Eu via meus pais brigarem todos os dias durante 9 anos seguidos, me afetou?

Feita por >madu_04_03 · 21 fev 2023 Abordagem psicológica

Olá, tenho 19 anos e muitas experiências negativas em minha vida.
Tudo começou desde a infância, meu pai traiu minha mãe por anos, batia nela, humilhava e tudo na nossa frente ( minha e meus irmãos). Passamos a ter dificuldades financeiras pois ele gastava com as amantes, passamos fome diversas vezes, minha mãe começou a fumar compulsivamente e fuma até hoje. Enfim, meu pai foi preso em 2019, acusado de matar uma das amantes, foi um baque pra mim porque ja vi ele bater muito na minha mãe e a forma como ele matou essa moça, foi a mesma que ele quase matou a minha uma vez.. Fora isso, eu sofria bullying na escola, tinha notas baixas mas conseguia ficar na média de vez em quando. Sempre tive muita dificuldade em prestar atenção, não consigo manter uma boa relação com quase ninguém, geralmente as amizades são passageiras porque sempre me frusto.
Aos 18 eu trabalhei com atendimento ao público, e isso piorou minha ansiedade, em 5 meses trabalhando nesse lugar, cheguei perto de me matar. Na adolescência, e até hoje eu desejo morrer, pelas situações do passado, atuais e talvez as futuras.
Hoje, perto de completar 20 anos, minha experiência com minha mãe é péssima. Desde muito pequena eu tentava defender ela nas brigas com meu pai, cheguei a apanhar diversas vezes e ser xingada também. Eu sempre quis ajudar muito minha mãe, ela não teve uma vida fácil, mas agora ela de vitimiza o tempo todo, quando visito meu namorado, toda vez que volto ela começa a me tratar mal, me expulsa, me xinga de várias coisas e joga quase tudo na minha cara. Depois de muito tempo, ela vem pedir desculpas, mas isso acontece há anos e eu estou cansada. Nunca tive um suporte familiar, quando pedi para ir a um psicólogo e talvez um psiquiatra, eles me ignoraram. Minha mãe tem um comportamento mto ruim, ela só grita, xinga, se vitimiza 100% do tempo, vem pra cima e até diz coisas muito pesadas para nós (eu e meus irmãos).

Não saio muito de casa, sou muito insegura, e me considero muito problemática.. É mais um desabafo

A melhor resposta 22 FEV 2023

Olá, Madu
Acredito que tudo o que vivemos nos afeta de alguma forma, afinal você é fruto do ambiente que vive, não pode ser descolado dele. Então é provável que tudo isso tenha te afetado de alguma forma, o que não quer dizer que as coisas vão ser dessa forma para sempre. É possível criar uma vida afastada do que te machucou, mesmo que possa parecer difícil.
Acredito que seria muito positivo que você buscasse um suporte de um profissional da psicologia, que pode até te ajudar a conversar com a sua mãe sobre o assunto, caso deseje.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

24 FEV 2023

Olá tudo bem? seu relato realmente mostra alguém que apesar da pouca idade passou por muitas experiências. Muitas das quais foram esperiências muito pesadas. Tudo isso com certeza criou muitos traumas e insegurâncas em sua vida. Seria mesmo importante você fazer um acompanhamento para primiero aprender a lidar com tudo isso e depois aprender que pode ir além de tudo isso que viveu e ter uma vida melhor. Lógico que isso é um processo que pode levar um tempo, mas é possível. Estou a disposição caso queira conversar um pouco mais.

Guilherme Augusto de Matos Psicólogo em São Paulo

61 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 FEV 2023

Olá Madu-04-03! Obrigado por escrever. Certamente que sua história contém componentes de sofrimentos que são diferentes dos razoáveis. De outro lado, todas as pessoas, cada qual a seu tempo, com seu acomodar, com suas percepções, lidam diferentemente com as dores. Somos afetados pelas histórias que vivemos, mas somos afetados especialmente pela forma como as interpretamos, como resolvemos os problemas. A socialização é necessária. O sofrimento nos ensina, mas algumas vezes distorcem planos. Passear é preciso, interagir com pessoas nas ruas, praças, teatros, igrejas, clubes, excursões; tudo isso é preciso. Dê chances a si mesma, a nós. Quando aprendemos a delimitar e direcionar os convívios sociais eles ficam interessantes, dando sentido mais rico para as nossas vidas. Segurança, para ser desenvolvida, exige treino. Treino dá trabalho no início, mas depois vale muito a pena!
Abraços!

8607 respostas

22 FEV 2023

Oi Madu,
Todas estas experiencias vividas e sofridas, com certeza deixaram sequelas em ti, no teu emocional, na tua autoestima, do teu ser como mulher! Todas estas experiências estã hoje servindo de referência para tuas ações e reações, seja com relação a ti mesma, seja com relação aos homens; foi essa a diretiva que teus pais te deram.
No entanto, isto não te descreve, esta não é voce, esta foi a experiência que voce pasou; voce é outra coisa.
Prwcisa se resgatar, precisa se curar desse pesadelo que viveu.
Esta não é a vida que a VIDA quer para voce. Precisa se conhecer, precisa descobrir quem é voce realmente.
Precisa deletar estas experiências e substituir por outras de mais valor e dignidade de ti mesma.
Quando conseguir, faça psicoterapia e enquanto não puder, ignore o que tua mente te julga e afaste-se das pessoas que não te valorizam ou que exerçam qualquer tipo de abuso e ou humilhação.
Seja voce mesma pai e mãe de ti mesma... Voce não é dos teus pais, apenas veio através deles.
A vida te deu a liberdade para ser o que voce quiser ser.

Abraços

5817 respostas

22 FEV 2023

Olá! Sinto muito por todas essas experiências traumáticas que você teve.
Mas eu tenho algo pra te dizer: Hoje você é uma pessoa adulta, e pode ser autora da sua própria história. Você pode escrever um novo capítulo para a sua vida.

Você pode realizar seus sonhos, ser muito feliz e se curar de todas essas feridas.

Você precisa de ajuda profissional.
Se você puder, busque um acompanhamento psicológico.
Estou aqui se você quiser me procurar.
Abraços e tudo de bom

Fabiane Ferreira Pires Psicólogo em Cuiabá

2 respostas

22 FEV 2023

Olá Madu, que bom que você desabafou num bom lugar; aqui estão todos para ajudar mesmo.
As experiências do primeiro ano de vida tem impacto muito forte para o resto da vida; mas elas não tem que determinar tudo. "Você não escolheu o que fizeram com você, mas você pode escolher o que você fará com isso". Para isso, com essa carga pesada, com certeza será de grande valor buscar um atendimento psicológico, estou à disposição, me chame que marcamos; ou chame outro profissional de sua preferência (você não comentou se pode ou não fazer de forma particular, mas saiba que muitos psicólogos atendem num valor mais baixo, caso precise).
Quanto a sua mãe, ela não sabe se relacionar de forma saudável, provavelmente não sabe permitir e incentivar que você tenha a sua vida, a sua família, sinta necessidade de ter você por perto, mas não de uma forma benéfica.
O mais saudável na vida adulta, é a pessoa construir a vida dela. O que neste breve relato, posso te incentivar a fazer, é seguir pra sua vida: construa sua profissão (seja qual for), sua família, busque fazer de forma mais saudável do que fizeram com você, leia livros que te ajudem nesse sentido, assista vídeos no youtube sobre vida emocional saudável etc. Conte conosco!

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas