Minha namorada terminou comigo, creio que ela tenha de depressão

Feita por >Ioná · 5 fev 2020 Terapia de casal

Ela já teve outras crises, de sentir insuficiente, passar a noite chorando ou sem conseguir dormir, desanimada, achando a vida sem graça, perdeu bastante peso e se distanciou de mim alegando que não me faz bem, optamos por terminar, mas estou sofrendo com isso. Me envolvi demais com o problema dela e acabei esquecendo um pouco de mim, mas eu a amo e não queria esse afastamento, após 3 anos de namoro. Ela não tem perspectiva de futuro e eu estava sonhando com o melhor pra nós, me sinto fracassada.

A melhor resposta 6 FEV 2020

Ioná,
Pelo que descreve, é provável que ela esteja sim necessitando de ajuda para se encontrar e entender o porque desse desânimo e de tanta baixa estima. Você pode se ainda tem algum contato com ela, mostrar que as coisas podem ser melhores do que a lente que ela vê o mundo e se percebe nele e que para que isso possa acontecer, existe ajuda especializada. Por outro lado, você também precisa seguir com sua vida e não conviver com a culpa de ter fracassado. Na verdade toda relação é feita por 2 pessoas porque não poderá fazer o trabalho por ela. Ela precisa querer sair desse momento que deve estar sendo doloroso também. Caso ela não esteja disposta a te ouvir, encontre outra pessoa da confiança dela para que possa buscar ajuda adequada e você precisa também se cuidar para que esteja forte, se essa relação puder continuar ou mesmo para seguir sem ela,ok? Espero ter te ajudado.

Katia Vega Psicólogo em Rio de Janeiro

28 respostas

11 FEV 2020

Boa tarde, Iona! Tudo bem?
Imagino que esteja sendo dificil para voce, afinal foram tres anos. Mas eh preciso entender que uma relacao nao se faz soh de uma parte, voce pode querer e voce pode tentar, todavia, se nao tiver o esforco do outro, a relacao acaba se extinguindo. E outra, numa relacao amorosa, existe a identidade de casal, mas dentro dela deve existir as identidades individuais de cada um, senao um se perde na existencia do outro. E como voce falou, voce acabou se esquecendo de si mesma, ou seja, a sua identidade fundiu com a dela e numa separacao dessas eh como se ela estivesse com a sua metade. E isso doi. Vivencie seu luto, mas aos poucos va tentando se resgatar, identifique atividades que voce gosta e procure retoma-las. Isso vai te ajudando a se reencontrar novamente.
Espero ter ajudado.
Abracos!

Silvia Yamamoto Psicóloga Psicólogo em Mogi das Cruzes

5 respostas

6 FEV 2020

Ioná,
Ela não está fazendo Psicoterapia? Se não está, insista. Ela precisa se encontrar e vai continuar sofrendo e chorando enquanto não encontrar a razão do seu viver, do porque nasceu, precisa encontrar a sua missão de vida.
Tu também precisa cuidar de ti, não precisa se dedicar tanto a outra sem cuidar de ti.