Sou muito grossa e ignorante

Feita por >Allysantoos · 3 fev 2021 Habilidades sociais

Meu nome é Aline, tenho 24 anos.
Atualmente moro com a minha mãe, sou a caçula de 5 irmãos. Toda a minha vida, ouvi as pessoas falarem que sou muito séria e tímida, reconheço que sou tímida, e quando falam que sou muito séria principalmente no trabalho, costumo dizer que sou focada, porém isso tem me prejudicado, meus chefes já me perguntaram o porque eu estava desmotivada, já que sempre que passavam pela minha sala, eu estava de cara fechada, mas como eu disse, eu sou (acho) focada.
Mas o X da questão e que me trouxe até aqui, é o fato de eu ser grossa e ignorante com as pessoas, mas juro que é sem querer, quando percebo já falei ou fiz a grosseria, e aí, bom não tem mais como voltar atrás.
Na infância eu tinha amizades, hoje não tenho nenhuma, e agora eu vejo que eu era muito grossa com essas amizades, então eu sei porque se afastaram de mim.
Eu namoro há 6 anos, e o meu namorado vem sofrendo muito com isso, já que ando sendo grosseira e ignorante com ele, sem perceber. Só percebo quando ele está diferente comigo, e aí pergunto o que ocorreu e aí ele fala que fui grossa.
Minha irmã também já disse que sou grossa, no trabalho tenho um colega que é gay e é o meu melhor amigo lá, ele disse que as vezes sou grossa com ele, mas que ele já está acostumado, isso não é normal, é uma amizade abusiva.
A gota de água dessa minha grosseria, foi no domingo dia 31/1, quando fui na chácara do meu irmão com o meu namorado, na hora de ir embora meu namorado foi tirar o carro da chácara e acabou batendo o carro da mureta, eu na hora fiquei com muita raiva, ao invés de dar forças para ele e dizer que tudo ia ficar bem, eu bati palmas e disse parabéns. Desci do carro e bati e porta com força, na frente de todas que estavam ali eu disse, voce tem que prestar atenção no que você faz!
Eu magoei ele, pois como eu disse, eu deveria ter dado força pra ele, pois foi o que todos fizeram, começaram a falar pra ele ficar tranquilo porque o estrago não havia sido tão grande e não ia ficar caro pra arrumar, e eu a única que deveria ajudar, apenas juguei ele. Detalhe, ele não estava bebado nem nada, ele estava sóbrio.
Eu não sei o que fazer para mudar, já disse muitas vezes a ele que iria mudar, mas nunca consigo

A melhor resposta 4 FEV 2021

Olá Aline! Obrigado por escrever. A postura grossa é uma reação, uma defesa, que quando habitual, implica a consolidação da sensação de estar sendo ferida por estímulos externos. A timidez, de certa forma confirma isso. De outro lado, a timidez também faz ter melhor foco, ouvir melhor, mas também reprime desconfortos.
Será importante você reorganizar a tua troca social, organizar rotina que te realize, utilizar a passagem dos anos para elaborar melhor as negociações de convivência.
Na verdade você precisa organizar a harmonia interna, para que possa lidar com as pessoas e as coisas, de forma a manter o centro da serenidade dentro de si.
Certamente você será muito ajudada pela caminhada científica conduzida por um psicólogo. De sua parte você precisará apresentar persistência, mente aberta, disciplina. O psicólogo, por princípio da profissão, apresentará acolhimento, empatia, sigilo, respeito, ponderação, Ciência.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

8634 respostas

4 FEV 2021

Oi Alene
Somos escravos das nossas palavras e senhores do nosso silêncio.
Portanto, há um bom caminho para voce investir.
Pense antes de falar, é um exercício... consegue pensar... temos dois olhos para ver e uma só boca para falar e a língua está entre duas muralhas e ainda assim, consegue ludibriar o sistema de segurança...
Mas esta compulsão em falar vem de emoções bloqueadas , sofridas... precisa revisitar os fatos em que isto aconteceu que te deixaram defensiva assim.
Invista em Psicoterapia e em conhecimento de si mesma.
É superável quando voce for a dona dos teus sentimentos e emoções e não se deixaR COMANDAR PELAS EMOÇÕES.

5817 respostas

4 FEV 2021

Olá Ally, sei como se sente, nascemos com um temperamento, caracteristicas genéticas e o ambiente em que vivemos, a educação que tivemos também influencia em nossos comportamentos. Mas saiba que não conseguimos controlar nossas emoções, mas com certeza podemos mudar atitudes e comportamentos, a terapia pode te ajudar muito, isso irá te ajudar nos relacionamentos, comece já!
Estou a disposição
Carolina Ovalle - especializada em mulheres e casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo