Minha situação se agrava ainda mais por ninguem acreditar em mim.

Feita por >Um(a) pobre garoto(a) · 15 mai 2024 Abordagem psicológica

Na infância fui uma criança feliz e risonha como qualquer outra, mas não contava que o divórcio dos meus pais fosse me afetar nos dias seguintes... Fui um adolescente rebelde que clamava por atenção, por não ter em casa, encontrei na escola tudo que queria
Tempo se passou, me tornei adulto e precisei tomar postura de um, mas é algo que parece nunca dar certo
Por eu ser risonho demais, sempre me associaram a uma pessoa falsa ou debochada, não dando credibilidade as minhas palavras. Ok, isso é carência, mas tornasse chato quando você está no trabalho por exemplo, e duvidam de sua capacidade, te pedindo que estude novamente todo o trabalho feito pra comprovar que não há erros, e mesmo após verificado, ainda desconfiam.
Essas situações me criaram uma insegurança terrível, sobre minhas atitudes e sempre achar que sou incapaz de tudo ou que não faço nada certo
Como fui um adolescente rebelde, sem ligar pra nada da vida, a vida adulta me deu um choque de realidade com muitas responsabilidades que eu em 5 anos não to conseguindo lidar, mesmo com acompanhamento medico e tudo mais é complexo aceitar
Eu só queria desabafar mesmo, mas se quiserem debater sobre, talvez me ajude em algo .

A melhor resposta 17 MAI 2024

Não é debate não.
É te propor tratar e curar teu emocional para que consiga compreender todas essas etapas e experiências que teve e superar para que consiga realizar tua vida.
Nada foi por acaso que passou por tudo isso, faz parte da tua evolução.
Só que precisa compreender e não se colocar como vítima das circunstâncias.
Faça Psicoterapia.

6351 respostas

16 MAI 2024

Bom dia, "O mesmo de sempre" ou "Um (a) pobre garoto (a)! Obrigado por escrever. Espero que estejas melhor. Os apelidos usado são sugestivos: "O mesmo de sempre", implica a falsa crença de não modificação; "Um(a) pobre garoto(a)", coloca uma flexibilidade de gênero também não operacionalizável. A pessoa que tem que ter planos realistas, éticos, saudáveis, persistentes e acreditar em ti, serás você mesmo (a).
No final das contas, especialmente durante o desenvolvimento da infância, adolescência e juventude, acreditar em si, com os pés na realidade e persistência, é postura necessária para todos nós.
Busque construir e explicar tua evolução por si mesmo.
Estarei a disposição aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9313 respostas

16 MAI 2024

O divórcio dos seus pais durante a infância pode ter desencadeado um conjunto de desafios emocionais e comportamentais que persistem na vida adulta. O padrão de busca por atenção na adolescência pode refletir a necessidade não atendida de conexão e validação emocional. Essa busca por validação pode estar contribuindo para a sensação de ser constantemente subestimado e não valorizado no ambiente de trabalho, alimentando assim uma insegurança persistente. Na terapia sistêmica, explorar esses padrões de comportamento e relacionamento dentro do contexto mais amplo da dinâmica familiar pode ajudar a identificar e modificar os padrões disfuncionais, promovendo assim um maior autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. É importante reconhecer a complexidade desses desafios e permitir-se espaço para desabafar e discutir, o que pode ser um passo importante para o ajustamento dos seus sistemas atuais e de seus desconfortos emocionais.

Denis Anisio Socorro Carvalho Psicólogo em Chapecó

3 respostas

16 MAI 2024

Olá,
É compreensível que você esteja passando por momentos difíceis e enfrentando desafios em várias áreas da sua vida. O divórcio dos pais e a transição para a vida adulta podem trazer muitas questões emocionais e de autoestima. Aqui estão algumas reflexões e sugestões que podem te ajudar a lidar com essas situações:

1. Aceitação da própria personalidade: Sua personalidade risonha e extrovertida é parte de quem você é, e não deveria ser motivo para que duvidem de suas capacidades ou o rotulem de forma negativa. Trabalhe para aceitar e valorizar suas características únicas.

2. Construção da autoconfiança: Busque atividades e situações que te ajudem a desenvolver e fortalecer sua autoconfiança. Isso pode incluir desafios pessoais, conquistas profissionais, ou mesmo atividades de lazer que te façam sentir bem consigo mesmo.

3. Comunicação assertiva: Em situações onde sua competência é questionada, pratique a comunicação assertiva e objetiva para defender suas ideias e conhecimentos. Mostre-se seguro e confiante em suas habilidades.

4. Administração do tempo e responsabilidades: Se sentir sobrecarregado com as responsabilidades da vida adulta, considere revisar sua organização do tempo e definir prioridades claras. Às vezes, buscar apoio profissional ou terapêutico pode ajudar a encontrar estratégias eficazes nesse sentido.

5. Autoaceitação e autocuidado: Lembre-se de que todos enfrentamos desafios e momentos de dúvida em nossas vidas. Seja gentil consigo mesmo, pratique o autocuidado e busque apoio emocional quando necessário.

Se desejar conversar mais sobre algum desses pontos ou compartilhar mais sobre suas experiências, estou aqui para ouvir e oferecer apoio.

Saudações,
Patrícia

Patrícia Prata Baldávia Psicólogo em Marília