O que fazer quando o luto domina a sua vida?

Feita por >Junior · 23 mai 2021 Luto

Minha mãe morreu faz alguns meses, especificamente no mês do meu aniversário(12 dias antes do mesmo), desde então automaticamente me excluí dos âmbitos sociais e me excluí da minha própria família, pois não sinto mais vontade de fazer nada e tampouco viver perto das pessoas, me culpo todos os dias e quero ela aqui do meu lado, sem ela eu sinto que o resto não faz sentido e apenas saio para trabalhar, não socializo e não saio para mais nada; compro tudo em grande quantidade para não precisar sair para a rua e joguei 90% das minhas roupas no lixo... Não socializo com mais ninguém, as tentativas de consolo apenas me geram raiva e mais dor, a vida se tornou acinzentada desde então... Qualquer conquista se tornou vazia e nada me traz alívio. Não me relaciono e não quero mais ter família ou nada do tipo, era ela minha família e agora não tenho mais nada. Penso apenas em juntar um bom dinheiro e ir embora, e não manter mais contato com ninguém(excluí todas minhas redes sociais). Tudo que se passa na minha mente são pensamentos lentos e lembranças ruins de tudo que aconteceu com ela durante 1 mês e 2 dias que ela ficou no hospital. Fico apenas revivendo esses momentos todos os dias a todo momento, eu não quero seguir em frente, eu não consigo, tentei pensar em suicídio para dar um fim a tudo isso, mas também não consigo. Não quero me matar e não consigo viver... Que maravilha.

A melhor resposta 1 JUN 2021

Junior, o luto é um sentimento natural quando alguém morre. Mas você está vivo. A sua dor vai ter um fim e não é com sua morte.
Tudo que vc fez afastar as pessoas de voce,seus amigos e familiares não vai te ajudar. Deixe as pessoas te ajudarem. Vc não precisa ser tão forte.
Faça terapia. Vai te ajudar.
Sou Mônica psicóloga. Posso te ajudar.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato é so agendar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 MAI 2021

Olá Junior!
Desde já, sinto muito pela sua perda.
Eu imagino o quanto esteja sendo difícil viver dessa forma mas é fundamental que inicie a psicoterapia para que possa viver a experiência de elaboração de luto. A elaboração do luto não apagam as memórias mas viver o luto permite que não viveremos mais de luto.
Além da psicoterapia, por todos os comportamentos de isolamento que você mencionou e de ter jogado suas roupas fora seria indicado buscar um médico psiquiatra para avaliação com hipótese diagnóstica de depressão.
Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

24 MAI 2021

Junior,
O luto faz parte deste processo de separação física e a dor o acompanha ainda por um tempo. Aceite esta dor, faz parte, é recente... mas passará, no seu devido tempo. Não há o que fazer neste momento.
Sua mãe foi importante, ela esteve contigo pelo tempo necessário e se afastou agora para que voce continuasse a tua vida de forma autônoma. Ela continua contigo, porém não de forma visível. Será que ela gostaria de te ver sofrendo? Então honre tua mãe e seja audaz assim como ela foi. Construa a tua vida, tenha força, a força que ela imprimiu em ti e não te deixe abater por nada.
Seja voce, mãe de ti mesmo. Seja voce, pai de ti mesmo.
O luto, a dor é inevitável, mas não o sofrimento. Dê tempo ao tempo e veja quanta coisa boa ela te ensinou, adapte outras coisas de acordo com a tua realidade, pois é isso que ela fez: te deu a vida. Agora, cumprea com a tua missão: viver prazerosamente a vida.

5817 respostas

24 MAI 2021

Oi junior. Eu posso imaginar o sofrimento que voce deve estar passando agora. Voce esta enlutado. Perdeu alguem muito especial.

Você nao é responsavel pela vida nem pela morte de ninguem (exceto se tiver filhos com menos de 18anos). Sei que dizer é facil e dificil é sentir isso. Porém, para encontrar novamente sentido na sua vida, busque ajuda profissional.

Nao perca tempo sofrendo quando pode ser mais facil dar passos em direçao à vida com apoio de alguém.

Eu imagino que doa muito. Mas acredite, pode doer menos. Pode ser ressignificado. Procure ajuda profissional querido. É um investimento na sua saude que vale a pena e ira te ajudar muito a atravessar esse momento.

Gabriella Binde Psicólogo em Curitiba

8 respostas

24 MAI 2021

Olá Júnior. Você escreveu aqui porque quer modificar a situação: que bom! Você vai modificar a situação. As pessoas não morrem porque queremos ou possamos controlar. Elas morrem por circunstâncias que escapam ao nosso controle. Você escreveu porque quer entender melhor o seu luto, organizar a sua condição real ( de vida) de resgate de planos e sonhos.
Vamos conversar!
Nós, psicólogos, sentiremo-nos melhores em poder conversar com você e te ajudar a plantar novas possibilidades realizadoras e agradáveis. Permita-se essa possibilidade.
Abraços virtuais: em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes: façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias, para que otenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto na saúde, quanto nas finanças, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.