Por que sou tão sensível às notícias ruins?

Feita por >Lilian · 27 out 2020 Angústia

Não é meu único problema, mas no momento está sendo o que mais me incomoda. Tudo ta parecendo tão negativo pra mim, nao consigo confiar em ninguém , e nem ver as pessoas como boas. Eu vejo uma notícia ruim, e eu sofro muito, sofro por dias, ou ate meses. Fico pensando no que eu vi, ou o que eu li, e não consigo seguir em frente, como alguém normal, eu sofro muito. E isso me deixa infeliz, estressada, sem tolerância, sem ver as coisas boas. Afeta meu relacionamento com o pai das minhas filhas. Ele não entende isso, acha que eu posso simplesmente não ligar, mas eu nao consigo fazer isao3, é a minha mente. O que acaba eu não sendo uma pessoa 100%, uma mãe 100%, entso sofro ainda mais.
Notícias com vídeos, imagens, eu fico lembrando o tempo todo.

A melhor resposta 28 OUT 2020

Olá Lilian! Grato por escrever.Nesse momento milhares de estudantes estão estudando, muitos cozinheiros estão fazendo refeições, muitos pedreiros estão construindo casas, há médicos cuidando de pessoas, crianças brincando, adultos jogando futebol, volei, basquete, pessoas passeando, brincando com cachorro, gente sonhando com o futuro, pesquisadores descobrindo mais e mais coisas para melhorar a vida dos seres vivos (animais, pessoas, plantas, flores). Tudo isso é notícia boa, que a mídia não mostra. As pessoas reais, olho no olho, mostram.
Faça atividade fisíca, tenha contatos reais, resgate suas metas, sonhos e planos de vida, desde a menor idade que se lembrar. Veja o que pode ser atual, organizae os passos para realizar. Evite televisão telefone, internet, celular, rádio.
No contato com os vizinhos, com os amigos, com os colegas, com os conhecidos, predominam notícias boas que envolvem planos, sonhos, realizações.
Você está tão sensível porque as está alimentando.
Será mais profundo e específico, você passar por conduta científica de um psicólogo para reorganizar tua vida e identidade.
Estaremos à disposição.
Em tempos de iminência de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8699 respostas

3 NOV 2020

Bom ter o seu contato Lilian !!!

Somos seres biopsicossociais, afetados pelas necessidades do organismo, do meio ambiente e dos nossos pensamentos, gerando informações que acessam o sistema nervoso e esse irá acionar os meios para o equilíbrio desejável para a sua estabilidade.

A mente faz parte desse processo, e quando ativada de forma negativa, pode descompensar outras funções, deixando-a confusa com distúrbios perturbadores.

A procura por um profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento, em um ambiente confortável, seguro e sigiloso a sua demanda poderá ser trabalhada com apoio deste(a) profissional, a fim da busca mais assertiva para o retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

2 NOV 2020

Olá Lilian. Incialmente indicaria você se afastar destes meios de comunicação excessivas. Todos nós estamos submetidos o tempo todo à mídia e seus conteúdos. É preciso saber controlar a entrada destas informações, que em excesso podem causar danos. Agora eu indico uma psicoterapia par poder investigar e trabalhar este sentimento que te domina. Este espaço irá possibilitar um maior contato consigo mesma afim de entender a raiz deste sentimento. Com isto se tornará possível nomear e colocar as coisas nos seus devidos lugares, sem que elas invadam seu dia a dia. um abraço.

Noam Feller - Psicólogo Clínico e Acompanhante Terapêutico

Anônimo-381669 Psicólogo em São Paulo

40 respostas

27 OUT 2020

Oi Lilian,
Imagino como é dificil conviver com esse sofrimento. Acaba interferindo em todas as outras áreas da sua vida, como o sono, alimentação, pensamentos, relacionamento com sua familia. É fundamental buscar ajuda psicológica para trabalhar todos esses conflitos.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo