O que fazer quando me sinto irrelevante para as pessoas que mais amo?

Feita por >Luana · 3 jun 2021 Desenvolvimento pessoal

Olá. Desde que eu me conheço por gente eu tenho dificuldades em manter amizades e contato com as pessoas. Foram poucas as vezes que eu encontrei alguém com quem eu pudesse ser eu mesma e por pra fora toda as várias ideias q eu tinha. A única vez q encontrei alguém q pensei q teria essa amizade eu percebi dps de alguns anos q fui trocada por amizades q fizessem essa pessoa se sentir como eu já me sentia com ela. Aconteceu o mesmo com relacionamentos amorosos e nunca nenhum vingou. É como se eu nunca conseguisse me conectar com alguém e ngm quisesse se conectar cmg. Dps q passei por alguns problemas os poucos amigos me deixaram mas ainda dizem q estão lá, mas eu nunca vejo. Não tenho afeto de ngm, não sou acostumada a receber carinho mas isso é a coisa q eu mais quero desde a minha infância.. eu acredito q me tornei a pior adulta possível. Apenas um robô, uma imagem borrada de quem eu sou de vdd e enquanto o mundo desmorona dentro de mim, em volta ngm percebe, ngm sabe, pq ngm está lá realmente.. eu só queria saber como vencer e superar essa indiferença geral q vem dessa e de outras pessoas q um dia eu ajudei e hj, apesar de eu pedir ajuda, sequer falam cmg.. me sinto presa em uma realidade absurda onde ngm me ouve e eu tenho q fingir um personagem ridículo de uma história q n é a minha. Tudo oq eu era hoje se perdeu e meu emprego atual e as situações sufocantes q acontecem ali reforçam minha baixa auto estima e me paralisam frente a tudo isso..

A melhor resposta 7 JUN 2021

Olá Luana! Percebo que você parece que se deixou um pouco, mas posso lhe ajudar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 JUN 2021

Olá Luana! Grato por escrever. Será que você está se colocando como relevante para si mesma? Esse é o primeiro e necessário passo.
Pelo seu relato você apresenta construções de vínculos, histórias de trocas. Certamente você precisar reorganizar o amor próprio, precisa temperar as trocas sociais nos diversos papeis: conhecidos, colegas, amigos, estudo, trabalho, lazer, reflexão, observação, degustação, etc.
Veja nossos perfis, escolha um psicólogo, venha com menta aberta, persistência, disciplina, para uma caminhada científica, para que possa resgatar possibilidades, ver novas possibilidades, criar e desenvolver novas possibilidades.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - O Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene ,distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.