Por que sou tão esquecida pelas pessoas?

Feita por >Mirelle · 9 mai 2023 Abordagem psicológica

Me sinto muito sozinha, minha cunhada sempre faz bolo para os mais próximos, amigos, fez bolo para minha sogra, meu cunhado, para sua filha, e o meu aniversário simplismente passou em branco, nem meu namorado me deu um bolinho, sei que pode parecer besteira é so um aniversario mas de qualquer forma mexe com nosso sentimento e eu me sinto triste e esquecida

A melhor resposta 12 MAI 2023

Olá, Mirelle!
É compreensível que você se sinta triste e esquecida por não ter recebido um bolo no seu aniversário. Isso pode ter ativado em você sentimentos de rejeição e de não ser valorizada pelos outros. É importante que você entenda que essa falta de reconhecimento não significa necessariamente que as pessoas não se importam com você ou não te amem.
Na psicanálise, é comum se trabalhar com a ideia de que nossos sentimentos estão ligados às nossas experiências passadas, e pode ser útil refletir se há alguma situação do passado que pode estar influenciando suas emoções atuais. Talvez existam outras ocasiões em que você se sentiu ignorada ou menosprezada, e isso possa estar afetando a forma como você se sente agora.
Além disso, é importante que você se comunique com as pessoas ao seu redor e expresse seus sentimentos de maneira clara e assertiva. Muitas vezes, as pessoas não percebem que suas ações podem ter um impacto negativo sobre os outros, e é necessário que haja uma conversa para que isso fique claro.
Também é importante lembrar que nossos sentimentos são legítimos e merecem ser validados. É normal se sentir triste e desvalorizada em situações como essa, mas é importante que você não se deixe afundar nesses sentimentos e procure maneiras de se cuidar e de se sentir valorizada e amada, mesmo que isso signifique fazer algo por si mesma.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

11 MAI 2023

Olá Mirelle.
Realmente não é fácil se sentir "esquecida" como você disse. Não parece uma "besteira" como foi nomeado por você, diz de suas emoções frente a situação onde se sentiu deixada de lado. Para que possa lidar melhor com situações onde se sinta dessa maneira, seria interessante iniciar uma conversa com um profissional psi, para que possa entender com mais clareza o que acontece em seus relacionamentos interpessoais. A solidão é algo que todos nós experimentamos em certa medida, mas quando nos sentimos sozinhos mesmo com a presença de pessoas ao seu redor é necessário olhar para dentro de si e analisar o que te faz sentir-se dessa maneira.
Um abraço.

Raiany de Oliveira Silva Psicólogo em Belo Horizonte

9 respostas

10 MAI 2023

Olá Mirelle

Imagino como tem sido difícil pra você se sentir assim. Não existe uma forma única de lidar com essas questões. Outro ponto importante é lembrarmos que o que diz respeito ao outro infelizmente não está no nosso controle como gostaríamos, mas um processo terapêutico poderá te ajudar a pensar sobre o que você pode fazer com esses sentimentos e como lidar com tudo isso da melhor forma possível.

Busque ajuda de um profissional para te auxiliar neste processo.

Raquel Carvalho Vicente Psicólogo em Diadema

10 respostas

10 MAI 2023

Olá Mirelle! Obrigado por se manifestar. De certa forma podemos dizer que colhemos o que plantamos. Também podemos dizer que respostas bem construídas exigem avaliações aprofundadas. As pessoas em geral, estão tão ocupadas com seu mundo interno (altamente rico e complexo), que não estão atentas para nossas existências.
Permita a um de nós, psicólogos, te ajudar cientificamente, para que você construa, não somente a resposta para tua pergunta, mas que que construa formas de se modificar e sentir-se importante e lembrada.
Cada ser humano é único, rico, raro, cheio de possibilidades e espontaneidades. Você também. Basta viver espontânea, harmônica consigo mesma, natural, que as coisas melhoraram.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8699 respostas

10 MAI 2023

Olá Mirella! Entendo seus sentimentos, como se todos receberem atenção e dedicação e você não... Importante que você esteja olhando para este mecanismo de afeto que acontece com você. Importante sempre olharmos primeiro para nós mesmos e depois para o que está fora de nós, para o equilíbrio das forças entre dar e receber , a vida tem uma reatividade natural, quando não estamos recebendo o que queremos da vida e das pessoas devemos nos perguntar ... O que eu faço , como me comporto, como reajo, como comunico para os outros quem eu sou, o que quero, o que gosto, o que espero receber. Teremos retorno de tudo na vida , conforme nossa postura diante da vida. Pense em buscar orientação e auxílio de profissionais da psicologia no seu processo de auto conhecimento e desenvolvimento pessoal, com certeza quanto mais confiante você se sentir diante de sua vida e nas suas relações afetivas , maior será a sua Sustentabilidade emocional. Abraço

Pollyane Lattmann Psicólogo em Balneário Camboriú