Porque sou tão grossa?

Feita por >Sarah · 13 jul 2023 Abordagem psicológica

então especificando essa grosseria ela é mais específica com a minha família, a maioria das vezes não é querendo!

A melhor resposta 14 JUL 2023

Boa tarde, Sarah,
É normal termos uma maneira de ser e agir com as outras pessoas, baseada na nossa visão de mundo e de relacionamento familiar. Não sei a sua idade, mas é muito comum às pessoas hoje em dia ter uma dificuldade em se socializar, seja pelo uso excessivo das redes sociais, seja por uma timidez.
Seja como for, primeiro é preciso olhar pra dentro e entender como você se sente com você mesma. Quem é a Sarah, e como ela se relaciona com ela mesma.
Todo o resto será um reflexo desta relação.
Se quiser conversar, fico à disposição. A psicoterapia pode ajudar muito nesta dificuldade de expressar o que sente.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

14 JUL 2023

Ola,

Esse seu questionamento em terapia buscaria com você saber melhor como é o seu contexto familiar, como foi a sua infância essa linha do tempo acredito que poderiam te trazer vivências que a fariam entender melhor a sua forma de agir atualmente.
Ser grossa não é um elogio e não é saudável nas relações, então você se questionar sobre isso já é um bom sinal e iniciar uma terapia seria um primeiro passo para entender suas motivações e durante o processo acredito que consiga ressignificar o que ocorre atualmente.

Ruan Pereira de Sousa Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

14 JUL 2023

Olá Sarah! Tudo bem?

Seu relato não traz informações suficientes para uma orientação aprofundada, no entanto, identifica-se que há um incômodo de sua parte referente a forma como têm se relacionado com as pessoas. Perceba que há vários fatores, os quais podem contribuir para que seja "grossa", como você mencionou. Vou citar alguns deles: comportamentos aprendidos no grupo familiar, comportamentos de defesa, gatilhos para traumas do passado, alguns transtornos psicológicos, uso de substâncias, estresse, entre outros. Ou seja, a causa da sua grosseria pode ter diversos fatores.
Se essa é uma característica sua que lhe causa sofrimento ou prejuízo em suas relações, buque ajuda de um psicólogo.

Um abraço.

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba

19 respostas

14 JUL 2023

Olá Sarah! Obrigado por perguntar. A questão que você quer resolver , defines como grossa, mas o texto apresentado é fino. Precisaremos te conhecer melhor. Em termos gerais, as pessoas não são grossas, estão grossas, porque estão reagindo a inseguranças, medos, e outros assemelhados.
Em trabalho sistemático com psicólogo, poderemos organizar entendimento e harmonização interna que te farão se modificar para melhor.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8757 respostas

14 JUL 2023

Oi Sarah! Entendo que você esteja preocupada com a maneira como tem se expressado e como isso afeta sua família. É importante lembrar que todos nós passamos por momentos em que podemos agir de forma mais brusca do que gostaríamos. A grosseria pode surgir de diferentes fontes, como o estresse, frustrações pessoais ou até mesmo uma falta de habilidades de comunicação eficazes.

Nesse sentido, é essencial praticar a autorreflexão e tentar compreender as razões por trás dessas atitudes. Identificar os gatilhos emocionais que levam à grosseria pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com essas situações de maneira mais positiva.

Além disso, lembre-se de que a comunicação interpessoal é uma habilidade que pode ser aprimorada com o tempo e a prática. Existem técnicas de comunicação assertiva e empatia que podem ajudar a expressar suas emoções de maneira mais adequada e a evitar a grosseria involuntária. Buscar apoio profissional, como um psicólogo, pode ser valioso para explorar essas questões e desenvolver habilidades de comunicação mais saudáveis.

Por fim, lembre-se de ser gentil consigo mesma. Todos cometemos erros e temos áreas em que precisamos melhorar. O importante é reconhecer esse processo de crescimento pessoal e buscar constantemente evoluir. Estou aqui para apoiá-la nessa jornada e fornecer o suporte necessário para que você possa construir relacionamentos mais saudáveis e amorosos com sua família."

Allana Araujo Psicólogo em Aracaju