Por que eu me sinto esquecida e irrelevante para as pessoas?

Feita por >Be · 30 abr 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá eu tenho 19 anos e esse ano faço 20 mas n me sinto uma pessoa adulta.. sempre fui tímida e reservada mas n foi por escolha própria...as pessoas n me dão espaço na vida delas. Na escola sempre fui a pessoa q era solitária e fingia q era normal, debruçava sobre a mesa e fingia q eu estava dormindo, mas na vdd eu só fazia isso porq eu sabia q ninguém ia vir falar cmg, via vários colegas de classe conversando e se divertindo e eu na solidão e sozinha. Sei q isso pode parecer uma bobeira pra quem lê pois era coisa de adolescente mas acontece isso cmg até hj em tudo e em todo lugar q eu vou. Fui ao casamento da minha tia q não via a muitos anos e n havia ninguém tendo afeto cmg querendo me abraçar ou tirar fotos cmg de recordação, sentei na mesa e comecei a chorar sem parar meus pais tiveram q me levar embora, foi uma mágoa profunda. Em um lugar q eu vi tantas pessoas felizes e conversando eu me vi totalmente esquecida, irrelevante, uma pessoa q n faz diferença.(Só n me sinto assim com meus pais e irmãos).. Eu tenho muito amor pra dar mas n tenho pessoas pra isso, fico sozinha e estou me acostumando a ser solitária msm tendo pessoas ao meu redor. Evito ir em festas porq eu sei q vou ter o msm sentimento( na vdd n é "sentimento", realmente eu sou irrelevante) q eu tive no casamento, me pego tendo pensamentos de ficar bêbada para eu esquecer q n faço importância e assim por algumas horas n me sentir vazia,solitária e desnecessária. Consigo conviver com isso no meu dia a dia mas queria q isso mudasse pois não faz bem pra mim,n tenho relacionamentos com as pessoas. Alguém me ajuda por favor?? Tenho medo da solidão apesar de já estar completamente nela

A melhor resposta 1 MAI 2020

Olá Be! Grato por participar. Cada ser humano é único, maravilhosamente complexo, com potenciais e possibilidades que, para serem reveladas, demandam a vida toda, mesmo assim, ninguém que tenha vivida cem anos, conseguiu viver e experimentar todas as suas possibilidades. Nós somos naturalmente cheios de graça. Certamente a timidez, gera algum desconforto, mas com o amadurecimento e aprendizado para lidar com ela, a mesma se revela uma qualidade, em vez de um problema. Todos os seres humanos são carentes, todos querem ser amados, observados, admirados. Todos sentem falta de companhia e conexão. Considere essa verdade, foque cada momento e energia sua, no ato de viver e interagir, naturalmente você será objeto de interesse das pessoas. Centre em você o fazer coisas construtivas, socialmente significativas, éticas, certamente o resultado virá. Perceba que, pelo seu relato, você toma a iniciativa de dificultar a troca com as outras pessoas, prevendo machucados. Na interação, machucados são inevitáveis, mas na solidão machucados são constantes e certeiros. Você verá que doem muito menos os machucados decorrentes do esforço por interagir, do que os machucados decorrentes de evitar a interação. Será muito enriquecedor você poder contar, com persistência, com a ajuda técnico-científica de um um psicólogo. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma vida vale toda a vida!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

2 JUN 2022

Olá Be.
Não são as pessoas que nos dão espaço, somos nós que o conquistamos. e para conquistar algo precisamos nos perguntar: "Como?", ou seja se pergunte como conseguir aquilo que desejo: amigos, trabalho, vida social. Evitar lugares e pessoas é muito bom para continuar evitando e não aprendendo. É no enfrentamento das situações que descobrimos nosso potencial e como fazer diferente, quanto mais se evita uma situação, menos saberá lidar com ela. Se não conversar com as pessoas como saberá fazer isso, só se aprende fazendo, terá erros, mas terá acertos também.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 MAI 2020

Boa tarde Be, as dificuldades fazem parte da vida e em qualquer idade pode surgir questões que nos afligem, sugiro que procure a ajuda de uma terapeuta para conversar sobre todas essas questões, as dificuldades de socializar com outras pessoas e, a percepção que tem de si mesma, pois seu sofrimento não te deixa enxergar outras possibilidades e o potencial que você tem, está se cobrando demais, relaxe e pense em como você pode mudar, procure fazer coisas que gosta, se permita e permita que as pessoas conheçam a pessoa que tem muito amor para dá.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

1 MAI 2020

Olá.
Pensando um pouco sobre o seu relato, desejo perguntar a você como de fato você se enxerga? e, como acredita que a forma como se vê é a a forma como os outros a enxergam?
Muitas vezes tendemos a criar imagens, representações sobre nós e sobre o mundo que não correspondem necessariamente a realidade, muitas vezes são fantasias, medos e inseguranças pessoais.
Pense um pouco sobre isso... será que você não está se “isolando” por insegurança ou por se sentir antecipadamente irrelevante diante do outro?
Olhe ao redor e analise com um pouco mais de delicadeza, e se permita ser percebida e se perceber também. Recomendo que busque um acompanhamento e acolhimento psicológico com um psicólogo(a), isso poderá ajudar você a desenvolver recursos e novas percepções, e possivelmente lidar de outra maneira com suas emoções.
Um abraço, fique bem e se cuide.

Psicóloga Letícia D. Okamoto Psicólogo em Ribeirão Preto