Não existe armonia

Feita por >Francisco Paulo · 29 dez 2022 Terapia de casal

Estou num beco sem saída. Não tenho um casamento saudável. Vivo com uma pessoa que é cheia de problemas e não sei o que fazer para ter uma relação feliz e amável. Sinto falta de amor de carinho, coisas que ela da ou dava. Mas que eu não aceito receber porque ela vive me estressando e quando acontece isso eu não consigo me aproximar dela. É como uma bola de neve que vai crescendo. Eu a amo. Mas é como se eu quisesse deixar de amar. Não consigo deixar de sentir repulsa por ela, isso porque quando começo a melhorar ela cria outra nova situação de problemas comigo e isso nunca acaba. Ela já foi a psicólogos e não resolveu nada. Ninguém me chamou para saber as coisas que ela faz. E ela como me demonstra desonestidade deve ter me desenhado um monstro para o psicólogo e só. Ela teve problemas com bullying na infância ou trás algo lá de trás, tudo ela leva para o lado da ofensa. Não posso brincar com nada. Minha vida com ela não é leve. Tudo faz comparações como se precisasse mostrar ser capaz. Não posso elogiar ninguém ou fazer comparações. Só fala comigo como se eu fosse filho dela e não marido. Não há respeito. Não consigo largar pois temos 3 filhos pequenos e porque além disso sei, ou penso que a amo. Ela é linda demais aos meus olhos. Me desperta desejo o tempo inteiro. Mas não consigo mais viver assim. Me sinto mal e acho que estou definhando com esse relacionamento como está. Pareço ter depressão e uma explosão interior de sentimentos ruins, ansiedade e tudo de ruim. Não posso deixar de dizer que ela foi abusada quando criança. Não penetrada, mas abusada levemente se é que pode se considerar assim. Sou brincalhão e gosto da vida tranquila. Não consigo viver isso com ela. Se ouver crítica por menor que seja o mundo acaba. Não vê o lado bom e nem tira proveito de nada. Tenho 10 anos a mais que ela e ela me trata como uma pessoa incapaz de ajudar ou dar bons conselhos. Tudo é mal recebido. Disse que queria separar ela finge que nada aconteceu, fica quieta e deixa passar e não fala sobre aquilo, só chora e logo após isso para ela vida segue. Diz que me ama quando demonstro querer ir embora e que vai melhorar, vira um doce. Mas o tempo passa e nada muda. É mais forte que ela. Não me vejo separando dela. Eu uso isso para ver se ela muda. É como um fio de esperança em mim. Não sei o que fazer. Ela parece ter a mente doente, bipolaridade. Do nada muda o humor. Eu não consigo viver assim porque se algo fica ruim eu demoro séculos para ficar bem novamente. E assim nunca vivo porque outro problema não deixa tempo para consertar o anterior. Estou morrendo aos poucos.

A melhor resposta 2 JAN 2023

Oi, Francisco Paulo, eu acolho seus sentimentos. Sinto muito por tudo isso. Essas questões tem a ver com os traços de personalidade , que no caso de vocês, no caso dela está super na dor. A mente dela funciona assim: não suporta comparações, por não se enxergar bonita , ou buscar um padrão de perfeição, qualquer brincadeira que mexa nesse ponto, ela desaba como você diz aí. Não acredito que seja nenhum transtorno mental não, é o modo de funcionar, e você conhecer a outra pessoa, faz toda diferença. Acontece que nem você nem ela conhecem a si e nem um ao outro. Ela tem recursos incríveis mas está funcionando na dor. E você por falta de conhecimento disso, não está sabendo como lidar. Sou psicoterapeuta e com analista do caráter. Ela não gosta de errar, não sabe de fato lidar com críticas, mas é alguém com alto poder de sedução , de recursos para realizar as coisas. Estende um certo ar de superioridade quando te trata como filho, e a relação precisa ter um equilibrio, a balança tem que ser igual e não está sendo. Enfim, busquem terapia, uma terapia que faça sentido, em que ambos sejam ouvidos, afinal, casamento são dois e não um só. Estou à disposição.

Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

24 FEV 2023

Olá Francisco.
Você parece absorver muito do ambiente em que está vivendo, e parece esquecer de quem você é, do que gosta de ser e fazer. É claro que em um ambiente como este fica difícil ter flexibilidade, porém o estresse do trabalho pode também influenciar no seu humor. Quanto a sua parceira, seria importante que ela fosse em um psiquiatra, pois com medicação talvez ela consiga estabilizar o humor, o qual você comentou hora parece bem, hora não.
Se quer continuar neste relacionamento sugiro terapia de casal e individual para os dois.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar comigo que eu lhe responderei o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

Olá Francisco! Obrigado por escrever. Pelo jeito que você escreveu dá a impressão de que tanto você quanto ela estão mutuamente fechados para dialogar. Relacionamentos naturalmente desgastam. Três filhos nos permite supor alguns anos casamento, mas não geram precisão, nem dados da idade de vocês. Certamente é preciso reorganizar a harmonia. Será preciso que tanto você, quanto ela, estejam dispostos a rever atitudes de interação, recuperar harmonia. Quando você demora séculos para ficar bem novamente após acontecer algo ruim, você está se punindo duplamente. Qual o objetivo de se punir?
Como ela faria a autoavaliação?
Pelo relatado há necessidade de reorganizar as coisas com a assessoria científica de um psicólogo.
As peças do quebra-cabeças, não estão completas.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8727 respostas

31 DEZ 2022

Bom dia Francisco,

Sinto muito que esteja passando por uma situação como essa, é nítido que usou este espaço, para desabafar e espero que após esta escrita, esteja se sentindo melhor

Relacionamentos, são grandes desafios em nossas vida e precisamos aprender a lidar com eles, não é mesmo?

Diante de tudo o que você trouxe, você e vocês como casal, já pensaram em fazer terapia de casal?

Acredito que para você conseguir elucidar as coisas, seria bacana fazer terapia independente da terapia entre vocês.

A proposta da terapia é realmente conseguir organizar essa bagunça interna, separar o que é meu e o que é do outro e trazer as mudanças necessárias em cima das nossas dores, traumas e medos.

Acredito que será muito rico para você! Se quiser, entre em contato comigo e podemos conversar melhor, bater um papo para te ajudar!

Que 2023 venha com muita alegria e novidade! Feliz Ano Novo!

Anna Jessouroun Psicólogo em São Paulo

1 resposta

30 DEZ 2022

Francisco Paulo,
Voce precisa fazer Psicoterapia, precisa se recuperar, precisa sair da zona de só se queixar, de se colocar como vítima e assumir a responsabilidade sobre a sua vida.
Precisa curar tua dependência, tuas carências... está buscando nela o que ela não pode te dar.
É voce que precisa conquistar.
Nada pode fazer por ela, não tem poder algum sobre outras pessoas; elas mudam se querem mudar.
Mas tudo pode fazer por voce mesmo.

Quem é voce? Qual a sua verdadeira identidade?
Qual o seu objetivo de vida? Como se enxerga?
O que está fazendo? O que não está fazendo que deveria fazer?

Voce não nasceu para ser isso que voce colocou... nasceu para REALIZAR O TEU OBJETIVO DE VIDA E ATRAVÉS DESTE, SER FELIZ.
As coisas não acontecem por acaso... aquilo que não fazemos retornam para nós como problemas, como dor, como angústia...
Tem que aprender e realizar, contruir a realidade que quer para a sua vida.
Não espere nada de outras pessoas, não dependa de nada de outras pessoas... precisa apenas viver a tua vida e ser feliz.
Sim, colocou os filhos no mundo, é de sua responsabilidade cuidar deles até que eles tenham condições de se responsabilizarem por eles...
É voce que está infeliz com a sua vida... Inicie o Ano Novo com uma escolha: ser voce mesmo.
Abraços

Voce está neste meio, neste ambiente, voce escolheu estar aí