Mudança de país que afeta a mãe! Como lidar?

Feita por >Isabella Ferrara · 14 dez 2020 Terapia familiar

Vou me mudar de país e minha mãe não aceita, dizendo que está sendo uma escolha errada da família e é irônica ao dizer que foi uma escolha que nós não deveríamos ter feito! Como lidar com essa culpa, embora eu saiba que não estou errada!?

A melhor resposta 14 DEZ 2020

Isabella a questão é essa vc lidar com uma culpa q vc n tem. Se achar necessário p te auxiliar nesse processo busque ajuda.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

10 JAN 2021

Esta mudança está sendo difícil para a sua mãe. Os vínculos entre pais e filhos são intensos e são reproduzidos pelo resto da vida adulta. Sua mãe deve estar sentindo-se deixada, e isso é normal. Talvez, o melhor seria, apesar do sentimento se culpa, entender que esta é uma decisão para a sua vida, assim como sua mãe também tomou decisões autônomas para a dela. É um processo complexo, nunca é simples, mas é inerente da vida, e muito provavelmente a única coisa que você poderá fazer é que essa transição seja menos dolorosa....

Kauê da Costa Alves Psicólogo em São Bernardo do Campo

3 respostas

15 DEZ 2020

Olá Isabella! Obrigado por escrever. Você deve considerar normal essa atitude da sua mãe. Ela está lutando como pode para manter alguém que ela quer bem, perto dela. Bom sinal: é agradável viver perto da filha. De outro lado, mudar de país é um expressão de vida tua, de expansão. A experiência de vida dela, do ponto de vista dela, movida pelos interesses emocionais dela, pelo amor dela a você, a faz pensar que sua escolha é errada. Ninguém tem a intenção de fazer escolha errada, nenhuma mãe quer o pior para os filhos. Por essas razões, as duas apresentam suas razões. Estando segura da tua razão, não deve viver sentimento de culpa.
Caso isso permaneça, será útil aprofundar reflexão com conduta científica de um psicólogo. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais realistas: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8650 respostas

14 DEZ 2020

Oi Isabella,
Sentir culpa é natural, mas é preciso lidar com esse sentimento, mesmo porque você não está fazendo nada para prejudicar ninguém. Imagino que essa decisão não tenha sido fácil, mas com certeza é uma decisão importante para você. Busque a terapia para falar dos seus sentimentos, é importante se fortalecer emocionalmente para lidar com esses conflitos.
Me coloco a disposição para ajudá-la.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo