Porque é tão doloroso?

Feita por >Sintosaudades · 27 out 2022 Abordagem psicológica

Olá, acabei de perder a mulher da minha vida. A mulher que convivi 8 anos, dediquei toda minha vida a ela, sempre coloquei ela em primeiro. Tenho 27 anos e ela 24, nos conhecemos bem jovens, tivemos altos e baixos, mas conseguimos passar por tudo aquilo, relacionamento é assim. Ela sempre me cobrou coisas simples, como: Estude, faça cursos, faça sua cirurgia de Varicocele, e nunca fiz nada disso, eu sempre falava: vou fazer amor calma…
Mas há 6 meses ela terminou seu curso, ah 3 meses arrumou um trabalho, e quando entrou nesse trabalho senti uma mudança nela, esfriou bastante. Mas para mim estava tudo bem, coisas de gente que trabalhou e cansou, assim eu pensava. E eu ali, dedicando tudo por ela, amando ela como não se fosse houver amanhã.
E agora ela quis terminar comigo, disse pra mim que não queria mais, que abusou a rotina, que não fiz nada oque ela pediu, que atrasei ela em vários sentidos. Hoje estou sem ela, e está sendo muito difícil, não consigo comer, não consigo interagir, não quero beber e nem sair, só quero ficar deitado na deprê. Não tiro ela da mente, já acordo pensando nela, a gente morava juntos a 2 anos, noivos, somos lindos juntos, todo mundo que nos via, ficavam admirados com nós, pq éramos um casalzão. Mas estou sem chão, ela pediu tempo, depois fiquei indo a casa dela, tentando alguma coisa, implorando para que voltasse comigo, aquela coisa de se vitimizar.
Eu vejo ela ainda, e quando a vejo, quero abraçar e beijar, pq ela era a minha melhor amiga, minha esposa, meu tudo.
Eu não sei oque fazer, só queria que tudo isso acabasse de uma vez por todas, amo demais essa menina, acho que tô ficando louco.

A melhor resposta 5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 OUT 2022

Olá Henrique...
Entendo a situaçao que está vivendo e nesse momento; precisa processar este acontecimento, apenas analisar sem julgar nada, não julgar a ti mesmo e nem a ela, simplesmente perceber.
Só há uma coisa que pode fazer e que resolve: focar em si mesmo, fazer o que deve fazer, não necessariamente o que ela te disse, mas o que voce realmente quer fazer para ser a pessoa que voce quer ser.
Não de ser o Henrique que ela gostaria que voce fosse; de ser o Henrique que voce quer ser.
Em outras palavras, de ser aquela pessoa que tem orgulho de ser.
Nada é por acaso e o que tiver que ser, será. Se voces eram feitos um para o outro, pode acontecer de voces se reaproximarem.
Porém então, voce será uma outra pessoa; uma pessoa que encontrou seu rumo, seu foco, sua direção.
Isso te trará segurança em si mesmo, orgulho de si mesmo e ela sentirá sua segurança e se sentirá protegida.
Se ela foi e não voltar mais, aceite e siga adiante, foi porque ela não era para você.
Há muitas possibilidades; as conexões se dão por frequência e a única garantia que tem é voce ser voce, forte, confiante, decidido.
Se necessitar, faça Psicoterapia para realmente saber quem é voce, qual a sua verdadeira identidade, qual o seu objetivo de vida, como se enxerga, como a sua mente funciona.
Precisa recuperar a sua inteligência, voce a substituiu por ter que aceitar o que os outros impunham.
O Henrique que está aí, talvez não seja o que voce quer para si mesmo; seja o que os outros queriam.
Abraços

5826 respostas

28 OUT 2022

Olá Sintosaudades! A maior parte das relações razoavelmente duradouras, quando terminam, terminam assim. Você não será amado por ela ou por outra pessoa, se não se cuidar, se não se colocar maior do que o namoro perdido. É preciso cuidar do amor próprio. É doloroso mesmo. Precisa ser doloroso, caso contrário, não gerará amadurecimento. Você precisa recolocar o centro da tua vida, em si mesmo. Na verdade nunca devemos colocar outras pessoas ou a falta delas, acima do ato de viver com autonomia predominante. Colegas e conhecidos de encontros, regulares, éticos, saudáveis com regularidade, trabalho consistente, estudos consistentes, metas e objetivos pessoas claros e ativos, são componentes que resgatam o eixo da vida de cada pessoa.
É importante não se isolar. É necessário mover-se na realização e metas e planos autônomos.
Nós, psicólogos, poderemos ajudar com estratégias e técnicas científicas.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Resgatemos a empatia e a democracia.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional