Nunca termino nada do que começo e nem consigo me concentrar, o que seria?

Feita por >adyson · 14 out 2022 Dificuldades de aprendizagem

Já tive crises de ansiedade severas em 2018, consegui controlar e de lá para cá não senti nenhum dos sintomas. Porém, venho percebendo que simplesmente não consigo terminar nada do que começo e se começo acabo fazendo muitas coisas e ao mesmo tempo nada, além da falta de concentração e de embaralhar as palavras ao escrever ou digitar. Livros? Nem tento ler, parece que as letras se embaralham e eu vou pulando até a parte principal.

A melhor resposta 18 OUT 2022

Adyson,
As causas podem ser várias: falta de concentração, falta de disciplina, falta de foco, falta de identificar seu objetivo de vida.
Faz qualquer coisa porque precisa fazer, estuda porque todos estudam; seu verdadeiro objetivo pode ser extremamente prático, e só buscar conhecimento quando precisar. Nossa cultura, nosso sistema não está focando o desenvolvimento, está apenas querendo adaptar as pessoas ao sistema; o sistema quer que voce seja adaptado à família, ao social, às crenças...
Descubra a si mesmo, certifique-se de acordo com as coordenadas da vida e aprenda a usar o sistema em seu benefício.
Através da Psicoterapia pode conseguir isso.
Abraços

5899 respostas

18 OUT 2022

oi! se vc precisar de ajuda é só entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 OUT 2022

Olá Adyson,
É preciso fazer uma avaliação para afirmar o que está acontecendo e o que está causando a falta de concentração e foco.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

15 OUT 2022

Olá Adyson.
Pelo relato você tem déficit de atenção. Tem crescido muito essa queixa em adultos.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar desatenção e poder treinar o cérebro em focar no que interessa.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

670 respostas

15 OUT 2022

Olá Adyson! Obrigado por escrever. Você tem razão. Está descrevendo a ansiedade de maneira bem adequada. Você vive como se fosse um devedor de enorme dívida que quer a todo custo pagar, ficando tão nervoso, que não consegue concentrar em uma coisa, já pula para outra, e, ao repetir isso, trás o processo para etapa anterior, de tal forma que antecipa o sofrimento e nem começa. Você precisa reorganizar a cabeça e as ações. Nós, psicólogos, estamos a disposição para te ajudar nisso.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.