Porque eu tenho asco do meu pai?

Feita por >acústica · 13 nov 2020 Terapia familiar

Olá , eu tenho 18 anos e nunca tive uma relação saudável com meu pai, minha mãe disse que quando eu era criança eu amava muito meu pai e que eu era um grude com ele . Hoje , eu tenho muito rancor e raiva dele , eu não o suporto . Meu pai não é separado da minha mãe, mora na mesma casa com a família (eu, ela e meu irmão) meu pai nunca foi tão presente na minha vida , nunca me deu parabéns em meu aniversário , ele praticamente não parece se importar com a própria família que tem , meu pai é alcoólatra e quando eu digo que ele tem vício na bebida ele nega , meu pai também já mentiu tanto na vida que ninguém consegue acreditar nele (se ou quando fala algo que seja verdadeiro ),todo emprego que ele teve foi demitido por conta do vício alcoólico , toda madrugada ele chega bêbado , uma vez ele estando bêbado perguntou se ele é uma vergonha pra mim (essa foi a conversa mais desconfortável que eu tive com ele, passei duas noites chorando e perguntando o que ele quer de mim ) e eu menti porque meu pai está tão no fundo do poço que se eu falasse que eu acho ele uma vergonha , talvez, ele tirasse a própria vida , eu já perguntei a ele se o fato dele beber tanto é por causa de mim ,por eu não ser tão próxima a ele ...e ele disse que não é por causa disso mas também não me falou o motivo , eu perguntei se ele sabe o porque de beber tanto e falei que geralmente as pessoas bebem muito por estar desempregado , ou por outros motivos mais sérios e ele franziu a testa e olhou para o lado direito o que me fez pensar que ele não sabe nem o porque que bebe tanto , ele também já falou que a vida não o ensinou a ser um pai , enfim, todo dia ele fala que sou a princesa dele e eu sinto asco quando ele me chama de princesa, qualquer pessoa me chama de princesa e eu fico confortável mas quando é meu pai eu sinto nojo, também não consigo olhar pra ele , finjo que ele não está em casa , realmente tenho muita raiva dele e as vezes eu choro com isso , ele me deixa confusa , eu não sei o que ele quer de mim e nem o que quer da própria família , até meu irmão teve discussão com ele , minha mãe já tem crise de ansiedade por causa dele , minha mãe não suporta nem o cheiro da bebida ...ela amanhece doente e passando mal, eu já falei pra o meu pai que não me importo com o fato dele beber tanto, mas, que me preocupo porque o dinheiro que pega logo gasta com cerveja e não compra nada pra casa, quem mantém a família é meu irmão junto com minha mãe .
Eu sei que meu pai já errou muito e erra até hoje , eu o vejo como apenas uma pessoa existindo na terra ...um ser desistente e que não se importa com vida e nem se um dia ocorra de morrer por causa da bebida , meu pai já foi muito rejeitado na infância e as vezes pensei que esse fosse o motivo dele ser assim, ele acha que não é valorizado em casa , mas como ele quer ter valor se nem valoriza a família? talvez eu tenha dito coisa demais aqui e especificado menos o assunto da pergunta (acho que eu precisava desabafar) .
Queria saber o porque eu tenho asco do meu pai até pra encostar nele com um simples abraço e o porque que eu odeio e sinto nojo de quando ele me chama de princesa, as vezes tenho pesadelos horríveis em que já acordei chorando , porque nesse pesadelo ele entrava de madrugada no meu quarto e abusava sexualmente de mim a força e eu contava pra minha mãe mas ela não acreditava .
Sempre me pergunto se tenho alguma memória da qual eu não me lembro e se é por isso que tenho esses pesadelos horríveis, eu sinto como se eu tivesse algo escondido na mente em que não sei e nem me recordo .

A melhor resposta 14 NOV 2020

Olá acústica! Que bom que você escreveu. Perceba que há em sua mente um registro do conceito de pai. Você sente asco porque relaciona a expectativa de ter uma agradável vinculação com a vivência contrária associada às visualizações dele alcoolizado. Cabe colocar que o álcool vai entrando disfarçadamente na vida de muitos jovens e depois, eles não conseguem explicar os motivos. É busca de pertencer a um grupo, a forma de lidar com a vergonha, o esforço por participar de ambientes em que a maioria bebe. Geralmente a pessoa envolvida com o álcool apresenta um lado bondoso, que se mistura e confunde com o alcoolismo, gerando o destaque do alcoolismo e seus aspectos asquerosos.
Tenha calma e paciência. Agora, pelo tua própiria evolução, sem álcool, com estudo e sabedoria de vida, é bem possível que você possa lidar de forma mais abrangente com essa doença do seu pai e com a legitimidade do afeto dele por você.
Poderá ser esclarecedor e harmonizador, você passar por conduta científica conduzida por um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminente segunda onda da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência! - Amanhã teremos eleição. Um candidato bom em partido cujo deus é dinheiro, será engolido pela exploração às pessoas trabalhadoras. Escolha cientistas e outros trabalhadores como você.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8639 respostas

14 NOV 2020

B tarde Acústica. Esse seu sentimento de asco ou ódio é ruim para ambos..para vc e seu pai. Entendo q vc não o aceite pela bebida mas pense q no fundo seu pai está doente. Pq o alcoolismo é uma doença. Um vício. Dificil de largar tal como muitos outros vícios. Pq vc não tenta conversar c ele qdo estiver fora do efeito do álcool e tentar ajuda lo. Talvez vc possa fazer isso. E vc vai precisar trabalhar sentimentos como perdão... faça terapia.
Caso tenha interesse sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

14 NOV 2020

Olá Acústica,
Você não disse disse coisa demais aqui, você está no caminho certo, precisa falar.
Diante de tudo o que escreveu, é fundamental buscar ajuda com um psicólogo. Na terapia, você irá trabalhar todos esses conflitos, dúvidas e medos. Não deixe de buscar ajuda.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo