Não consigo sentir que faço parte de um grupo e eu sinto que sou superficial

Feita por >Pamela · 18 fev 2021 Habilidades sociais

Eu gosto de vários tipos de coisas, gosto de conversar com vários tipos de pessoas. O problema é que eu não consigo me aprofundar em nada e também acho insuportável ficar muito tempo falando com cada grupo pq eu me sinto desajustada pq não sei e nao tenho interesse por tudo q eles falam, já q eu nem me aprofundo. Foi até difícil pra mim escolher um curso já que tenho interesse em vários, e ainda assim eu escolhi uma graduação mas frequentemente penso em mudar de curso, apesar se gostar desse. Só não troco pq eu gosto, não quero desperdiçar o tempo q eu estudei. Eu só queria fazer parte de um grupo mas eu sinto que não faço parte de nada, me sinto dividida, fora dos padrões e isso afeta até a forma com que eu vou me vestir pq nem sei qual tipo de roupa usar já que gosto de várias. Eu tenho um grupo de amigos que curtem rock e frequentemente acho eles chatos pq só falam disso, apesar de eu gostar disso também, o assunto me entediada ou às vezes eles só falam de videogame e ficção científica, coisas q raramente me interessam. Aí tenho um grupo de amigos da faculdade totalmente oposto, eles gostam de funk, sertanejo, adoram festas e esportes e eu gosto um pouco disso mas adoro curtir umas festas com eles mas não aguento ficar muito tempo com eles. E eu sinto que tenho uma amizade superficial com esses dois grupos de amigos e com os outros que eu tenho. Eu gosto dele mas sinto que não sou como nenhum deles. Eu gosto dessas pessoas mas não consigo ficar só nesses mesmos assuntos, nesse mesmo estilo de vida. Então eu também sinto que nem sei quem eu sou. Eu me interesso por assuntos diferentes, sou mente aberta mas não sou apaixonada por nada como eles são. Me sinto perdida no mundo, um dia eu gosto de uma coisa, outro dia eu gosto de outra. Gosto de tudo mas não amo nada como eles.
O que eu faço? Desculpe se o caso o texto ficou confuso mas é pq eu também estou.

A melhor resposta 19 FEV 2021

Olá Pamela, aconselho você a fazer terapia, é natural se sentir perdida em um grupo ou confusa quando não tem sua identidade formada, se conhecer melhor vai melhorar sua autoestima e confiança e com certeza seus relacionamentos

Estou a disposição - Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

19 FEV 2021

Oi Pâmela! Que bom que você escreveu! Aquilo que não aprofundamentos, não conhecemos. Não há profissão ou pessoa nas quais todas as partes sejam agradáveis. De outro lado, a individualidade, a construção da identidade pessoal é muito importante. A profundidade profissional e uma ou duas amizades profundas são muito importantes. Citar uma ou duas amizades foi intencional. As pessoas por não diferenciarem conhecidos, colegas e amigos, muitas vezes, transformam todos em amigos. Amigo é raro, é construção para dez anos ou mais.
Vou fazer uma analogia. A maior parte das pessoas não chupam laranja porque a laranja precisa ser descascada. Perdem a vivacidade do saber e dos benefícios da laranja. Relações humanas são laranjas a serem descascadas, ainda por cima na hora certa, quando amadurecidas, doces. Para amadurecerem precisam ser regadas, ter as pragas retiradas.
Relacionamentos se tornam doces quando passam por amadurecimento, flexibilidade, tolerância.
Profissões são construções pessoais em torno de algum nome, isto é, cada psicólogo é único, com identidade própria, história própria, raciocínio matemático próprio, repertório verbal próprio, memória própria, leituras particularmente integradas de forma única.
Será muito enriquecedor você passar por caminhada científica com psicólogo em psicoterapia, assim como realizar orientação ocupacional.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

8607 respostas

19 FEV 2021

Olá Pamela,

pelo que entendi do seu relato você possivelmente está passando por um processo de mudanças e desenvolvimento pessoal e está com dificuldades quanto às suas escolhas e sua identificação. Essa é uma fase que requer mesmo experimentação. Caso você possua interesse, o acompanhamento psicológico pode ser bastante útil. Att, Taciana.

Taciana Cavalcante Psicólogo em Rio de Janeiro

11 respostas

19 FEV 2021

Pamela, vc gosta de várias coisas ao mesmo tempo e não consegue decidir o que priorizar.
A questão é que vc se sente mal por isso, culpada.
Alguns sintomas q vc relata levam a pensar em depressão. Mas precisa analisar melhor.
Se interessar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro