Não tô tão ansiosa com a chegada do bebê

Feita por >carol · 4 jul 2017 Terapia familiar

Parece q eh só eu q não tô ansiosa com a chegada do bebê, sou mãe de primeira viagem e tô fazendo d tudo p segurar ele por mais dias, amanhã eh meu aniversário e queria q ele nascesse uns dias depois, meu tampão já tá saindo a um tempo, ando com mta dificuldade até p levantar, meu corpo anda mto inchado não sei se aguento por mto tempo mais, mas me assusta a ideia de ter um bebê e ele depender de mim a vida toda, até com visitas me irrito, sempre fui uma pessoa de me isolar, as pessoas me irritam sempre, nunca consegui conviver com ninguém, tenho mto medo de perder a cabeça ou me irritar com o bebe

A melhor resposta 5 JUL 2017

Olá Carol, boa tarde. Se eu não estiver enganada, observei que você já escreveu algumas perguntas sobre vários problemas enfrentados nos últimos tempos, como morte em família, solidão, sentimento de inferioridade, perda dos pais muito cedo, envolvimento com uma pessoa por quem você não tem um sentimento forte, enfim, seu caso é muito complexo, porque não se trata de um problema focal e momentâneo, mas houve uma construção longa e amarga em uma curta trajetória de vida, um percurso de perdas graves e profundas. Suas perguntas recorrentes refletem um pedido de socorro, uma angústia profunda que se não for trabalhada a tempo podem levar a um estado grave de desenvolvimento de transtornos diversos que por sua vez trazem consequências difíceis de serem revertidas com o tempo e ainda serem transferidas ao teu filho; essa criança que você carrega é um reflexo de você e da vida que você escolher para viver, assim torna-se imprescindível e urgente a procura de um terapeuta para ajuda-la o quanto antes a reconstruir sua vida em bases sólidas e duradouras de harmonia e bem-estar, você não estará “gastando” ou “perdendo” dinheiro (como você já relatou que tem problemas em gastar mesmo tendo uma boa reserva deixada pela sua família), mas será um investimento no seu futuro em nível emocional, físico e pessoal, e isso não tem preço.
Nunca é tarde para mudarmos e viver a vida de uma forma agradável.
Espero profundamente que você consiga reverter essa situação.

Um grande beijo em seu coração.

Giseli

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

5 JUL 2017

Olá Carol!
É fundamental que você busque apoio psicológico para dividir tais questões.
Pelo seu pequeno relato você teme muito perder o controle, e está tentando controlar ao máximo este parto. Mudanças drásticas geram inúmeros medos e compartilhá-los com alguém será fundamental para lidar com eles e sentir-se mais confiante para a maternidade.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

5 JUL 2017

Olà Carol, è perfeitamente compreensivo esse seu sentimento de não está ansiosa pelo nascimento do bebê, até porque ser mãe não tem um curso de aperfeiçoamento, e essa habilidade só se aprende no dia-a-dia com a experiência prática e é sempre uma incógnita para a mãe esse pensamento de se dará conta ou não de um ser tão frágil quando nascer e depender em todos os sentidos de você para sobreviver.

A sociedade também exerce muita pressão na mulher desde o início da gestação e não compreende que por trás da gestante existe uma pessoa que perdeu a sua identidade porque passa a ser chamada de buchudinha, de mãezinha perdendo assim o seu nome de batismo, perde a sua autonomia sobre o seu corpo e sua saúde, muda tudo no aspecto visual do corpo e nem sempre a mulher está preparada emocionalmente para tantas mudanças. A atenção de todas as pessoas é para o feto como se você se apagasse como pessoa, logo toda essa situação influencia no processo de angústia e medo, de insegurança e desamparo social. Porque você é uma pessoas que já existia antes de ser uma gestante, e isso não quer dizer que você não seja uma pessoa normal e sim que você está precisando ser vista e amada como uma pessoa além de uma gestante, principalmente quando se é tímida, você está tendo o seu espaço de individualidade invadido pela pressão dos familiares e sociedade, você está certíssima, não há nada de errado com você, seria bom procurar um psicólogo que escute essas suas angústias agora e após o parto para que você não sofra tanto com a situação nova de mudança na sua vida quando o bebê nascer, se você morar em Recife terei o maior prazer em te ajudar numa psicoterapia, pois trabalho com mulheres que estão gestantes e que são mães que tiveram bebês recentemente (puérperas).
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

5 JUL 2017

Olá Carol,
A chegada de um bebê sempre pode trazer medos e ansiedades quanto às mudanças que o acompanham. Ao que parece, em seu relato, você se diz não ansiosa porque teme tudo o que pode ocorrer quando o seu bebê nascer. É normal se sentir assim, principalmente por ser seu primeiro filho, busque estar perto de sua família e amigos, dividir suas aflições e receber o apoio que você merece.
Procure pensar em sua saúde e na do seu bebê também, quando ele estiver pronto, irá nascer, e com ele uma nova você também irá nascer, a mãe que existe em você. Existem grupos de mães nesta mesma fase que você, que também podem te auxiliar neste momento.
Procurar psicoterapia também pode te ajudar a se adaptar com as mudanças e aflições com a chegada de uma criança, ter um filho pode não ser um mar de rosas, mas também irá te trazer muitas alegrias.

Lana Andrade Psicólogo em Salvador