Molestada pelo pai

Feita por >Leandra · 10 out 2021 Traumas

Bom é muito difícil para mim fala sobre isso, eu fui molestada pelo meu pai, quando pequena até uma certa idade na adolescência, porém o meu refúgio foi sair de casa e ir morar com meu namorado, hoje em dia já com meus 26* anos, não consigo fala no assunto muito, quando começo a fala me sinto mau, suja, culpada... Nem com meu marido atual consegui fala e olha q já estamos juntos a 4 anos, e eu falei p ele tem uns 5 dias e ele achou ruim pq eu não contei antes p ele..... Vou procurar um psicólogo p eu pode desabafar eu acho q depois minha vida pode melhorar muito.... Mais tenho medo de chega lá e não consegui fala, não seu como funciona.... Me falem oque eu posso fazer e como falar ...

A melhor resposta 11 OUT 2021

Ei, Leandra, espero que esteja tudo bem
Bom, não tem como eu te ensinar a "se abrir", mas os psicólogos possuem técnicas que te ajudem a se expor aos pouquinhos, sem pressa, com diálogo.
Também entendemos que você não precisa expor teu abuso enquanto isso não te for confortável. Não se obrigue a isso!
Obviamente ninguém vai te obrigar a falar, ninguém vai "tirar de você" nenhuma informação. Confiamos no seu ritmo, no seu processo.
Queria reafirmar que a culpa sobre isso não é sua, de maneira nenhuma você é responsável por um abuso que sofreu, ok?
Conte comigo se precisar de algo!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

16 OUT 2021

Oi Leandra,
Todos nós sofremos abusos, de uma forma ou de outra e hoje sentimos estes traumas em nossa vida diária.
Estas experiências precisam ser compreendidas e resolvidas e retiradas da nossa memória para que a vida, no presente, possa fluir com naturalidade.
Precisa curar a sua culpa, precisa saber porque aconteceu isto...
Precisa investir em conhecimento pessoal, saber quem é, como se enxerga, o que veio fazer aqui nesta vida, como lidar com esta situação e outras...
Só tem um processo: A Psicoterapia
Pode fazer de forma presencial ou Online
Se escolher, disponha!

5817 respostas

14 OUT 2021

Olá Leandra.
Fique tranquila em relação ao apoio psicológico, é um ambiente acolhedor e vc terá o tempo que for para falar sobre o assunto.
O mais importante é que vc se sinta bem, a procura pelo profissional é o mais adequado. Se sentirá bem e mais segura de si.
Boa sorte.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

11 OUT 2021

Querida, eu sinto muito pelo que você passou! Esses sentimentos que você relata são comuns entre vítimas de abuso sexual, mas eles não condizem com a realidade. A vítima nunca tem culpa! Você sofreu uma grande violência por parte de quem deveria te proteger, e é um grande passo você conseguir se abrir com o seu marido e estar disposta a procurar um psicólogo. Te parabenizo pela coragem. Com o psicólogo ou a psicóloga, você não precisa falar dessa questão logo de cara, você pode esperar para ver se constrói um bom vínculo e se você se sente a vontade para se abrir. É importante o seu marido buscar informação sobre esse assunto também, para ele entender melhor como você se sente. No instagram tem uma psicóloga fenomenal que fala muito sobre esse asunto, procura a leiliane rocha psicologa. Ela pode ajudar você com informações, mas ela não atende mais como psicóloga por falta de tempo. Então é bem importante que você procure algum outro profissional para te auxiliar. Desejo que você se liberte dessa dor e construa um caminho muito feliz!

Psicóloga Luisa de Carvalho Psicólogo em Brasília

2 respostas

11 OUT 2021

Pelo seu relato, pode se perceber o quanto esses abusos deixaram uma sequela de trauma em você. Traumas são memória de longuíssimo prazo que não se apagam com o tempo a menos que sejam tratadas com as técnicas adequadas. Nesse caso seria interessante buscar ajuda de um profissional que seja especialista em traumas e que trabalhe com técnicas como o EMDR, Brainspotting, Experiência somática, EFT, TFT, Terapia de estados de ego, já que as terapias convencionais são pouco eficazes nesses casos.
Espero que eu possa ter te ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos