

Mariana Gomes Alves Psicólogo em São Paulo

2 respostas

9 JUL 2024

Exatamente! A adolescência é um período potencialmente desafiador, pois é quando se inicia mais fortemente o desligamento emocional dos filhos em relação aos pais. Muitas vezes envolve sentimentos de culpa, confusão, frustração e uma família que compreende que a separação é necessária para a maturidade emocional do adolescente está ajudando muito neste momento.
Quando acontece o contrário, quando a família resiste às mudanças e quer ter para si uma criança eterna, está emperrando o processo e criando problemas futuros para todos da família, em especial para o adolescente.
Muitas famílias precisam de ajuda profissional neste momento, pois o usual é jogar o problema para os filhos e não terem consciência do movimento adoecedor de toda a família.

Rosa Maria Noronha Dias Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

9 JUL 2024

Bom dia, por qual motivo ele ainda dorme com a mãe ?
Com essa idade entendemos que não seja saudável o adolescente ainda dormir com os pais, de qualquer forma se faz necessário investigar, tanto com a mãe, quanto com o próprio adolescente, o motivo desse comportamento.

Renan Marasca Witter Levorato Psicólogo em São José do Rio Preto

3 respostas

9 JUL 2024

A autonomia do adolescente em relação à mãe (e aos pais em geral) é um aspecto crucial no desenvolvimento saudável e equilibrado do jovem. Promover a autonomia do adolescente, incluindo a prática de dormir sozinho, é crucial para o seu desenvolvimento emocional e psicológico saudável. Isso não só fortalece a independência e a confiança do adolescente, mas também ajuda a estabelecer limites saudáveis e respeitar a privacidade necessária para o crescimento pessoal. Ao mesmo tempo, é importante que os pais ofereçam apoio emocional e estejam disponíveis para conversar sobre medos e inseguranças, garantindo que o adolescente se sinta seguro e compreendido.

Artur Gonçalves Rodrigues Psicólogo em Recife

5 respostas

9 JUL 2024

Olá Irã.
Não é saudável um adolescente dormir com os pais, mesmo quarto, ou dividir a cama.
Adolescentes precisam ter sua própria privacidade para se conhecerem melhor, preparo para sexualidade saudável.
Lembre-se, adolescente é um adulto, no físico, onde habita um cérebro em desenvolvimento.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

702 respostas

9 JUL 2024

A etapa da adolescência é fundamental que exista uma diferenciação e um processo de independência. Por parte do adolescente o que pode ou não vir a ser uma etapa muito difícil para ambas as partes, para o adolescente e os cuidadores, é esperado que existam conflito, porém filhos que são obrigados a abrir mão de seu espaço privativo, por motivos variados a não ser que seja um motivo de saúde física aonde precise ser acompanhado para sua segurança,poderá vir a ser desfavorável a etapa de vida do adolescente que precisa passar por alguns marcos para acessar a vida adulta, e chegar na vida adulta ainda precisando dormir com pais, nos fala em vários caminhos, sentimentos de dependência, como aquele de não conseguir nada sozinho, ou mesmo uma revolta com relação aos pais se essa proximidade for algo imposto por eles, atendo famílias e faço mediação de conflitos para a melhora do bem estar familiar há anos, as vezes começando só com um integrante, conte comigo é só me chamar.

Larissa Baungartner Psicólogo em São Paulo