O que fazer quando a gente sente que não pode fazer nada?

Feita por >Anónima · 4 abr 2022 Desenvolvimento pessoal

Eu m sinto initil incapaz d fazer coisas novas medo d errar , tenho 32 anos nao tenho profissão nenhuma so sei ser mae e dona d casa , nao sei nem dirigir nao sei nada tem dias q isso m sufoca

A melhor resposta 5 ABR 2022

Boa tarde. Vc precisa fazer um tratamento para melhorar sua auto estima e auto confiança. A terapia vai te fazer bem.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 ABR 2022

Oi Anonima, não tem problema, aprenda sobre as coisas novas, estude e se forme para ter uma profissão, faça uma autoescola e estude para as provas teóricas e práticas, aprenda o que não sabe, pratique o que já sabe e aprenda com o que virá a partir de entao. O medo de nao saber é sempre superado quando se alcança um certo nivel de conhecimento ou de habilidade, e isso está aí pra você ir atras. Conte comigo se quiser um acompanhamento nesta jornada. Abraço

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

14 ABR 2022

Boa noite,
O fato de você ter percebido, já é o começo. Dar-se conta do seu estado atual, te levará a mudanças incriveis.

João Auricélio Sousa da Silva Psicólogo Psicólogo em Rio Branco

1 resposta

7 ABR 2022

Boa noite

Ser mãe e dona de casa já te deixa capaz para enfrentar inúmeras situações na vida diária, agora quanto a ter uma profissão, dirigir automóvel posso te dizer que é planejamento, hoje em dia existe muitas dificuldades, contudo por outro lado as facilidades vem sendo múltiplas basta você querer investir tempo em você mesma, nos seus sonhos, no que você quer mudar em sua vida, fazer planejamento, sendo assim sugiro que procure fazer terapia para ajudá-la com essas questões. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

5 ABR 2022

Pessoas que se sentem incapazes, sem motivos reais, frequentemente assumem uma crença para si que não conseguiram executar nenhuma tarefa ou aceitar qualquer desafio.
A insegurança pode surgir e agir como função para o complexo de inferioridade e com isso desenvolver ansiedade ou depressão, condições que trazem o sentimento de incapacidade.
É possível perceber insegurança em situações rotineiras e em que a pessoa tem total conhecimento. Esse sentimento de incapacidade vem da crença frequente de “dizer que não sabe” ou “que não conseguirá”.
Sem contar a excessiva preocupação que sente nos que os outros acham ou pensam, na reação das outras pessoas e principalmente, no medo de ser ela mesma, de expor sua opinião e de se impor aos outros.
Esses sentimentos escondem vários medos como de rejeição, de nada dar certo de ser você mesma.
Sugiro que você busque auxilio profissional de psicólogos pois eles possuem ferramentas necessárias para buscar dentro da pessoa através do processo de psicoterapia o que a levou a acreditar nessa incapacidade e como você pode se desvencilhar de suas crenças, passando a se sentir capaz e claro, mais feliz.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

5 ABR 2022

Importante uma coisa: voce descobrir o que gosta de fazer.
Se voce nasceu para ser ser mãe e cuidar de uma casa, está bem! E faça isso bem feito e sinta-se feliz. Cuidar de uma casa também é um serviço, e tem poucas pessoas que sabem administrar bem de uma casa e não precisa de estudo e sim de sensibilidade, de sabedoria natural. Portanto, vejo que voce é infeliz, não por ti mesma, mas de tanto ouvir os outros que voce não sabe nada!
Voce tem que parar de ouvir os outros. Descubra seu talento, todos nós temos pelo menos um talento que é a ferramenta que trouxemos quando nascemos que serve para ser feliz e conquistar o nosso sustento. Isto te dá segurança e confiança em si mesma. Depois, pode ir avançando conforme descobre mais coisas que pode fazer.

5817 respostas

5 ABR 2022

Olá Anónima! Grato por perguntar. Acontece que tua pergunta indica uma resposta. Esse resposta decorre de teu estado emocional e não a razão: "quando a gente sente que não pode fazer nada". Emoções fazem ver e avaliar as coisas de forma distorcida. Certamente saber ser mãe é uma atribuição de primeira grandeza. Conduz crianças, adolescentes e jovens para uma vida harmônica, ética, saudável, respeitosa no convívio, integrada ao melhor da cultura. Também uma boa dona de casa tem qualidades que precisam muito ser valorizadas.
Sei que não são esses as questões centrais que você quer refletir. Você quer ousar viver aprendizados, assimilações de novos saberes, que te façam sentir-se como quem está evoluindo. Dirigir, Inglês, Redação, Matemática, Teatro, esporte, viagens, plantas, História, Geografia, Biologia, Química, Música, Dança, Grupo de Serviços, etc. Misturei diversas frentes de aprendizagem, para conectar aprendizagem com estudo e vivência.
Será bom te ouvir mais detalhadamente para ponderar rotina de vida sentida por você, como mais produtiva, saber configuração familiar, tuas metas, sonhos e planos.
Estarei a disposição para tanto.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Reconsidere a máscara! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

5 ABR 2022

O novo pode assustar. Mas ele só deixará de ser novo quando você começar a fazer e com o tempo será o velho. O primeiro passo é o mais difícil, exige coragem, ânimo, foco e atitude. Superar o que te impede de tomar a primeira atitude pode ser uma tarefa demorada. Mas compreendendo o que te impede e analisando formas de superar isso, pode traçar um plano de desenvolvimento e aos poucos ir adquirindo novas habilidades, as primeiras tem que ser internas, no âmbito da emoção e dos pensamentos.

Danielle Rodrigues Bertolini Psicóloga Psicólogo em São José do Rio Preto

5 respostas

5 ABR 2022

Muito jovem! O que precisa é trabalhar seu medo. É favorecer seu cérebro a processar as informações que não consegue elaborar. Entre elas, os medos. Procure fazer a psicoterapia. Boa sorte!

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

5 ABR 2022

Você é muito jovem e pode conquistar muitas realizações em sua vida.
O medo realmente limita e torna-se necessário investigar a origem desse medo que te impede de crescer e fluir em sua vida.
Uma terapia pode ajuda-la a sair dessa prisão e leva-la a se conhecer melhor e reconhecer sua verdadeira identidade.

Ana Lúcia Vieira Psicólogo em Uberaba

20 respostas

5 ABR 2022

Boa noite Anônima
Tu tens capacidade de realizar teus sonhos uns mais rápidos outros nem tanto.
Talvez precise melhorar tua autoestima e auto confiança.
A terapia irá te ajudar.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

5 ABR 2022

Olá, Querida!
Primeiramente, observe quantas coisas você faz como mãe é dona de casa! Não é nada fácil cumprir com essas tarefas!
.
Mas se tu tem interesse em aprender ou desenvolver novas habilidades, isso é muito legal!
.
Você pode fazer isso através de cursos (em escolas especializadas, universidades, pela própria prefeitura…).
.
Se ainda não sabe o que gostaria de aprender, pense em coisas que tu gosta de fazer ou que gostaria de fazer e pesquise sobre essa área.
.
Você pode utilizar o próprio YouTube para isso. Lá existem vários tipos de tutoriais para quase tudo!
.
Mas não aqueça de valorizar o que tu já é e o que tu já faz!
.
Espero que fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

5 ABR 2022

Oi!
Você está se rebaixando muito! Ser mãe e dona de casa é muita coisa! Você só deve estar travada por medo de errar e por acreditar que não consegue, mas você consegue sim! Tudo o que se predispor a fazer, você é capaz de fazer!

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte