O que fazer quando você não suporta mais sua enteada?

Feita por >Giovanna Azevedo · 24 jun 2024 Abordagem psicológica

Não consigo aceitar o fato que ela tem que ficar perto do meu filho, eu não gosto.
Meu bebê acabou ficando internado por causa dela, ela estava gripada e veio aqui para casa e o meu neném acabou ficando doente.

A melhor resposta 25 JUN 2024

Você deve modificar urgentemente este sentimento dentro de si, empenhar-se nisto, mudar sua postura, pois a sua enteada, sobretudo se for uma criança, precisa tanto de carinho e de proteção como seu filho. Esta sua atitude de rejeição pode gerar intensos sofrimentos nela, o que não deixa de ser uma forma sutil de agressividade, que pode conscientemente prejudicar o seu desenvolvimento. A gripe poderia vir de qualquer pessoa, inclusive de você, pois isto faz parte da condição ambiental em que vivemos. Seu marido, seu companheiro de vida, que é pai desta criança e para quem ela com certeza é muito importante, assim como toda a sociedade, espera de você no mínimo o cuidado e zelo que qualquer adulto, não apenas por obrigação moral, mas também legal, precisa ter em relação a qualquer criança. Amanhã, quando a vida te trouxer outros aprendizados e mais maturidade, você se arrependerá muito se tiver prejudicado, seja da forma que for, a vida de sua enteada, acredite em mim. Se, em todo o caso, esta convivência se tornar insuportável para você, é preferível que você, pelo bem desta menina, termine seu relacionamento com o pai dela, do que você tentar afastá-la dele, pois a criança é o lado mais frágil e deve ter sempre prioridade em todas as nossas decisões.

Flavio Gonzalez Psicólogo em São Paulo

3 respostas

25 JUN 2024

Bom dia, Emily! Grato por perguntar. Certamente teu texto, indica que você está fortemente desconfortável com a existência da enteada. Acontece que ela já existia antes de você engravidar. Na mesma proporção que cria e se apega a seu bebê, o pai dela, também se apega, tanto a teu filho, como já tem apego com a filha dela. Crianças desenvolverem quadro gripal acontece e com o tempo se tornam mais fortes, seus pais desenvolvem melhores maneiras de prevenir adoecimentos. Crianças não podem ser pensadas em direção igual a adultos, quando se fala de empatia, de gostar.
É preciso aprender a gostar, é preciso lidar com as crianças, oferecendo maturidade, adequação educativa ao momento evolutivo da criança, ensinamentos, diálogo, acolhimento.
Será bom você conversar com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9120 respostas

25 JUN 2024

Ele poderia ter ficado doentinho por outras causas e pessoas também. Mas vc esta incomoda com a enteada e precisa buscar o motivo real pra isso. Ela a faz lembrar da mãe? Vc a relaciona com o antigo relacionamento do seu marido? A culpa?

Celia Regina Rodrigues de Lima Psicólogo em São Paulo

9 respostas

25 JUN 2024

Emily, sugiro que você busque um psiquiatra e um psicólogo, refletir sobre separação. Sua enteada é filha do seu esposo e deve ter total carinho e respeito da sua parte. Essa rejeição vai afetar a todos e fazer mal ao novo integrante da família. Provavelmente não foi culpa dela a gripe, se você não está bem, vai projetar essa rejeição. Procure um psicólogo que trabalhe criança interior, pode ser algo da sua infância mal resolvido. Lembre-se que família é amor. Família saudável exige responsabilidade, maturidade, estar aberta a aprender, manter o humor. Essas situações refletem seu mundo interior. Boa reflexão. Busque ajuda.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria