Porque meu pai é tão negativo,possessivo?

Feita por >Gabi · 31 dez 2022 Terapia familiar

Meu pai se torna um monstro,quando o assunto se torna minha vida pessoal e relacionamentos.
Nenhuma pessoa é boa para ele. As 2 vezes que tentei namorar, ele fez da minha vida um inferno até conseguir terminar com tudo.
Agora tenho 25 anos, estou namorando e venho travando uma batalha com meu pai. Ele é tão egoísta, machista que chega assustar.
Quero continuar meu namoro, noivar, e casar para sumir de perto do meu pai.
Não aguento mais isso.
Por sinal, minha mãe se mostra super amiga, me ajuda, instrui e apoia sabe. Meu pai é o problema!
Infelizmente por ser filha única, eu sempre acompanhei ele em consultas, problemas a serem resolvidos. Mas e a minha vida?
Eu quero construir a minha vida!
Socorro, me ajudem! Eu não aguento mais!
Socorro!

A melhor resposta 2 JAN 2023

Olá Gabi.
Procure entender os motivos que seu pai atrapalha seus relacionamentos, por exemplo: será que ele é ansioso e fica pensando que não vai dar certo, e só percebe os pontos negativos do seu namorado? Este poderia ser um ponto, mas podem ser outras questões. Sabendo os motivos de tanto desconforto dele, você pode amenizar a situação trazendo luz aos medos que ele apresenta. você pode perguntar a ele do que ele tem medo, e assim tentar um diálogo explicando que sempre haverá problemas na vida e também nos relacionamentos, mas não dá pra evitar e achar que tudo será perfeito.
Por outro lado, querer casar para sair de casa, na maioria das vezes não é a melhor opção, esta opção tende a tirar a pessoa de um problema e arrumar outro.
Para entender melhor o que estou dizendo busque ajuda psicológica, neste espaço você pode ter maior entendimento de como lidar com seu pai e viver melhor, seguindo seu planejamento de se casar.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 JAN 2023

Olá Gabi! Que bom que você escreveu. Filha única aos vinte e cinco anos, vivendo essa situação com o pai, não é raro, assim como filho único, vivendo isso com a a mãe, também não é raro. De outro lado, querer namorar, noivar e casar-se para sumir de perto do pai, não é desejo original, é desejo de livrar-se do pai. Acontece que livrar-se do pai atual não garante a paz interior, nem evita a possível descoberta de que fugindo de um problema, pode-se, sem saber, entrar em outro problema maior. Certamente seu pai gosta muito de você, quer te proteger, mas encontra-se, segundo seu relato, imaturo para lidar com tua idade e etapa de vida. Há muitas formas para construir caminhos que respeitem a tua maturação e busca de autonomia, ao mesmo tempo, que tragam seu pai, para posturas mais razoáveis, diante de uma mulher de vinte e cinco anos - filha dele.
Será muito enriquecedor você passar por uma assessoria científica de um psicólogo. Estaremos a disposição.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8790 respostas

4 JAN 2023

Gabi
Seu pai está com problemas emocionais para resolver... não está se relacionando bem com a sua mãe e está fixado em voce.
Quando a criança é pequena ela se liga afetivamente aos pais, o filho à mãe e a filha ao pai.
Seu pai se fixou em ti e por isso não aceita nenhum pretendente... voce é dele. Ele não tem esta consciência, mas é o que está no seu emocional. Por isso, os problemas com ele.
Voce precisa cortar o cordão umbilical psicológico com ele e não deixar que ele interfira na sua vida.
Pode precisar da ajuda da psicoterapia para entender todo este problema (desafio) e encaminhar a tua realização.
Sanear isso é importante porque se não resolver, pode comprometer teu casamento, as relações com o teu marido.