Não sei o que sinto por ela.

Feita por >monark · 10 nov 2021 Autismo

Primeiramente, eu tenho autismo de grau um. Então, eu tenho uma pequena dificuldade para entender os sentimentos dos outros. Agora sobre meu caso: Eu não sei o que sinto por ela e nem ela sabe o que sente por mim. Nós dois já nos questionamos o que sentimos um pelo outro, porém, nenhum encontrou uma resposta. E ela sente ciúmes de mim. Toda nossa relação é on-line. Já paramos de conversar diversas vezes, só que um ou outro puxava uma conversa. Sempre sou eu que paro de conversar com ela, porque eu converso achando que ela gosta de mim e quando percebo que não gosta, eu paro. Enfim, por que nossa relação é assim? Não sabemos o que sentimos, mas sentimos ciúmes.

A melhor resposta 11 NOV 2021

Olá
O ciúmes não é sinônimo de amor, mas sim de insegurança ou posse. De medo de que alguém me tome aquilo que faz parte de mim.
Te convido a pensar do que você conhece como amor (pode ser aquele sentimento presente em outras relações, como suas amizades, por exemplo). O que tem nessas outras relações que te faz pensar que ama essas pessoas.
Talvez assim possamos diferenciar o que é amor ou não.
Não deixe de buscar um processo de terapia
Conte comigo se precisar
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

13 NOV 2021

Olá Monark,
O que voces estão sentindo não importa o nome que se dê. Se está bom, continuem. O que deverá ser, será! Não queiram conduzir o processo pela mente. Deixem o coração fazer o percurso. Voces tem sensibilidade ótima. Isto levará adiante..
Abraços

5929 respostas

11 NOV 2021

Olá Monark.
Grata por sua pergunta.
No seu relato denota que você precisa desenvolver a capacidade de se comunicar de forma positiva que é chamada de assertividade. Procure um psicólogo para desenvolver a sua comunicação. No processo terapêutico que é científico, ético e sigiloso você poderá aprender técnicas e treinamentos que ao praticar levam à interações sociais presenciais e virtuais mais adequadas e produtivas.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

11 NOV 2021

Olá Monark! Grato por citar. A partir dos dados:
- Você diz ter autismo (pode ser), mas não é contido pelo autismo. Dificuldade para entender os sentimentos dos outros, todos temos, e não é pouco;
- Você não sabendo o que sente, muito menos poderá saber o que o outro sente;
- Relações online são relações extremamente pobres, fortemente distantes do mundo real. É preciso interações reais!
A insegurança de vocês é nítida. Por isso estabelecem relações com a suposição de que controlam. Resultado: nem controlam, nem vivem a relação de forma satisfatória.
Será preciso amadurecer. Provavelmente vocês são bem jovens.
Até mais ou menos os vinte e cinco anos de idade o foco central das pessoas deve envolver preparação para o trabalho, estudos, turma de colegas e conhecidos, exercícios de aprimoramentos de várias tentativas de namoro. Só depois, amadurecidos, com direção de trabalho e turma social consolidadas, segue-se para escolha de potencial noiva, sócia, mãe de filhos, parceira para longos anos.
Estou à disposição para aprofundamentos específicos.
Abraços virtuais (em tempos de quarta onda de pandemia verdadeira, de maioria falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.