Namoro há 6 anos e agora estou interessa no meu primo. O que fazer?

Feita por >Ketlyn · 17 jan 2021 Terapia de casal

Tenho 19 anos, comecei a namorar bem nova e estou com ele desde então, inclusive estou noiva a pouco tempo. Só que recentemente comecei a olhar para o meu primo de um jeito diferente, não é recíproco até porque ele é 8 anos mais velho que eu (nem aparenta) e ele deve me enxergar como uma menina ainda, quando eu era criança ia pra casa da minha tia e ele cuidava de mim, eu era como uma irmã mais nova para ele, mais com o tempo as coisas foram mudando, eu evoluindo e a comunicação com ele não tem sido a mesma, e ele mora encima da minha casa! Não sou mas uma menininha, ja sou uma mulher, para mim sou assim aos olhos dele, não sei oque ele deve pensar de mim hoje em dia... Não queria sentir atração por ele, ainda mais que tenho compromisso, simplesmente aconteceu de eu olhar para ele diferente, sempre achei ele um cara bonito, mas não achava com segunda intenções e ultimamente tenho... Por um lado queria que ele me notasse de uma forma diferente também (não sei oque ele pensa de mim hoje em dia), só que seria bem difícil até porque não tenho nenhuma coragem, mas também quero esquecer isso e seguir adiante com meu relacionamento... Oque eu devo fazer?

A melhor resposta 18 JAN 2021

Olá Ketlyn,
Como você mesmo disse, você está com seu noivo a muito tempo, desde muito nova. Agora deram um novo passo, que foi o noivado.
Talvez , você ainda não esteja preparada para tudo isso. Acho que neste momento, uma ajuda especializada poderia te ajudar. A terapia poderia te ajudar a refletir sobre algumas coisas, inclusive esse sentimento em relação a seu primo. Pense nesta possibilidade, acho que te ajudaria muito neste momento.

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

18 JAN 2021

Olá Ketlyn! Grato por escrever. Três conselhos: amadureça, amadureça, amadureça! Você ainda está no estágio da paixão. Isso não se sustenta por muito tempo;
Você tem um noivo de quem ficou noiva faz pouco tempo, após anos de namoro. Será melhor rever então seu compromisso com o noivo;
Seu primo, pelo que você mesma escreve, tem outras qualificações para a vinculação de vocês, não de namorada;
Tanta gente no mundo, você se interessar pelo primo que mora em casa tão próxima. A chance de isso dar certo, de forma amadurecida e amorosa, é mínima.
Respondendo ao que fazer:
A você falta vida social: colegas conhecidos, trabalho estudo, turma para sair, prática de esportes, consolidação profissional, artes.
É preciso amadurecer socialmente.
A vida não se resume a ter um marido ou namorado. Ela é muito rica. Maridos e namorados convivem com mais equilíbrio e harmonia quando cada qual tem seus amigos, seus afazeres, dedicam-se a saberes, artes, esportes, etc.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.