Por que minha mãe é tão possessiva com a minha filha?

Feita por >Bia · 6 dez 2018 Terapia familiar

Depois que tive minhas filhas, não consigo mais lidar com a minha mãe. Ela sempre foi superprotetora, deve ter algo a ver com o meu pai ter nos abandonado antes de eu nascer. Mas ela é insuportável quando está com a minha filha mais velha. Ela mima demais, passa por cima de mim, não se importa com a minha opinião muito menos com a do meu marido é trata a menina como um bebezinho. Exemplos, eu peço pra não dar besteiras antes no jantar, pq senão ela não come direito, aí ela chega na minha casa com um monte de chocolate. Esses dias tinha apresentação na escola, então ela ficou direto pra jantar e se apresentar até eu chegar, coisa normal de escola, mas minha mãe ficou na porta da escola por uma hora e meia pra ter certeza que a criança não sairia sem a gente, foi muita loucura. Ela está se intrometendo demais nas nossas vidas, está atrapalhando meu relacionamento não só com a minha filha que a ama demais e sempre que a vê o que é todos os dias chora que quer dormir na casa da vó, mas tb está atrapalhando o meu casamento, meu amrido tem os mesmo direitos e deveres que eu, mas minha mãe passa por cima da gente sempre, não respeito, não escuta. Se a menina cai no chão, pode não ter acontecido nada, mas a vó faz tanto escândalo que aí ela começa a chorar e fazer muito drama, fora que compra absolutamente tudo o que pede, mesmo eu tentando ensinar que existe data certa pra ganhar presentes caros ou se naquele dia eu não tinha o dinheiro, eu converso e minha menina entende, ela é um amor, boazinha, educada, mas aí a avó vai no dia seguinte e compra o que quer que seja. Eu tento ensinar valores, respeito, o real significado das datas, mas não adianta. Já conversei muitas vezes, já expliquei, já briguei, já tentei ignorar minha mãe e até afastar, mas ela se acha mais mãe do que eu, tenho a impressão que ela quer roubar o meu lugar. Uma vez numa briga falei pra ela pedir a guarda já que eu não sou boa o suficiente na opinião dela, eu vi os olhinhos brilhando com a ideia, e tudo o que ela respondeu foi que a criança sentiria saudade, eu morri de raiva naquela hora. Já fiz terapia uma epu e minha mãe se recusou a ir. Realmente acho que ela tem muitos problemas não resolvidos e tenta suprir alguma necessidade em cima da minha filha, mas é só com a mais velha, a mais nova ela nem liga sabe. Eu realmente não sei mais como agir com ela, preciso de uma luz pra resolver isso. Já pensei em até me mudar de cidade, mas sei que as meninas sentiram falta dos avós. Me ajudem, por favor, está insuportável. Já ouvi de outras pessoas que minha mãe se tornou uma obsessão, que até torce pra que meu casamento de errado e eu tenha que ir morar com ela pq aí ela vai ter a menina pra ela. Todo mundo vez só ela não quer enxergar o papel ridículo que faz.

A melhor resposta 6 DEZ 2018

Boa tarde Bia

Dificilmente vc descobrirá o que motivou a sua mãe a agir dessa forma, pois isso teria que ser investigado por ela em psicoterapia. Mas penso que existam razões para que vc permita que ela aja assim. Pelo seu relato me pareceu que vc fica procurando justificativas para o comportamento dela e, como também não quer afastar as crianças dela, acaba permitindo que ela tenha esses comportamentos. Mas será que vc quer mesmo colocar limites nessa relação? Ou pode existir um medo de perder o apoio que ela te fornece? Penso que não será possível manter as duas coisas. Vc terá que pensar em outras formas de obter ajuda com as crianças e também precisará estipular regras para a sua mãe se comportar. O outro age com a gente de acordo com as regras, limites e permissões que a gente fornece. Provavelmente vc não estabeleceu nenhum limite, por isso ela age dessa forma. Penso que vc terá que repensar essa relação, conversar com o seu marido sobre qual é a participação que vcs querem que ela tenha na vida de vcs e, a partir disso, definir estratégias. Não será algo fácil, pois todo um padrão de comportamento terá que ser modificado e acredito que seja de extrema importância a ajuda de um psicólogo nesse momento, para que vc identifique quais crenças estão presentes em vc, contribuindo para que vc seja tão permissiva com ela. Isso facilitará todo o processo. Procure ajuda. Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas