Não sei exatamente por que eu afasto todo mundo

Feita por >Ma · 29 out 2020 Depressão

Não tenho a mínima ideia do por que de eu afastar a todos, eu nao sei como melhorar, eu explodo facilmente e consequentemente machuco as pessoas ao meu redor.
As vezes eu acho que eu nunca vou melhorar, quase sempre eu tenho dores no peito, falta de apetite, nao sei se eu estou com algum problema psicológico... às vezes eu me olho mo espelho e não gosto do que eu vejo, me sinto sozinha constantemente, e parece que nao sou compreendida, ou talvez eu nao consiga compreender. Tem dias que eu só quero sumir, e nao sei o que fazer... ja fiz terapia, mas nao pude mais pagar... E ja nao fazia mais tanto efeito

A melhor resposta 31 OUT 2020

Olá Má.
Com relação a terapia, as vezes mudar de psicólogo pode ser bom para conhecer novos olhares, e buscar alguém que você se identifique também é importante. E se não tiver condições financeiras para os atendimentos psicológicos, saiba que existem igrejas, faculdades e instituições que tem atendimentos por preços sociais ou gratuitos.
Quanto a afastar as pessoas e explodir com facilidade pode ser que você já se sentiu muito machucada e invadida que hoje ataca até aqueles que querem o seu bem, ou são inofensivos e não querem te agredir. Para saber com clareza, é necessária o auto conhecimento, então saberá o que está acontecendo com você.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 OUT 2020

Olá Ma! Grato por escrever. Você se afasta de todo mundo, porque se afasta de si mesma, se afasta da realidade. A realidade precisa ser encarada de frente, com suas incoerências, limitações, problemas. Certamente esse afastamento e explosão são problemas psicológicos que precisam ser trabalhados. Será importante você retomar a psicoterapia. Cuidado! Psicoterapia é trabalho de longo prazo, que exige persistência, disciplina, abertura mental e envolvimento ativo.
É preciso conseguir se colocar no lugar do outro e no lugar de si mesma, sem perder a perspectiva de que todos somos únicos, ricos de possibilidades e potencialidades, mas somos também, contraditórios, falhos, limitados.
Contate um de nós e retome a psicoterapia.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminência de segunda onda da pandemia, sejaoms mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

30 OUT 2020

Olá Ma...
Esses sentimentos de raiva, "pavio curto" estão perturbando você, te deixando desconfortável com algumas situações que estão acontecendo. Além de já se sentir inconformada com sua própria imagem, sentimento de incompreensão, como se nada fizesse sentido.
Com relação a terapia, que já não fazia efeito, talvez não tivesse encontrado o profissional correto para te ajudar.
Te oriento, a novamente, buscar ajuda psicológica para compreender esses sentimentos, de onde eles veem e porquê.
Aprender a trabalhar sua autoestima e autoconhecimento, conhecendo-se melhor poderá se monitorar, evitar situações desconfortáveis e fortalecer-se emocionalmente. Buscar entender os motivos de se isolar dos outros e o sentimento de querer sumir.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste