Não sei o que sinto pelo meu marido

Feita por >flavia · 12 set 2021 Terapia de casal

meu marido foi meu único namorado, nunca soube o que sentia verdadeiramente por ele, passei por situações de abusos emocionais, perda paterna, pessoas arrumando casamento para mim quando tinha 13 anos, com 14 falei de um amigo que meu irmão tinha, fantasiei muito ele na cabeça, pois mal conhecia pessoalmente direito, comecei namorar, sentia alguma atração por ele, mas não achava ele tão bonito, também me sentia envergonhada não sabia lidar com aquela situação ele 8 anos mais velho que eu. Casei com 17 anos por certa pressão da minha mãe, bom minha vida foi passando e sempre com crises de pânicos, ansiedade, fobias, e assim por diante, perdi admiração, não acho ele bonito, as vezes eu recuava de me aproximar dele, isso sempre oscilando, olhava para outros garotos, e me sentia confusa, fui criada pela minha família basicamente enclausurada dentro de casa, nunca trocava uma ideia com ninguém sobre sentimento, não tinha quase amigas e sempre minha mãe me dizia para não falar da minha vida com as pessoas, e etc.. pior sempre alguém querendo dizer o que eu deveria sentir, bom hoje tenho uma filha e não sei o que fazer com meu relacionamento, não tenho tesão, admiração e muitas vezes aquele sentimento de quando eu o conheci volta, tendo vergonha, recuando dele. penso que não existe amor se não isso não ocorria, quando penso em me separar vejo que ele é uma boa pessoa, bom pai, mas sinto que falta sentimentos da minha parte, mas também tem o medo de enfrentar a vida sozinha com uma filha e me arrepender, já fiz analise por um tempo mas parei, hoje tenho 30 anos.
As vezes gostaria de ter sentimentos por ele para não precisar enfrentar uma situação tão difícil que é a separação ainda mais quando se tem filhos.

A melhor resposta 19 SET 2021

Flávia vc precisa de terapia para entender seus sentimentos.
Abs
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

14 SET 2021

Olá Flávia, espero que esteja bem!

Pelo seu relato é possível perceber que existem passagens e questões de sua vida que precisam ser melhor elaboradas para que você possa experimentar uma melhor qualidade em seus sentimentos pessoais em relação a si própria e suas escolhas pessoais. É indicado que você inicie um processo terapêutico onde isso possa ser abordado, bem como sua relação som seu marido. A partir de um processo terapêutico é possível obter mais clareza sobre o que realmente estamos sentindo, e como podemos agir mais assertivamente para melhorar nossas questões pessoais e afetivas. De qualquer forma, não existe melhor hora para tomamos uma decisão visando nossa melhora pessoal, visando sermos mais felizes. Procuro um Psicólogo Flávia, e leve para ele essas questões que relatou aqui. Desta forma, você poderá ter bons subsídios para fazer as melhores escolhas para você! Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

13 SET 2021

Olá Flávia.
O amor não precisa ser imposto, ele é construído, e a vida "lá fora" do seu mundo pode ser uma fantasia. Mudanças podem te fazer crescer, mas tudo tem um preço, e você parece que já percebeu isso.
Você pode continuar esta relação de uma forma mais interessante ou sair dela, mas para isso é importante que primeiro tenha maior clareza, então sugiro que faça psicoterapia para abrir seu horizonte de possibilidades e tomar uma decisão mais assertiva.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

13 SET 2021

Cara Flávia,
O seu conflito é vivenciado pela maioria das pessoas que crescem apenas e vivem uma vida inteira sob a ignorância a respeito de suas próprias e suas verdadeiras identidades. Você não descobriu que em voce ha´uma pessoa com potencial para decidir por si própria e parece que o ambiente não favorececeu esse desenvolvimento para que você não precisasse do mundo para decidir sobre sua vida. Houve uma espécie de acomodação, uma zona de conforto em que você autoriza os outros a decidir por você. Torna-se necessário esse encontro com você mesma e tomar as rédeas de sua vida de acordo com suas próprias escolhas. Ficando como você está, fica desamparada, sem defesas próprias e insegura e precisando da decisão de outros.
Mas, acredite, não precisa ser assim porque não é amoroso com você viver dessa forma, sem uma identidade e sendo levada, porque esse poder está dentro de você e basta descobri-lo. Quando isto acontecer, você saberá o que será melhor para você e poderá, de forma mais consistente e madura, fazer suas próprias escolhas. Lembre-se que a vida é sua e você tem uma mente que pode usar , assim também a responsabilidade para fazer sua trajetória., sem pânico.
Boa sorte e abraços.

Ana Lúcia Vieira Psicólogo em Uberaba

20 respostas

13 SET 2021

Olá Flávia! Grato por escrever. Situações como a sua, são frequentes. É preciso trocar ideias, trocar ideias com profundidade, com matirudade, envolvendo pessoas maduras, confiáveis e éticas, assim, como retornando ao psicólogo. Falta a você convicção. Não é hora de conclusões radicais e definitivas.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma avaliação científica que contribua para o autoconhecimento, para análise mais aprofundada da realidade, para ponderar as melhores alternativas para o futuro. Cuidado com a questão da filha.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos, até de algins falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.