Como não ser tão afetado por outras pessoas? Saber esquecer e seguir em frente?

Feita por >Coração Aflito · 25 abr 2021 Desenvolvimento pessoal

A vida toda fui extremamente passivo perante a maioria das situações, acostumado a "engolir sapos". Tenho 44 e há uns 5 anos passei por situações complicadíssimas (minha mãe perdeu a lucidez, houve mil problemas com ela, depois caiu na cama e eu cuidei dela sozinho esses anos), tive que abandonar o trabalho, amigos e todos os outros aspectos da minha vida. Ela faleceu há um ano. Hoje, não sei por que, alguns fatos da minha vida voltaram para me assombrar. Eu fico extremamente nervoso, irritado, inúmeras vezes ao dia. De repente me lembro de alguma situação que vivi na infância, adolescência ou mesmo algo mais recente e quando dou por mim já estou aos berros, sozinho, respondendo àquela situação.. Isto acontece inclusive de madrugada (tenho insônia) e depois fico preocupado com os vizinhos, que com certeza escutam os gritos. Parecem pensamentos de ocorrências sem importância nenhuma, mas na hora me deixam extremamente nervoso. Depois de anotar meus pensamentos aleatórios por uma semana, cheguei à conclusão de que aqueles que me afetam têm uma coisa em comum: situações em que eu achei que fiz papel de "trouxa", em maior ou menor grau. E, para piorar, tenho ficado igualmente com raiva nas discussões que tenho com amigos - ou mesmo estranhos. Pode ser sobre cachorros ou sabonete, não aceito estar errado ou perder uma discussão. Acabo sendo agressivo com o tom e com as palavras. Mas não queria ser tão intolerante, nem estourar tanto. Já tomei um controlador de humor, mas não me ajudou. O que eu faço? Não aguento mais passar tanta raiva o dia todo.

A melhor resposta 7 JUL 2022

Olá...
Você está se sentindo fora de rumo, como se estivesse percorrendo um caminho que não é teu. E a raiva que sente é por ter estado todo este tempo tendo que fazer coisas, bem como você colocou, fazendo o papel de “trouxa” se sente enganado.
Estás perfeitamente correto nesta constatação e te parabenizo pela iniciativa de anotar teus “pensamentos aleatórios”.
Este é o resultado de ter vivido até agora para satisfazer os outros, hipotecou a sua vontade, os seus interesses para “ter que fazer” outras coisas, e você não se deu conta.
Quem é você? De onde você veio? Nasceu para fazer o que? Qual o seu objetivo de vida? Como se enxerga? ... estes dados são importantes para você iniciar agora a busca de ti mesmo, compreender a própria vida e buscar soluções para ti mesmo.
Você não veio aqui para ser bom para os outros, veio para ser bom para si mesmo, veio para se realizar e ser feliz. Ok se as circunstâncias exigiram isso de você, não tinha esta consciência... agora passa a ter e isso muda a sua realidade. A partir de agora, você passa a ser construtor de ti mesmo. Durante este tempo você sufocou a sua inteligência natural (todos tem) e a substituiu pela intelectualidade, pelo que os pais e a escola te ensinaram, pelo que as crenças, religião, cultura impôs... o resultado é o que você está experimentando: vazio interior, vida sem sentido, ansiedade... e não serão os remédios que vão resolver, mas sim a tomada de consciência e a mudança que terá que fazer.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio... uso para aprender a ser dono da sua vida e não escravo do seu emocional.
O que sente, é apenas os gritos da sua alma que clama para que faça alguma coisa em prol de ti mesmo... é como uma panela de pressão, não cessa de chiar enquanto a vida está em ti... ou realiza o que a vida exige de ti ou então você explode em doenças e se auto destrói. Não estou te assustando não. É isso que vai acontecer.
Portanto inicie Psicoterapia para compreender toda esta realidade e iniciar a tua caminhada. Tão logo inicie, vai começar a mudar a tua realidade externa e tua paz interior.