Minha namorada tem traumas e terminou comigo.

Feita por >João · 23 dez 2022 Traumas

Boa tarde, minha melhor amiga me pediu em namoro faz 2 meses e a 1 mês atrás ela me contou que sofreu abuso quando era menor, por isso ela tinha dificuldade de transar, aí eu falei que não tinha problema que eu esperava o tempo dela. Uma semana atrás esse assunto voltou com uma brincadeira com ela falando que não tinha vontade de transar, aí eu perguntei pra ela porque, para tentar entender ela melhor, e ela não sabia responder, eu perguntei se ela sentia atração sexual por mim e ela disse também que não sabia e depois pediu um tempo de mim.
Hoje ela pediu para conversar comigo e me disse que não sentia atração sexual por mim e nem por ninguém incluindo a única pessoa que ela já transou e ela falou que isso nunca ia mudar, ela acha que talvez seja por causa do que ela passou pelos traumas como o abuso, eu falei para ela que traumas podem ser superados e eu estava disposto a esperar o tempo dela, ela disse que não queria me privar de nada e não queria viver na incerteza que algum dia a gente poderia terminar e decidiu terminar agora.
Ela acredita que nunca vai sentir atração sexual por mim e que esse trauma nunca vai passar, depois de conversar com ela mandei mensagem falando que ainda dá tempo se ela quiser recomeçar e que eu acredito que nenhum trauma seja pra sempre, agora não sei mais como prossigo .

A melhor resposta 26 DEZ 2022

Olá João! Parece com com medo de você terminar lá na frente ela já fez isso, e assim pensa que vai minimizar o sofrimento. Sim, o trauma pode ser tratado, mas para isso ela precisa estar disposta a enfrentar essa situação, buscar ajuda psicológica.
Você fez o que poderia fazer, se ela não quiser seguir o relcaionamento, só te caber é aceitar. Aceitar que ela não está disposta a enfrentar os traumas pelo motivos que sejam. Agora você pode seguir a sua vida entendendo que essa decisão é dela.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

8 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então entre em contato comigo que eu lhe responderei da formar mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 JAN 2023

João,
Voce tem que viver a tua vida, resolver a tua via...
Ela precisa fazer Psicoterapia e pode sim resolver, curar esta conflito, este trauma.
A sexualidade é fonte de prazer, de alegria e leveza de vida e criatividade. Tão logo ela supere este acontecimento, vai ter tudo isso.
Nada é por acaso e se ela sofreu este abuso é porque ela tinha este problema para resolver dentro dela.
O problema já estava lá. Agora que ela está consciente, precisa curar, resolver.
Nada voce pode fazer por ela, além de reforçar ela buscar ajuda pela psicoterapia.
Cada um é o que escolhe.
Abraços

5817 respostas

26 DEZ 2022

Olá João.
Infelizmente decidir se quer ou não superar o trauma é uma decisão dela, neste caso, você como companheiro e envolvido na situação não é a melhor opção para ajudá-la a superar o trauma. Se quer ajudá-la procure formas de fazê-la entender que com ajuda de um profissional da área de psicologia ela pode buscar a superação do que aconteceu, mas esta é uma decisão dela.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 DEZ 2022

Olá João! Obrigado por escrever. Na verdade, ela vive algo que no momento a paralisa, e terminou não com você, mas com essa área da vida, no ponto de maturidade que ela está podendo contar hoje. Foi um namoro rápido, provavelmente já representou um avanço para ela. É preciso muita sensibilidade e empatia. A vida é composta de todas as vivências, experiências, sensações, sonhos e expectativas. Perceba que, nesse momento, uma área está dificultando para ela, a vivência de outras áreas.
Chegará um momento que ela se sentirá confortável entenderá que poderá encontrar uma psicóloga ou psicólogo que terá empatia, maturidade, sensibilidade, tolerância, abertura, para ponderar com ela a melhor elaboração possível dessa situação extremamente desagradável, que ela viveu e sentiu. Isso não invalida ou diminui a riqueza humana que há nela, que a fortalecerá para a vivência de futuras etapas, com a devida elaboração da própria história.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8607 respostas

24 DEZ 2022

Olá João, após ler o seu relato percebi o quanto você se preocupa em ajudar essa moça de seus supostos traumas de abuso sexual na infância, o que é louvável de sua parte, só não se esqueça de que só se pode ajudar uma pessoa quando essa pessoa se permite ser ajudada. Não tem muito que você possa fazer, a não ser respeitar a vontade dela e seguir a sua vida. Não tente mudá-la porque você pode se machucar. Se ela quiser ajuda tudo bem, mas se não, siga a sua vida para não se ver numa relação tóxica de dependência afetiva ou possessividade sobre o outro. As pessoas precisam ser livre para viver a sua vida e ser respeitado em sua individualidade.
Espero ter ajudado, à psicóloga Ussénade Maria de Oliveira.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife